Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo de reputação na comunicação social

2 participantes

Ir para baixo

Estudo de reputação na comunicação social Empty Estudo de reputação na comunicação social

Mensagem por PauloFerreiraFCP Sex Jun 17, 2011 5:23 pm

Estudo anual Marktest Reputation Index

MARKTEST REVELA REPUTAÇÃO DAS MARCAS DE MEDIA

- RFM, VISÃO, TSF, EXPRESSO E RTP LIDERAM.

- JORNAL DE NOTÍCIAS LIDERA NOS DIÁRIOS

- RECORD VENCE NOS DESPORTIVOS

A Marktest apresenta pelo segundo ano consecutivo as conclusões do estudo “Marktest Reputation Índex – Media” (MRI), que estuda a reputação das marcas de media, analisando factores como a confiança, a imagem ou a satisfação. O estudo tem por objectivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos. O MRI permite ainda a comparação da reputação da marca face aos utilizadores versus não utilizadores da marca bem como analisar género, idade, classe social e região do perfil dos indivíduos onde a marca tem maior ou menor reputação. Por fim, a marca tem ainda acesso aos níveis de satisfação e recomendação dos seus utilizadores/consumidores face à média do sector em que se inserem. Neste índice, a reputação resulta de uma média de valores obtidos para as variáveis Imagem da marca e Confiança gerada pela marca, normalizados para um Índice (0-100).

O universo do estudo é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental. A amostra, proporcional e representativa, é constituída por cerca de 1525 indivíduos. Para o sector dos Media, a Marktest decidiu avaliar 48 marcas distribuídas pelos diferentes meios televisão, imprensa e rádio.

RANKING E PRINCIPAIS CONCLUSÕES

1) RANKING TOP 10 DA ANÁLISE A 48

RANKING


MARCA


MRI

1


RFM


76,89

2


VISÃO


75,33

3


TSF


74,33

4


EXPRESSO


74,11

5


RTP


73,67

6


RÁDIO COMERCIAL


72,89

7


SIC


71,83

8


ANTENA 1


71,44

9


JORNAL DE NOTÍCIAS


71,06

10


PÚBLICO


70,94

2) CONCLUSÕES POR SEGMENTO

- GERAL

- O meio “rádio” foi o que obteve uma média de MRI mais elevado. Com um índice médio de 69,27, a rádio posiciona-se na liderança entre os meios de comunicação social. Segue-se a imprensa semanal de informação geral, com um média de 68,36 pontos. As televisões têm uma média de 67,64.

- RÁDIO

- A liderança do ranking geral de media é ocupada pela RFM, com um MRI de 76,89. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos.

- Quatro marcas de rádio (RFM, TSF, Comercial e Antena 1) conseguem atingir o top 10 do ranking.

- A rádio de informação com maior índice de reputação é a TSF, que surge em terceiro lugar no ranking geral, com 74,33. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos do sexo masculino, indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos, da região do Grande Porto e classe A/B.

- IMPRENSA SEMANAL DE INFORMAÇÃO GERAL

- A liderança na imprensa é ocupada pela “Visão”, revista que ocupa o segundo lugar do ranking geral com 75,33. Lidera na confiança, imagem, satisfação e recomendação. Segundo a Marktest, “os valores obtidos pela Visão na satisfação e recomendação são bastante elevados, superando a média dos restantes suportes avaliados nesta categoria”.

- O “Expresso” vence entre os jornais, com um MRI de 74,11, alcançando o quarto lugar no ranking geral. Com uma reputação mais elevada junto dos indivíduos pertencentes à classe A/B, a reputação do jornal Expresso é transversal à maioria das variáveis sócio-demográficas, escreve a Marktest.

- TELEVISÃO

- Entre as televisões, a RTP é o canal com maior índice de reputação (73,67) e surge em 5.º lugar no ranking geral. É o canal que transmite maior confiança e que tem melhor imagem. Segundo o estudo, “a aposta em conteúdos transversais ao sexo e idade faz com que a reputação da RTP não difira muito entre géneros e escalões etários”.

- A SIC, o segundo canal no ranking, é o canal que reúne maior score de satisfação.

- JORNAIS DIÁRIOS

- O “Jornal de Notícias” lidera entre os jornais diários, com índice de 71,06, ocupando a 9.ª posição no ranking geral. O “JN” vence nos na confiança, imagem, satisfação e recomendação. A reputação do “Jornal de Notícias” é superior na região do Grande Porto.

- Além do “JN” consta também no top 10 o “Público”, com um MRI de 70,94. O seu índice de reputação é mais elevado junto dos indivíduos com idades compreendidas entre 15/24 anos e 45/54 anos e da classe A/B.

- REVISTAS MENSAIS

- A “Exame” é a revista mensal com o MRI mais elevado – 69,56, ocupando o 12.º lugar no ranking. Obtém scores superiores à media do segmento em todas as variáveis sócio-demográficas.

- A “Rotas & Destinos” é a revista de viagens com melhor MRI (62,72).

- JORNAIS DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA

- O “Jornal de Negócios” lidera o ranking nesta categoria, com um MRI de 67,11. Ocupa a 17.ª posição no ranking geral.

- O “Diário Económico” obtém 66,78 de índice. Apesar da proximidade dos valores obtidos, o Jornal de Negócios obtém ligeira vantagem nas variáveis confiança e recomendação. Já o Diário Económico obtém uma ligeira vantagem nos indicadores imagem e satisfação.

- JORNAIS DESPORTIVOS

- O “Record” é o jornal desportivo com o maior índice no segmento: 58,33, ocupando a 31.ª posição no ranking geral. Obtém maior índice nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos.

- REVISTAS SEMANAIS

- A “Caras” lidera nas revistas semanais, com um MRI de 51,72, ocupando o 43.º lugar no ranking geral. Destaca-se no segmento 35/44 anos.

FONTE: Marktest


Record


Shocked Shocked WTF??

Este país anda perdido, um jornal que não acerta numa contratação tem a melhor reputação?

Laughing Laughing
PauloFerreiraFCP
PauloFerreiraFCP
Treinador de Bancada

Mensagens : 450
Data de inscrição : 22/10/2010
Idade : 31
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo de reputação na comunicação social Empty Re: Estudo de reputação na comunicação social

Mensagem por Varekai Sex Jun 17, 2011 5:29 pm

abola não fornece os dados das vendas, nos últimos anos nunca o fez. Estima-se que esteja à frente do record mas como não fornece dados...
Varekai
Varekai
Lenda Viva

Mensagens : 3350
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 29
Localização : Oeiras

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos