[OJogo] O "villas-Boas" do André
+3
Joca
playah
joao castro
7 participantes
Somos Porto :: Clube :: Notícias
Página 1 de 1
[OJogo] O "villas-Boas" do André
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O "villas-Boas" do André
O gabinete de observação de adversários do FC Porto vai ser liderado por Rui Silva. Depois da definição da equipa técnica, André Villas-Boas concordou com a continuidade deste elemento, que chegou ao FC Porto por indicação de Jesualdo Ferreira no início da época de 2006/07. No fundo, Rui Silva vai fazer aquilo que Villas-Boas fez durante muitos anos para José Mourinho, tanto no FC Porto, como no Chelsea a Inter de Milão. Rui Barros, adjunto da equipa técnica nos últimos anos, também vai integrar o gabinete de observação, que não se limitará a estudar os adversários. Analisar jogadores potencialmente interessantes, no mercado nacional ou internacional, e acompanhar jogadores emprestados pelo FC Porto são algumas das funções.
Cada vez mais, a observação dos adversários assume um papel de destaque no futebol moderno. Todos os pormenores contam e o conhecimento profundo de uma equipa possibilita ter alguma vantagem em determinadas fases do jogo. O papel do gabinete liderado por Rui Silva tem duas vertentes: o estudo dos adversários e o estudo da própria equipa do FC Porto (ver peça à parte). Na primeira vertente, tanto se observa adversários nacionais como estrangeiros, tendo como referência a agenda competitiva do FC Porto, elaborando-se relatórios que depois chegam às mãos do treinador. Dado o conhecimento da matéria de André Villas-Boas, é de crer que o gabinete de observação assuma um papel ainda mais importante.
O estudo dos adversários implica, antes de mais, um conhecimento profundo da própria equipa do FC Porto, especialmente dos processos utilizados. Porquê? Porque a observação das outras equipas é sempre feita em função da maneira de jogar do FC Porto. Quer isto dizer que um relatório elaborado por Rui Silva só serviria para o FC Porto e não para outra equipa qualquer. Recorrendo ao método de observação que esteve em vigor durante as últimas épocas, e que poderá ser retocado num ou noutro ponto, dependendo da tal colaboração com André Villas-Boas, o estudo dos adversários obedece a três fases: o primeiro jogo é visto por um elemento do gabinete; o segundo é visto por Rui Silva; o terceiro é observado por um adjunto. Para além disto, há ainda o recurso ao vídeo.
Elaborado o relatório final, a informação chega aos jogadores através do vídeo, para uma melhor assimilação por parte dos receptores, mais real do que por intermédio da escrita.
Discreto e desconhecido
Ao longo das últimas quatro temporadas, Rui Pedro Silva foi o nome menos conhecido da estrutura técnica do FC Porto. Não admira. Não se senta no banco e nos treinos as objectivas dos repórteres de imagem pousam, obviamente, nos jogadores. Durante os jogos ocupa uma posição na bancada, para o tal estudo da equipa, e também por isso passa despercebido aos adeptos. Mas o trabalho que desenvolve é de uma importância vital, porque assenta em detalhes tão cruciais que são capazes de resolver um jogo quando as equipas estão empatadas em todos os aspectos. Engenheiro informático de formação, a paixão de Rui Silva pelo futebol levou-o a tentar uma experiência no Leixões, na época de 2004/05, quando José Gomes era o treinador da equipa. Percebendo as lacunas e necessidades de uma área muito específica, desenvolveu um software de análise dos jogadores, socorrendo-se da formação informática. José Gomes gostou e Jesualdo Ferreira, ainda no Braga, também. Daí nasceu a ligação entre ambos e a entrada de Rui Silva no FC Porto na época de 2006/07. De trato simples, Rui Silva aprecia a discrição e dela se vale para passar despercebido em diversos palcos mundiais. Tal como aconteceu com André Villas-Boas. Analisar o CSKA foi o trabalho que mais prazer lhe deu. O FC Porto ganhou, claro.
Gravar os próprios jogos e estudá-los
O trabalho do gabinete de observação do FC Porto está longe de esgotar-se no estudo dos adversários. Na verdade, analisar o comportamento da própria equipa é um dos objectivos essenciais. Pegando numa entrevista concedida por Rui Silva a O JOGO há mais ou menos um ano, este elemento referiu que "70 por cento do trabalho" realizado incidiu sobre a própria equipa.
O método mais utilizado consiste na gravação dos jogos, com diversas câmaras, e na utilização de um software elaborado pelo próprio Rui Silva, que segue os jogadores em todos os aspectos do jogo, como distâncias e velocidades percorridas, passe, análise qualitativa e quantitativa. Os dados são posteriormente analisados e chegam ao treinador, que pode assim corrigir posicionamentos e outros aspectos do jogo junto dos atletas ao longo da semana.
Outra vertente da análise da própria equipa tem que ver com a colocação de Rui Silva nos jogos, sempre numa posição superior, na bancada. Ao intervalo, por exemplo, há conversas entre ele e o treinador destinadas a corrigir alguns aspectos de jogo.
joao castro- Lenda Viva
- Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 46
Localização : Porto
Re: [OJogo] O "villas-Boas" do André
Excelente.
playah- Admin
- Mensagens : 4710
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 31
Localização : Braga
Re: [OJogo] O "villas-Boas" do André
Agora que o Villas-Boas é treinador vai começar o hype em volta dos olheiros e os olheiros vão ter mais visibilidade do que nunca por parte da imprensa portuguesa.
Joca- Lenda Viva
- Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Lisboa
Re: [OJogo] O "villas-Boas" do André
Penso que apesar de tudo esta Rui Silva e o André vão aprender muito um com o outro. Por um lado o André é dos melhores observadores do mundo. Foi o que achei quando li um relatório elaborado por ele, por outro o Rui auxilia-se das novas tecnologias o que é talvez uma novidade para o André.
Re: [OJogo] O "villas-Boas" do André
e já leste outros relatórios sem ser do André, com que bases é que dizes que ele é um dos melhores do mundo?Nuno90 escreveu:Penso que apesar de tudo esta Rui Silva e o André vão aprender muito um com o outro. Por um lado o André é dos melhores observadores do mundo. Foi o que achei quando li um relatório elaborado por ele, por outro o Rui auxilia-se das novas tecnologias o que é talvez uma novidade para o André.
nesse relatório que falas o Newcastle parecia o Barcelona e o Duff o Messi
a.lopes- Lenda Viva
- Mensagens : 1010
Data de inscrição : 22/05/2010
Diogo Barroso- Caloiro
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 21/05/2010
Re: [OJogo] O "villas-Boas" do André
Não concordo. Lá por ele apontar todas as qualidades do jogador ao pormenor não quer dizer que por isso ele pareça grande craque. Não achei que ele fizesse isso no relatório. Btw porque é que é o melhor do mundo? Hmm porque trabalhou com o melhor do mundo
Re: [OJogo] O "villas-Boas" do André
Nuno90 escreveu: Btw porque é que é o melhor do mundo? Hmm porque trabalhou com o melhor do mundo
é isso é
Rui Cardoso- Lenda Viva
- Mensagens : 3469
Data de inscrição : 21/05/2010
Tópicos semelhantes
» FC Porto André-Villas Boas pensa em Santon e Koura
» Inter faz sondagem por Villas Boas
» [Entrevista OJogo] Hélton: "No final das palestras de Villas-Boas os jogadores param para pensar"
» FC Porto renova com Villas Boas até 2013
» Villas Boas no turbilhão de recordes
» Inter faz sondagem por Villas Boas
» [Entrevista OJogo] Hélton: "No final das palestras de Villas-Boas os jogadores param para pensar"
» FC Porto renova com Villas Boas até 2013
» Villas Boas no turbilhão de recordes
Somos Porto :: Clube :: Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos