[Discussão] Politiquices e isso
+28
JackBauerPT
fabuloso
Fleming
The Crow
vitordaniel
Tio Hans
mingonças
Su1c1d3
titafcp
joaodias
Nuk
Daniel Novo
Luis_77
RV_FCP
Nuno90
submundo
baseado
portistasanonimos
Futre
missy.
witch
Varekai
Joca
joao castro
Rui Cardoso
Blue Dragon
Peplin
famaboys
32 participantes
Página 1 de 18
Página 1 de 18 • 1, 2, 3 ... 9 ... 18
[Discussão] Politiquices e isso
Ora bem, como toda a gente sabe estamos muito bem de finanças e aquilo que se passou na Irlanda (pedido de ajuda)... Acontece que o nosso primeiro-ministro, o engenheiro de domingo, Sr. Sócrates disse que vamos "emprestar" 1200 MILHÕES DE EUROS para ajudar os irlandeses...
E depois ainda diz que não vamos precisar do FMI...
E depois ainda diz que não vamos precisar do FMI...
Última edição por famaboys em Ter maio 31, 2011 11:14 am, editado 2 vez(es)
famaboys- Moderador
Re: [Discussão] Politiquices e isso
Não te rias, fama. Esses 1200 milhões de euros fazem parte dos 2,62% que Portugal tem que contribuir, como resultado da chave de repartição no BCE.
Já com a Grécia foi a mesma coisa.
Já com a Grécia foi a mesma coisa.
Peplin- Lenda Viva
Não me impede de não concordar.
Continuo a achar que foi um erro aderirmos ao Euro...
famaboys- Moderador
Mas isso já é outro assunto.
Peplin- Lenda Viva
famaboys escreveu:Não me impede de não concordar.
Basta olhar para o mercado. Ainda me lembro de quando levava 500 escudos para gastar na escola era um balúrdio e os meus pais só me davam isso quando era dia de festa. Hoje 2.5€ não dá para nada.
Blue Dragon- Lenda Viva
Claro que enquanto pensarem como individuos vao ser contra o euro, ainda para mais jovens individuos que nao tem negocios ou viagem permanentes com o estrangeiro. Nao se podem esquecer que quem toma decisoes nunca podera pensar como voces.
Tendo dito isto, voltar ao escudo poderia ser uma boa solucao imediata para a crise, voltavamos a atrair investidores e empresas estrangeiras, criando emprego e dando poder de compra aos portugueses, o problema e que depois da recuperacao da crise, tendo o escudo como moeda nao daria nunca para dar o proximo passo, seriamos sempre um paizeco que nao passa da cepa torta, com nenhum poder de compra no estrangeiro.
Tendo dito isto, voltar ao escudo poderia ser uma boa solucao imediata para a crise, voltavamos a atrair investidores e empresas estrangeiras, criando emprego e dando poder de compra aos portugueses, o problema e que depois da recuperacao da crise, tendo o escudo como moeda nao daria nunca para dar o proximo passo, seriamos sempre um paizeco que nao passa da cepa torta, com nenhum poder de compra no estrangeiro.
Rui Cardoso- Lenda Viva
O Rui está a focar aqui um ponto chave e mutio importante, todos estariamos bem sem Euro, mas não seriamos mais nem menos que uns 3º mundistas da europa.
Deixo esta nota para discussão:
No tempo do Salazar todos tinham emprego e comida... suficiente somente para sobreviver.
Deixo esta nota para discussão:
No tempo do Salazar todos tinham emprego e comida... suficiente somente para sobreviver.
joao castro- Lenda Viva
A verdade é que o nosso país não estava (e, na minha opinião, continua a não estar) preparado para o Euro.
Peplin- Lenda Viva
Peplin escreveu:A verdade é que o nosso país não estava (e, na minha opinião, continua a não estar) preparado para o Euro.
Diria que nunca esteve, nem tem feito nada para estar a nivel governamental.
Os salários foram convertidos ao cêntimo, mas os preços da generalidade dos bens de primeira necessidade foram inflaccionados a bel prazer de quem os comercializa, já para não falar do resto...
E isto é só um pequenissimo exemplo.
joao castro- Lenda Viva
Ainda sou do tempo do belo maço de tabaco a 235$!
E era o mais caro na altura...
Tal como o pão a 10$ e as chicletes a 5$...
Agora conto os trocos todos para poder comprar estas coisas... :\
E era o mais caro na altura...
Tal como o pão a 10$ e as chicletes a 5$...
Agora conto os trocos todos para poder comprar estas coisas... :\
famaboys- Moderador
Eu ainda sou do tempo de almoçar na cantina da escola a 220 escudos. Agora pago... 2,20€.
Peplin- Lenda Viva
Por exemplo, o salário minimo de 60 contos passou para 300 Euros, mas o quilo da batata de 20$ (10 centimos de Euro) passou para 1 euro (200$).
O pão a 10$ passou a custar 10 centimos de euro, 20$... E por aí fora.
Hoje um maço de Marlboro custa 4.5 E salvo erro, 900$, antes doEuro custava 300$.
Pequenos exemplos que transmitem aquilo que eu disse.
O pão a 10$ passou a custar 10 centimos de euro, 20$... E por aí fora.
Hoje um maço de Marlboro custa 4.5 E salvo erro, 900$, antes doEuro custava 300$.
Pequenos exemplos que transmitem aquilo que eu disse.
joao castro- Lenda Viva
Peplin escreveu:Eu ainda sou do tempo de almoçar na cantina da escola a 220 escudos. Agora pago... 2,20€.
Bom exemplo, vamos supor que recebias um salario de 70 contos, que até era bom na altura, 2 refeições, 440$ dia, 22 dias úteis seriam 9,680$, cerca de 7% do teu salário para refeições.
Hoje 2,20 Euros, 22 dias úteis, 48,4 Euros, sendo o teu salário 350 euros, falamos em cerca de 15% do teu rendimento em refeições, mais conta menos conta...
joao castro- Lenda Viva
Basicamente, e resumindo... Tudo o que se vendia na altura duplicou o preço...
famaboys- Moderador
Exacto, mas o rendimento do povo ficou igual.
joao castro- Lenda Viva
Eu pago 3€ por uma sandes e almoçar é 5€.Peplin escreveu:Eu ainda sou do tempo de almoçar na cantina da escola a 220 escudos. Agora pago... 2,20€.
Joca- Lenda Viva
E ainda há outra desvantagem do Euro. A possibilidade de não podermos fazer uma desvalorização competitiva... que nesta altura, apesar de tudo, podia ajudar.
Peplin- Lenda Viva
Joca escreveu:Eu pago 3€ por uma sandes e almoçar é 5€.Peplin escreveu:Eu ainda sou do tempo de almoçar na cantina da escola a 220 escudos. Agora pago... 2,20€.
Fdx, 3€? Com 3€, compro 3 baguetes no bar e ainda me sobram 30 cêntimos.
Peplin- Lenda Viva
True. Dava imensa ajuda.Peplin escreveu:E ainda há outra desvantagem do Euro. A possibilidade de não podermos fazer uma desvalorização competitiva... que nesta altura, apesar de tudo, podia ajudar.
Grande bar que há no ISEG, também queroPeplin escreveu:Joca escreveu:Eu pago 3€ por uma sandes e almoçar é 5€.Peplin escreveu:Eu ainda sou do tempo de almoçar na cantina da escola a 220 escudos. Agora pago... 2,20€.
Fdx, 3€? Com 3€, compro 3 baguetes no bar e ainda me sobram 30 cêntimos.
Joca- Lenda Viva
O Governo não colocou mão na alteração de preços, deixou que mercado seguisse o seu caminho, se já existia um pequeno fosso entre ricos e pobres, a partir daí criou-se um desfiladeiro autentico que enguliu a classe média.
Hoje não existem pobres, existe sim pobreza envergonhada endividada até aos calos e milionários que levam os seus investimentos para o estrangeiro para conseguirem serem ainda mais competitivos aqui no burgo e enriquecer ainda mais.
Hoje não existem pobres, existe sim pobreza envergonhada endividada até aos calos e milionários que levam os seus investimentos para o estrangeiro para conseguirem serem ainda mais competitivos aqui no burgo e enriquecer ainda mais.
joao castro- Lenda Viva
Hoje, praticamente, não há classe média...
Há pobres e ricos.
Há pobres e ricos.
famaboys- Moderador
Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. Os ricos não respondem à lei, temos um primeiro-ministro sob várias investigações e nada(mesmo sendo inocente, falta a decência de se demitir), temos banqueiros e CEOs condenados por fraude e saem ilesos com milhões no bolso.
Na minha opinião isto só muda com uma revolução(já se começam a ver manifs atrás de manifs e greves, falta só a união) ou algum "Obama" que venha mudar o rumo desta palhaçada. Só espero que quando acontecer, não seja tarde demais.
Até os chinocas nos compram a dívida nacional
Na minha opinião isto só muda com uma revolução(já se começam a ver manifs atrás de manifs e greves, falta só a união) ou algum "Obama" que venha mudar o rumo desta palhaçada. Só espero que quando acontecer, não seja tarde demais.
Blue Dragon- Lenda Viva
Podiam nao estragar o topico com o preco das sandes no bar.
Eu sou contra regressar ao escudo, como ja disse nao quero um pais 3o mundista. Mas eu tou a ver de fora, naturalmente conseguirei ter uma visao mais fria das coisas.
Acho que apesar de todos os defeitos que o Socrates possa ter, ele nao ta a fazer tao mau trabalho quanto isso, qualquer um que chegasse la na altura que ele chegou iria ter os mesmo problemas, ha uma crise mundial em actividade e claro que so nos ja estavamos fragilizados, ao fundo fomos. Nao desgosto da atitude dele de nao precisar de ajuda, so recisar de condicoes, nao convem a ninguem dar a imagem de coitadinhos la para fora. Portugal, Irlanda e Grecia aparecem todos os dias no Financial Times, todos querem que voltem a antiga moeda por ca.
mas, ha mais sobre politica do que economia...
Eu sou contra regressar ao escudo, como ja disse nao quero um pais 3o mundista. Mas eu tou a ver de fora, naturalmente conseguirei ter uma visao mais fria das coisas.
Acho que apesar de todos os defeitos que o Socrates possa ter, ele nao ta a fazer tao mau trabalho quanto isso, qualquer um que chegasse la na altura que ele chegou iria ter os mesmo problemas, ha uma crise mundial em actividade e claro que so nos ja estavamos fragilizados, ao fundo fomos. Nao desgosto da atitude dele de nao precisar de ajuda, so recisar de condicoes, nao convem a ninguem dar a imagem de coitadinhos la para fora. Portugal, Irlanda e Grecia aparecem todos os dias no Financial Times, todos querem que voltem a antiga moeda por ca.
mas, ha mais sobre politica do que economia...
Rui Cardoso- Lenda Viva
Blue Dragon escreveu:
vou ignorar os gritos de revolta e centrar-me nisto. Primeiro a expressão é escusada, depois não percebo o 'até'. Tens nocao que a China e o Brazil sao neste momento as economias em maior crescendo no mundo e que sao os dois unicos paises ja parcialmente libertos da recessão?
Rui Cardoso- Lenda Viva
Rui Cardoso escreveu:Blue Dragon escreveu:
vou ignorar os gritos de revolta e centrar-me nisto. Primeiro a expressão é escusada, depois não percebo o 'até'. Tens nocao que a China e o Brazil sao neste momento as economias em maior crescendo no mundo e que sao os dois unicos paises ja parcialmente libertos da recessão?
Obviamente que sei.......não se precisa ser um iluminado para perceber isso facilmente. O tom foi de brincadeira...................
Blue Dragon- Lenda Viva
Página 1 de 18 • 1, 2, 3 ... 9 ... 18
Página 1 de 18
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos