Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O futebol em Portugal não é para quem quer, é para quem pode

2 participantes

Ir para baixo

O futebol em Portugal não é para quem quer, é para quem pode Empty O futebol em Portugal não é para quem quer, é para quem pode

Mensagem por Daniel Novo Ter Mar 15, 2011 10:12 pm

O futebol em Portugal não é para quem quer, é para quem pode
Um adepto do Benfica gastou, em Fevereiro, no mínimo, 164 euros para seguir seis jogos da sua equipa. Na II Divisão, os números podem ser similares.

Já motivou muitos debates, várias teorias e algumas propostas. Mas num país com fraca cultura desportiva onde o futebol domina, quase em absoluto, as preferências dos adeptos, como explicar que jogos da Liga principal tenham menos de mil espectadores? O PÚBLICO escolheu quatro equipas dos campeonatos principais e duas das competições não-profissionais e fez contas ao orçamento necessário para um adepto assistir nos estádios aos jogos da equipa durante um mês. O resultado final não surpreende: em Portugal, ir ao futebol não é para quem quer, apenas para quem pode.

O tempo é de crise, as medidas de austeridade vão continuar a surgir e as despesas das famílias não param de crescer, reduzindo cada vez mais a folga orçamental para gastos extras. Jorge Silvério, provedor do adepto da Liga, cita dados do INE de 2006, segundo os quais só 5,6 por cento do orçamento das famílias eram dedicados ao lazer: cerca de "1000 euros/ano por agregado familiar".

Mas afinal quanto custa ir ao futebol em Portugal? Pelas contas do PÚBLICO, um adepto "poupadinho" do Benfica gastou, em Fevereiro, 164 euros para acompanhar seis jogos da equipa, isto partindo do princípio de que é sócio, que escolheu sempre os ingressos mais baratos, o meio de transporte mais económico e que prescindiu de ir à Alemanha, assistir ao jogo com o Estugarda (só a viagem e o hotel custavam 950 euros).

Estes valores estão em linha com as estimativas de Gonçalo Vicente, de 36 anos, um adepto habitual nos jogos do Benfica. "Vou a todos os jogos na Luz e a uns 15 fora, entre campeonato e taças", contou ao PÚBLICO este empresário de Lisboa, que diz gastar cerca de 1500 a 1700 euros para acompanhar o Benfica - esta despesa só com o futebol é superior à média estimada pelo INE para todas as actividades de lazer.

Desporto de elites

É por isso que Gonçalo não hesita em considerar os bilhetes "caros" (em Setúbal, havia ingressos de 55 euros). Ir ao futebol significa também abdicar de outras coisas: os 164 euros para ver seis jogos dariam para ir ao cinema mais de 25 vezes ou até para pagar uma prestação de um carro.

No Norte do país, a diferença não é grande. Sócio do V. Guimarães desde que nasceu, Carlos Ribeiro tem 26 anos e "vai a quase todos os jogos. Em casa e fora". Licenciado em Biologia e investigador na área das Ciências Biomédicas, Carlos, em Fevereiro, apenas não viu o jogo da sua equipa em Leiria, por "estar no estrangeiro", mas foi ao Estádio da Luz. Viajou em viatura própria com dois amigos, "por ser mais confortável" e conseguir "definir os próprios horários". "Por alto", o jogo custou "uns 80 euros" a cada.

Este adepto não tem dúvidas em apontar como "principal factor para as baixas assistências" o "preço dos bilhetes" e deixa um apelo: "É preciso que os clubes façam algo. Era do interesse de todos que o futebol voltasse a ser um desporto da família, mas para isso era necessário baixar muito o preço dos bilhetes. O futebol é cada vez mais um desporto de elites." Para assistir aos cinco jogos do V. Guimarães, um adepto precisou de gastar, no mínimo, 109 euros - este valor multiplica-se caso mais pessoas do agregado familiar vão aos jogos.

Pagar e não ter condições

O luxo que se tem tornado, cada vez mais, ver um jogo de futebol no estádio não se restringe às competições da LPFP. Nos campeonatos não-profissionais, os gastos não são tão inferiores como se poderia pensar. Francisco Plácido tem 19 anos e é um indefectível boavisteiro. Apesar de o Boavista ter caído para a II Divisão B, Francisco continua a acompanhar o clube para todo o lado, mas os "sacrifícios são muitos" porque "os clubes, contra o Boavista, aproveitam-se e colocam sempre os bilhetes no preço máximo". Estudante na Faculdade Ciências da Universidade do Porto, tenta gerir a mesada da melhor forma e para ver o Boavista fora deixou de pagar as quotas de sócio do clube. Em casa vê os jogos através de convites.

Apesar da "paixão pelo Boavista", Francisco enfrenta agora uma realidade bem diferente em "campos sem condições nenhumas". "No ano passado, no Padroense, uma senhora sentiu-se mal e nem apoio médico existia. Este ano, na Pampilhosa, não havia bancadas e paguei nove euros para ver o jogo de pé agarrado a uma barra de metal. Muitos estádios nem casas de banho têm."

Francisco, que, nos jogos fora, gasta em média entre 25 e 30 euros, lamenta o afastamento de vários amigos do futebol porque "um bilhete de cinema custa quatro euros e uma refeição num restaurante fast food fica por cinco. Isso é o preço para ver o futebol em campos sem condições. É preciso gostar-se muito do clube para continuar a ir aos estádios". Um sócio do Boavista precisou de gastar, pelo menos, 97 euros para ver os quatro desafios da equipa no mês passado.

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1483411
Daniel Novo
Daniel Novo
Lenda Viva

Mensagens : 3072
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo

Ir para o topo Ir para baixo

O futebol em Portugal não é para quem quer, é para quem pode Empty Re: O futebol em Portugal não é para quem quer, é para quem pode

Mensagem por A.Luísa 20 Ter Mar 15, 2011 10:24 pm

Está aqui um tópico bastante interessante e que dá para uma boa conversa.

É claro que o preço dos bilhetes é muito elevado para quem não é sócio e os horários raramente ajudam.

Já para quem não é sócio nem vale a pena comentar...

O jogo que o leiria fez ontem explica,por si só,o pq do estádio estar vazio,e não foi só naquela jogo.As pessoas gostam de futebol mas de bom futebol,não autocarros à frente da baliza e jogos sem emoção nenhuma.
A.Luísa 20
A.Luísa 20
Lenda Viva

Mensagens : 2339
Data de inscrição : 06/11/2010
Idade : 31
Localização : Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos