Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orçamento de Estado 2011

+2
Futre
Peplin
6 participantes

Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Qua Set 29, 2010 9:32 pm

Economia
Governo aprova aumento do IVA para 23%


O Governo aprovou esta quarta-feira, em Conselho de Ministros Extraordinário, as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2011, onde se inclui um aumento da taxa normal de IVA dos actuais 21 para 23%.

A medida, tomada na sequência da crise orçamental e da dívida pública, foi uma das recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O aumento de impostos, assim como todo o documento do Orçamento de Estado, terá ainda de passar no Parlamento, onde o Governo não conta com o apoio do PSD nesta matéria.

O primeiro-ministro explicou, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, que espera que o aumento do imposto entre em vigor a 1 de Janeiro de 2011, depois de o OE ser aprovado.

Além do aumento da taxa normal do IVA, o Governo anunciou a revisão das tabelas anexas ao Código do IVA e a criação de um novo imposto sobre o sector financeiro.

Para ajudar a angariar mais receita, haverá ainda cortes na despesa fiscal, como tinha já sido avançado. Haverá cortes nas deduções à colecta do IRS (já previsto no PEC), serão revistos os benefícios fiscais para pessoas colectivas e far-se-á a convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A (já previsto no PEC).

Ainda para aumentar a receita fiscal, o Governo decidiu aumentar em 1 ponto percentual a contribuição dos trabalhadores para a Caixa Geral de Aposentações (CGA), alinhando com a taxa de contribuição para a Segurança Social, e avançar com o novo Código contributivo (já previsto no PEC).

Mas há também medidas destinadas a aumentar a receita não fiscal, como a revisão geral do sistema de taxas, multas e penalidades e «outras receitas não fiscais previsíveis resultantes de concessões várias» como jogos, explorações hídricas e telecomunicações.

Contas feitas, o Governo espera com tudo isto um encaixe de 1.700 milhões de euros.

Medidas para o OE 2011

In Agência Financeira
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Futre Qua Set 29, 2010 9:38 pm

Será suficiente?!?!
Futre
Futre
Lenda Viva

Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Qua Set 29, 2010 9:48 pm

Espero bem que sim, porque estou a ver a situação muito mal parada...
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por fabuloso Qua Set 29, 2010 9:57 pm

Não são as últimas cartadas do governo mas eram inevitáveis, o buraco financeiro sempre foi camuflado pelos fundos da UE mas quando esses acabaram... veio tudo à tona.

O aumento do IVA por si só vai aumentar e fortalecer a economia paralela, seria muito mais gravoso para nós se mexessem nas taxas de retenção na fonte; creio igualmente que o fim de algumas deduções fiscais pouco ou nada vão afectar o nosso dia a dia.

Aplaudo o aumento de impostos sobre a banca, apesar do fantasma sempre presente das off-shores, o corte de 5% nos salários mais altos da função pública, o fim de alguns projectos de investimento brutal para o erário público e a convergência da TSU da função pública com as contribuições dos trabalhadores ditos de empresas privadas.

Por fim, se acho que estas medidas são suficientes? Não, vamos continuar a adiar as reformas estruturais para deter o défice público, vamos continuar a dar guarida a excedentários na função pública e estamos dependentes dum pequeno milagre económico para evitar mais derrapagens. Isto claro está, se o OE for aprovado, caso contrário estou mesmo a ver que vamos recorrer ao FMI e preparem-se meus caros, as coisas vão ficar muito duras para todos.
fabuloso
fabuloso
Lenda Viva

Mensagens : 2464
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Leça da Palmeira

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Joca Qua Set 29, 2010 10:34 pm

Aumentar os impostos é a solução Laughing A solução é cortar fortemente na despesa, e depois logo se vê se se corta nos impostos.
Joca
Joca
Lenda Viva

Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 32
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Seg Out 11, 2010 4:14 pm

Orçamento de Estado 2011 Dfhft

OCDE
Plano de austeridade "tem de ser e parecer" credível


Ángel Gurría aplaudiu hoje o novo pacote de austeridade anunciado recentemente pelo Governo português.

Portugal tem, "como a mulher de César, de ser e parecer" credível perante os agentes económicos, disse hoje o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), em entrevista à Lusa, em Paris.

Essas medidas "são necessárias objectivamente porque se não forem adoptadas não é possível reduzir o défice", defendeu Ángel Gurría.

A consolidação, que segundo as contas do Governo será realizada em dois terços pelo lado da despesa, inclui medidas como um corte entre 3,5% e 10% dos salários dos funcionários públicos (e de todos os organismos e empresas no perímetro do Estado) acima dos 1.500 euros, um aumento do IVA em dois pontos percentuais, eliminação de escalões no abono de famílias e congelamento total das despesas de investimento até ao final do ano.

A estes juntar-se-á ainda um corte em todas as rubricas da despesa no Orçamento do Estado para 2011, e a criação de um imposto sobre o sector financeiro, contando o Governo poupar 3.420 milhões com as medidas do lado da despesa e angariar mais 1,7 mil milhões com as medidas para melhorar a receita.

"Há que estar disposto, mas também há que comunicá-lo para que os investidores, os agentes económicos, as agências de notação, os bancos, enfim que todo o mundo saiba. É muito importante o esforço de comunicação", referiu Ángel Gurría.

Para que o plano seja eficaz é necessário juntar substância e comunicação", resumiu Ángel Gurría, explicando que é fulcral "mostrar o que se faz na melhor luz" ao mercado e parceiros económicos.

"Em algumas ocasiões, só há comunicação, não há suficiente substância, no caso de países que não interiorizaram medidas muito importantes" de austeridade. Não é esse o caso de Portugal, sublinhou Ángel Gurría, onde a necessidade do plano de austeridade foi "interiorizada por todos, pelos ministros, pelo primeiro-ministro, pelos agentes económicos e pelos agentes políticos".

O secretário-geral da OCDE admite que a crise "contribuiu" para essa aceitação de medidas "que todos sabem que são muito dolorosas".

"Medidas anunciadas não são as primeiras, nem são as únicas"

Em relação ao pacote de austeridade português, Ángel Gurría afirmou que "as medidas anunciadas não são as primeiras, nem são as únicas. Há um pacote muito importante de medidas tomadas há vários meses e anunciaram-se temas de mudança estrutural por exemplo no mercado de trabalho".

O responsável frisou também que em Portugal "houve reformas até prévias à crise. Tudo isso está a ajudar agora, porque o esforço marginal não tem de ser tão grande. Não se começa do zero, já existe uma plataforma".
O secretário-geral reconhece, no entanto, que "o programa é ambicioso. O [objectivo do] défice de 4,6% [para 2011] é menor que o de Espanha, de França e da Alemanha, por exemplo, e claro, do que o dos EUA. Há que dar-lhe um valor objectivo".

Para Ángel Gurría, "quer dizer que o esforço português é grande, mas diria também que é apropriado. Quer-se dar um sinal de ambição no projecto e deixar atrás qualquer comparação e qualquer semelhança que se faça ou tenha feito com outros países", nomeadamente a Grécia, a Espanha ou a Irlanda.

Portugal, analisou a propósito o responsável da OCDE, "é o que está melhor nessa linha de países, por não ter problema tão grave e ter começado antes as reformas".
Ángel Gurría acrescentou que "há que evitar a todo o custo esse tipo de comparações. Nem sequer discutir. Nunca foi uma coisa objectiva, uma coisa séria, nunca foi algo real. Não podemos meter todos no mesmo saco", concluiu.

"Jogar á política agora é brincar com o fogo"

Portugal precisa de uma "convergência" dos partidos em torno do orçamento pois "jogar à política agora é brincar com o fogo", afirmou hoje o secretário-geral da OCDE.

"Há que entender que este é um momento delicado, de fragilidade da confiança, e há que fazer tudo o necessário para consolidar e fortalecer a confiança" em Portugal, afirmou José Ángel Gurría, entrevistado pela Lusa poucos dias após ser reeleito para um segundo mandato à frente da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos.

Ángel Gurría recordou que foi ministro das Finanças do México (1999-2000) e que conhece "muito bem" a importância da discussão em torno do orçamento, que compreende ser o ponto alto do jogo partidário.
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por witch Ter Out 12, 2010 10:13 pm

Não ouvi foi nenhum governante falar em:



. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizá-los como no estrangeiro.

. Reforma das mordemias na Assembleia da República como, almoços com digestivos a € 1,50.

. Acabar com os milhares de Institutos que não servem para nada e tem funcionários e administradores com 2º ou 3º emprego.

. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores de milhares de euros mês e que não servem para nada.

. Redução drástica das Câmaras Municipais, Assembleias, etc.

. Redução drástica das Juntas de Freguesia.

. Acabar com o pagamento de € 200 por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e € 75 nas Juntas de Freguesia.

. Acabar com o Financiamento aos Partidos nos moldes actuais.

. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc que se deslocam em uso particular pelo País. No estrangeiro isto não acontece.

. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia.

. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros.

. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado.

. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e, respectivas estadias em Lisboa em hotéis cinco estrelas.

. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos e infinitos, efectuados por terceiros não vinculados à Função Pública.

. Acabar com as várias reformas (acumuladas) por pessoa, do pessoal do Estado.

. Por aí fora. . .

witch
witch
Sócio Cativo

Mensagens : 800
Data de inscrição : 04/10/2010
Idade : 34
Localização : Deserto do Sahara (Margem Sul)

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por fabuloso Ter Out 12, 2010 10:23 pm

35 anos depois, continuamos a pagar caro os efeitos do PREC e da quase guerra civil, os chamados direitos adquiridos e a anarquia na legislação são o grande problema estrutural deste país e nem vale a pena sonhar com um país melhor enquanto isso não for alterado.
fabuloso
fabuloso
Lenda Viva

Mensagens : 2464
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Leça da Palmeira

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Qua Out 13, 2010 2:46 pm

Há tanto que precisa de ser mudado, que ninguém sabe bem por onde há-de começar...

Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Der_Kommandant Qua Out 13, 2010 2:57 pm

Eu andei em juventudes partidárias pensando que era uma atitude nobre discutir e dar sugestões para os problemas do meu país, contudo estava redondamente enganado.
Primeiro, porque os compadrios e as influências começam bem cedo na carreira política. Ser filho ou familiar de uma pessoa mediática da terrinha faz de ti vice-presidente de uma organização, no primeiro ano, quando andavam lá outros com mais valor.
Segundo, é ímpossivel discordar de qualquer posição do teu partido porque és acusado de criar conflitos. Quando, julgo eu, é com discussão que se encontram as soluções mais equilibradas e sensatas. Basicamente tens que ser um fantoche!
Terceiro, a hipocrisia que rodeia o meu político Thumb Down

Resumindo, estou-me a borrifar para a política e quando isto começar arder sou o primeiro a saltar fora. Posso ser cobarde, mas o meu país não deu nada mim, nem aos da minha geração, que nos faça ficar em dívida.
Der_Kommandant
Der_Kommandant
Caloiro

Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/10/2010
Idade : 37
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por fabuloso Qua Out 13, 2010 4:08 pm

Os nossos problemas são estruturais e o mais grave de todos é a falta de produtividade da máquina do estado, é inadmissível que continuem excedentários em todos os ministérios, que existam instituições públicas para encher chouriços e que ninguém tome medidas. Se o sector estatal tivesse o mínimo de competitividade e se existissem despedimentos, decerto que menos funcionários públicos fariam tanto ou mais que os actuais quadros estatais.

São greves, são plenários, são aumentos, é isto, é aquilo e ninguém coloca um travão nisso.
fabuloso
fabuloso
Lenda Viva

Mensagens : 2464
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 38
Localização : Leça da Palmeira

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Sex Out 15, 2010 6:17 pm

Aproxima-se uma das semanas mais importantes da nossa história recente...
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Qui Nov 04, 2010 2:31 pm

Orçamento aprovado na generalidade, com abstenção do PSD. Foi dado o 1ºpasso nesta dura batalha.
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Peplin Sáb Nov 27, 2010 12:03 pm

Orçamento aprovado na especialidade. Segue-se agora a execução orçamental, que será vital para a economia do país.
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Orçamento de Estado 2011 Empty Re: Orçamento de Estado 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos