Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

+8
RV_FCP
Tio Hans
joao castro
Blue Dragon
baseado
submundo
Peplin
missy.
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Seria benéfico para o futebol Português a existência de uma Liga Ibérica?

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas I_vote_lcap33%Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas I_vote_rcap 33% 
[ 4 ]
Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas I_vote_lcap67%Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas I_vote_rcap 67% 
[ 8 ]
 
Total de votos : 12
 
 
Votação encerrada

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por missy. Dom Dez 05, 2010 12:58 pm


Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Lg

Aliança ibérica pode resultar em fusão de ligas
FEDERAÇÕES MANTÊM CONTACTOS


A aliança ibérica, que resultou na derrota para a Rússia na candidatura à organização do Mundial’2018 em futebol, pode ganhar novos contornos com uma eventual fusão das duas ligas.

Os presidentes do organismo português e espanhola, Fernando Gomes e Jose Luis Astiazaran, já mantiveram contactos dentro e fora do âmbito da parceria ibérica ao Mundial2018, conversações que podem resultar num inédito campeonato organizado pelos dois "vizinhos".

Confrontada com esta possibilidade, fonte da UEFA explicou à Agência Lusa "não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça duas ligas juntarem-se na organização de um só campeonato".

"No entanto, o primeiro passo terá sempre de ser dado pelos interessados. As duas partes têm de se entender primeiro, chegar a um consenso e enviar um plano detalhado para ser avaliado pela UEFA", explicou a mesma fonte.

Sem querer responder se uma eventual Liga Ibérica teria o aval imediato da UEFA, a mesma fonte reiterou que o organismo "patrocina e avaliza todos os projetos que permitam desenvolver o futebol".

Neste sentido, a mesma fonte lembrou também que a ideia não é singular na Europa, "pois, por exemplo, também a República Checa e Eslováquia mantêm conversações para fundir os dois campeonatos, embora nada de oficial tenha ainda chegado à UEFA".

De qualquer forma, uma competição Ibérica nunca começaria por uma liga unificada, mas sim pela disputa de um troféu entre os dois campeões nacionais.
missy.
missy.
Moderador

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Peplin Dom Dez 05, 2010 1:08 pm

Por acaso, até acho que os regulamentos da UEFA não permitem a fusão de Ligas. Há uns anos, a Liga Escocesa e Inglesa quiseram juntar-se numa só e a UEFA não o permitiu.

Se o objectivo for o de juntar as Ligas, estou claramente contra. Se for o de criar o género de uma Taça, dependendo das condições, até sou a favor.

EDIT: E ah, sendo contra a junção das Ligas, obviamente que acho que isso não traria grandes benefícios ao futebol português.
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por submundo Dom Dez 05, 2010 1:14 pm

Uma taça era bem porreiro.
submundo
submundo
Lenda Viva

Mensagens : 3524
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por baseado Dom Dez 05, 2010 1:15 pm

Concordo.

Junção de ligas não.
baseado
baseado
Lenda Viva

Mensagens : 3028
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 34
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Blue Dragon Dom Dez 05, 2010 1:16 pm

Seria benéfico para o futebol português ? Não, 80% das nossas equipas da 1ª liga passariam para a 2ª divisão ibérica ou mais baixo ainda(é o que penso).

Seria benéfico para o Porto ? Sure, eu gostava de ver o meu Porto a competir com os melhores clubes da Europa na liga e, partindo do princípio que os contractos televisivos fossem equilibrados com os clubes espanhóis, seria benéfico financeiramente também.
Posso parecer parcial, mas acredito sinceramente que o Porto seria a única equipa portuguesa a competir pelo título ibérico. O benfas é mesquinho demais para uma liga com órgãos imparciais em que não vão na sua cantiga e não subservem cada vez que os orcs fazem ameaças da treta.
Blue Dragon
Blue Dragon
Lenda Viva

Mensagens : 4432
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por joao castro Dom Dez 05, 2010 1:26 pm

Um redondo não, a tudo.

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Tio Hans Dom Dez 05, 2010 4:08 pm

Peplin escreveu:Por acaso, até acho que os regulamentos da UEFA não permitem a fusão de Ligas. Há uns anos, a Liga Escocesa e Inglesa quiseram juntar-se numa só e a UEFA não o permitiu.

Se o objectivo for o de juntar as Ligas, estou claramente contra. Se for o de criar o género de uma Taça, dependendo das condições, até sou a favor.

EDIT: E ah, sendo contra a junção das Ligas, obviamente que acho que isso não traria grandes benefícios ao futebol português.

Se bem me lembro, a proposta era manter as duas ligas e o Rangers e o Celtic mudarem de campeonato. É diferente.
Tio Hans
Tio Hans
Admin

Mensagens : 2015
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 36
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por RV_FCP Dom Dez 05, 2010 5:28 pm

Uma espécie de taça ainda concordaria, agora uma Liga unificada estou completamente contra.
RV_FCP
RV_FCP
Treinador de Bancada

Mensagens : 346
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por missy. Dom Dez 05, 2010 5:34 pm

Era interessante fazer uma Taça com as equipas que ficaram nos 6 primeiros lugares de cada Liga, por exemplo, usando um sistema de play-offs. Mas com a Liga e as Taças já existentes torna-se difícil encaixar isso no calendário das equipas.

Quanto à junção das duas Ligas, seria muito benéfico para as maiores equipas Portuguesas, teriam um orçamento muito maior, já para não falar da predisposição de atletas de topo em representar estas equipas. Quanto às mais pequenas, nunca mais ouviríamos falar delas...

E, se a nível financeiro, o Porto seria extremamente beneficiado, já em termos competitivos não passaríamos de um Valência/Sevilha/Atlético de Madrid/Villarreal, pelo menos nos primeiros tempos.
missy.
missy.
Moderador

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Joca Dom Dez 05, 2010 8:53 pm

Tio Hans escreveu:
Peplin escreveu:Por acaso, até acho que os regulamentos da UEFA não permitem a fusão de Ligas. Há uns anos, a Liga Escocesa e Inglesa quiseram juntar-se numa só e a UEFA não o permitiu.

Se o objectivo for o de juntar as Ligas, estou claramente contra. Se for o de criar o género de uma Taça, dependendo das condições, até sou a favor.

EDIT: E ah, sendo contra a junção das Ligas, obviamente que acho que isso não traria grandes benefícios ao futebol português.

Se bem me lembro, a proposta era manter as duas ligas e o Rangers e o Celtic mudarem de campeonato. É diferente.
Era isto. O Rangers e o Celtic já pediram a transferência para a liga inglesa mais que uma vez.
Joca
Joca
Lenda Viva

Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 32
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por joao castro Dom Dez 05, 2010 9:01 pm

Algumas questões para discussão:

  • Concordaria a Uefa que uma só Liga colocasse 11 equipas (vagas Espanholas e Portuguesas actuais) nas Competições Europeias?

E se assim fosse a Espanha teria todo o interesse, pois dos 11 primeiros da "Liga Ibérica" óbvio que 9 ou 10 seriam Espanhóis.

  • As equipas de 2º plano, ou seja do 5º lugar para baixo da nossa Liga já se queixam de falta de fundos, como seria ter de ir jogar á Catalunha (Barça e Espanyol) 2 vezes por época, ou a Madrid (Real e Atleti) outras 2?... sem falar do resto.



  • Dentro de 3 épocas, 4, os Leirias, Nacionais etc, estarão provavelmente nas 2ªs, 3ªs Divisões, que identidade terá por essa altura o Futebol Português e qual o futuro da nossa Selecção?

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Rui Cardoso Dom Dez 05, 2010 9:09 pm

Seria benefico sim, tambem inviavel no entanto. Nao vejo e os beneficios para os espanhois..
Rui Cardoso
Rui Cardoso
Lenda Viva

Mensagens : 3469
Data de inscrição : 21/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Blue Dragon Dom Dez 05, 2010 9:34 pm

joao castro escreveu:Algumas questões para discussão:

  • Concordaria a Uefa que uma só Liga colocasse 11 equipas (vagas Espanholas e Portuguesas actuais) nas Competições Europeias?

E se assim fosse a Espanha teria todo o interesse, pois dos 11 primeiros da "Liga Ibérica" óbvio que 9 ou 10 seriam Espanhóis.

  • As equipas de 2º plano, ou seja do 5º lugar para baixo da nossa Liga já se queixam de falta de fundos, como seria ter de ir jogar á Catalunha (Barça e Espanyol) 2 vezes por época, ou a Madrid (Real e Atleti) outras 2?... sem falar do resto.



  • Dentro de 3 épocas, 4, os Leirias, Nacionais etc, estarão provavelmente nas 2ªs, 3ªs Divisões, que identidade terá por essa altura o Futebol Português e qual o futuro da nossa Selecção?

Acho que estás a sobrevalorizar demasiado as equipas espanholas. Acredito que um Vit. Guimarães, Braga ou Académica em boa forma estejam ao nível de Sevilhas e Valências. E se as equipas de 2º plano se queixam de falta de fundos a fusão das ligas seria benéfica financeiramente para esses clubes também, não ?

Blue Dragon
Blue Dragon
Lenda Viva

Mensagens : 4432
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por joao castro Dom Dez 05, 2010 9:45 pm

Blue Dragon escreveu: Acho que estás a sobrevalorizar demasiado as equipas espanholas.

De maneira alguma, baseio-me em dados concretos como a actual posição no Ranking das equipas da La Liga e as nossas, tirando os 3 grandes na última década poucas ou nenhumas equipas nacionais passam a 1ª fase em que entram, ao contrário das Espanholas que por norma colocam sempre 3, 4 equipas em conjunto nos oitavos de ambas as competições.


Blue Dragon escreveu:Acredito que um Vit. Guimarães, Braga ou Académica em boa forma estejam ao nível de Sevilhas e Valências.

Os resultados na Europa dizem o contrário, mas isso é tudo subjectivo pois tudo se resumiria ao confronto entre todos, campeonato é campeonato, mas na minha opinião acho que estás errado, estão vários furos abaixo.


Blue Dragon escreveu: E se as equipas de 2º plano se queixam de falta de fundos a fusão das ligas seria benéfica financeiramente para esses clubes também, não?
[/quote]

Depende, o espaço no Estádio de cada um deles não cresce, por isso além de casa cheia com os nossos 3 grandes ( cujos adeptos ocupam 70% da capacidade), teriam casa cheia talvez com o Barça e Madrid, se os Espanhóis se disponibilizassem a cá vir, duvido que para ver um Almeria ou Levante fosse diferente da casa habitual de 2000, 3000 pessoas, em dia de Natal claro, porque habitualmente são menos adeptos que isso nos estádios.





joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Blue Dragon Dom Dez 05, 2010 10:38 pm

joao castro escreveu:De maneira alguma, baseio-me em dados concretos como a actual posição no Ranking das equipas da La Liga e as nossas, tirando os 3 grandes na última década poucas ou nenhumas equipas nacionais passam a 1ª fase em que entram, ao contrário das Espanholas que por norma colocam sempre 3, 4 equipas em conjunto nos oitavos de ambas as competições.

Estatísticas da última década pouco contam num jogo de futebol.......e não terão as equipas espanholas mais facilidades dado o maior nº de vagas a que têm direito para ir à Europa ? O Braga é vice-campeão e teve de jogar duas eliminatórias para entra na fase de grupos. Será que o Real Madrid teve de passar pelo mesmo ? Eu não sei, estou só a perguntar....

joao castro escreveu:
Blue Dragon escreveu:Acredito que um Vit. Guimarães, Braga ou Académica em boa forma estejam ao nível de Sevilhas e Valências.

Os resultados na Europa dizem o contrário, mas isso é tudo subjectivo pois tudo se resumiria ao confronto entre todos, campeonato é campeonato, mas na minha opinião acho que estás errado, estão vários furos abaixo.

You're kidding, right ?

joao castro escreveu:
Blue Dragon escreveu: E se as equipas de 2º plano se queixam de falta de fundos a fusão das ligas seria benéfica financeiramente para esses clubes também, não?

Depende, o espaço no Estádio de cada um deles não cresce, por isso além de casa cheia com os nossos 3 grandes ( cujos adeptos ocupam 70% da capacidade), teriam casa cheia talvez com o Barça e Madrid, se os Espanhóis se disponibilizassem a cá vir, duvido que para ver um Almeria ou Levante fosse diferente da casa habitual de 2000, 3000 pessoas, em dia de Natal claro, porque habitualmente são menos adeptos que isso nos estádios.

Não me estava bem a referir a assistências mas sim às receitas televisivas(que teriam de subir obrigatoriamente para nos equilibrar financeiramente com os clubes espanhóis).

Atenção que isto é tudo hipotético, visto ser bastante inviável de se tornar realidade. Só acho a fusão das ligas bastante interessante e um novo desafio para o Porto poder crescer mais e tornar-se um dos melhores clubes europeus.

Blue Dragon
Blue Dragon
Lenda Viva

Mensagens : 4432
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Peplin Dom Dez 05, 2010 10:39 pm

Tio Hans escreveu:Se bem me lembro, a proposta era manter as duas ligas e o Rangers e o Celtic mudarem de campeonato. É diferente.

Hum, tinha quase a certeza de que era uma proposta de fusão de campeonatos, mas também não interessa. Mr. Green
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por submundo Seg Dez 06, 2010 1:08 am

Acho que era o que o Tio disse, Peplin. Mas também não estou certo.
submundo
submundo
Lenda Viva

Mensagens : 3524
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por badblood Seg Dez 06, 2010 2:24 am

Não a uma Liga conjunta, sim a um Torneio. E quanto maior e mais promovido, melhor. É óbvio que não desejamos perder a independência do nosso campeonato, mas, com isso salvaguardado, tudo aquilo que aproxime o nosso futebol do espanhol é bem-vindo.
Esta competição, desde que convenientemente gerida de modo a constituir o segundo mais importante evento do calendário interno dos clubes ibéricos, geraria interesse e patrocínios suficientes para elevar muitos emblemas médios do nosso futebol a um patamar superior e, genericamente, tornar Portugal um destino mais atractivo para atletas, espectadores e investidores.
badblood
badblood
Lenda Viva

Mensagens : 1720
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 35
Localização : Pndapetzim

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por joao castro Seg Dez 06, 2010 10:42 am

O problema desse tipo de torneio seria obviamente a calendarização, no entanto seria talvez visto com bons olhos por ambas as Ligas a substituição da nossa Taça da Liga Nacional por uma Ibérica, mas continuo a dizer que seria muito complicado actualmente os clubes médios suportarem as despesas de deslocação.

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por missy. Seg Dez 06, 2010 1:38 pm

Mas a Taça da Liga Espanhola não e a Copa del Rey? É que enquanto a nossa Taça da Liga é uma brincadeira com 3 ou 4 anos a deles existe desde 1902.
missy.
missy.
Moderador

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por joao castro Seg Dez 06, 2010 2:24 pm

A Copa del Rey é o equivalente á nossa Taça, eles não tem Taça da Liga.

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por missy. Seg Dez 06, 2010 2:26 pm

Nesse caso concordo em absoluto com a extinção da nossa Taça da Liga se isso significar uma Taça da Liga Ibérica.
missy.
missy.
Moderador

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por joao castro Seg Dez 06, 2010 2:31 pm

Tirando os senãos que eu referi, calendarização e despesas de deslocação, também não vejo porque não, mas sinceramente acredito que os clubes médios, pequenos iam ter prejuizo e muito.

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por missy. Seg Dez 06, 2010 2:33 pm

Como eu já disse, se fosse feito um play-off com os 6 primeiros de cada Liga, que pequeno/médio não quereria receber uma equipa de topo da Liga Espanhola? Daria uma enorme receita de bilheteiras e de TV.
missy.
missy.
Moderador

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por missy. Seg Dez 06, 2010 2:40 pm

Tendo em conta as classificações da temporada passada:

Campeonato Português:
Benfica
Braga
Porto
Sporting
Marítimo
V. Guimarães

Campeonato Espanhol:
Bacelona
Real Madrid
Valencia
Sevilha
Mallorca
Getafe


Na primeira volta da "Taça Ibérica" teríamos:

Benfica - Getafe
Braga - Mallorca
Sporting - Sevilha
Porto - Valencia
Marítimo - Real Madrid
V. Guimarães - Barcelona

Depois a partir daqui era sempre a eliminar até à final.
missy.
missy.
Moderador

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas Empty Re: Aliança Ibérica pode resultar em fusão de Ligas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos