Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrevista com Pedro Cunha

Ir para baixo

Entrevista com Pedro Cunha Empty Entrevista com Pedro Cunha

Mensagem por Daniel Novo Dom Abr 03, 2011 1:43 am

Esta semana trago-vos a entrevista com Pedro Cunha, ex-atleta da secção de andebol do nosso FC Porto.

Filho do prof. António Cunha, antiga glória do clube, Pedro Cunha viria a ingressar nas camadas jovens do FC Porto em 1986. Ainda com idade de júnior, iniciou o percurso como sénior na época de 89/90, tendo terminado a ligação ao clube no final da época 91/92. Após a saída do clube, jogou mais 10 épocas ao mais alto nível. Nesse período representou o Francisco de Holanda, Boavista e Águas Santas, onde viria a finalizar a carreira com uma brilhante conquista da Taça de Portugal numa final disputada em Matosinhos frente ao ABC.

Como sénior do FC Porto foi sempre vice-campeão nacional, não tendo atingido o tão ambicionado título que só chegaria alguns anos depois, terminando assim com o mais longo jejum do andebol portista. Apesar da preferência pela posição de lateral direito, Pedro Cunha chegou a actuar em diversas posições fruto da sua polivalência. De destacar ainda o facto de ter sido internacional sénior “A”e também presidente da direcção da Associação de Jogadores de Andebol de Portugal (AJAP).

Entretanto, é com enorme prazer que vos deixo a entrevista com Pedro Cunha, agradecendo toda a sua disponibilidade, bem como a preciosa ajuda do Lucho na realização da entrevista (sem ele, esta entrevista nunca teria sido possível).

Entrevista com Pedro Cunha 20110403sevilha03pedroc

Entrevista com Pedro Cunha 20110403sevilha03pedroc

Entrevista com Pedro Cunha 20110403sevilha03pedroc

ENTREVISTA EXCLUSIVA com Pedro Cunha

Como surgiu a paixão pelo andebol?

Foi algo natural! Desde muito cedo, em nossa casa era obrigatória ter uma educação incluindo a pratica desportiva. Dos 3 anos aos 12 anos, todos nós (4 irmãos) praticámos desportos individuais (fundamentalmente natação), e só aos 12 anos podíamos escolher um desporto colectivo. Eu escolhi o Andebol, pois desde pequeno o meu espaço para a brincadeira era com frequência o pavilhão Américo Sá, sempre em brincadeiras com os atletas de Andebol mais velhos, na altura treinados pelo meu Pai e pelo José Magalhães.

Em que épocas jogou no andebol do FC Porto nas camadas jovens e nos seniores?

Fiz toda a minha formação no FCP (desde 1986-1991), nos últimos 2 anos, ainda com idade de júnior, já fazia parte do plantel sénior. Durante este período, perdemos 2 títulos no último jogo (situação que também sucedeu em 91-92,1ª época de sénior e última época no FCP).

Qual o jogo que mais o marcou e porquê?

O meu último jogo foi o mais marcante! Estava estafado de conciliar o ritmo dos treinos e jogos no Andebol com uma vida profissional cada vez mais preenchida de responsabilidades. Para além disso antecipava um período difícil no Andebol português. Depois de ganhar a meia-final da Taça de Portugal, ainda relativamente jovem (28 anos), falei com a Família, e informei os meus colegas, treinadores e direcção que não iria continuar a jogar. Foi o momento certo, com uma Taça de Portugal na mão, depois de um bom jogo contra o ABC (final da taça de Portugal 2001/02, em Matosinhos, Águas Santas-27-ABC Braga-21).

Ainda continua a acompanhar o andebol e o FC Porto?

Acompanho diariamente à distância, pelas crónicas jornalísticas e através dos meus colegas do Andebol, pois alguns deles ainda jogam em equipas de referência.

Dos treinadores que teve no FC Porto, qual o que mais o marcou? E relativamente a jogadores, qual o melhor de sempre no FC Porto?

Naturalmente, o meu Pai, pelos ensinamentos técnicos e dedicação extrema à modalidade mas também por ter tido a oportunidade de observar a sua forma de liderança. O melhor jogador de sempre no FCP foi Carlos Resende, não só pela sua performance como jogador mas também pelo carácter e personalidade impecável que se lhe reconhece.

Como encarou a situação de ser treinado pelo seu pai?

Com naturalidade. Ambos tínhamos a disciplina de fazer uma separação entre Andebol e Família. Raramente conversávamos sobre andebol em casa, em particular nos anos em que ele era o meu treinador.

Como perspectiva a fase final do nosso campeonato? Considera que o FC Porto tem condições reais para a renovação do título de campeão nacional, o tricampeonato?

Julgo que o FC Porto tem todas as condições para renovar o título de campeão. Tem uma boa equipa, boas condições trabalho, estabilidade técnica, e sobre estas 3 perspectivas, não me parece que exista uma equipa comparável.

Qual o sete ideal da história do andebol Portista?

Dos jogadores que conheci (incluo alguns estrangeiros):

G.R. Carlos Ferreira;
P.E. Rui Rocha;
L.E. Eduardo Filipe; (Usati)
C. Carlos Resende; (Dragan Bogdanovic)
L.D. Alexandre Barbosa; (Petric)
P.D. Ricardo Costa;
Pivôt Rui Aguiar (Sergei Pokurkine).

Acrescento o melhor plantel "no balneário" (os mais engraçados fora do campo):

G.R. Capela e Hugo Mota;
P.E. Rochinha e Alberto Oliveira;
L.E. Rui Silva;
C. José Luzia;
L.D. Alexandre Barbosa e Fernando Areias;
P.D. Rui Ferreira e Miguel Eiras;
Pivôt Eduardo Ferreira e Anacleto Santos.

Como era jogar no antigo Américo de Sá? Sente saudades desses tempos?

Era um misto de sensações. Quando cheio, o pavilhão cortava-nos a respiração e motivava-nos de forma indescritível. Não consigo deixar de recordar o "túnel" e alguns episódios lá vividos.

O que representa o FC Porto na sua vida?

O FCP sempre foi uma referência para mim, pelos valores e a "mística" que representa. Conheci muita gente boa no ambiente das Antas. Fez-me crescer até adulto (natação e andebol) orientado por valores de referência e ganhei muitos amigos. E inimigos...nenhum!

Uma palavra sobre o nosso blog e o acompanhamento que efectuamos sobre as modalidades do FC Porto.

É uma fonte de informação privilegiada para os Portistas, sobre o presente mas fundamentalmente sobre o passado.Em particular, fico sempre surpreendido com as histórias que os diversos participantes contam, na sua maioria desconhecidas até à sua publicação no vosso espaço.

Um abraço amigo e agradecido,
Pedro Cunha

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2011/04/entrevista-exclusiva-com-pedro-cunha.html
É retirado de um blog, espero que não haja mal.
Entrevista interessante.
Daniel Novo
Daniel Novo
Lenda Viva

Mensagens : 3072
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos