Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Futebol] André (António dos Santos Ferreira André)

3 participantes

Ir para baixo

[Futebol] André (António dos Santos Ferreira André) Empty [Futebol] André (António dos Santos Ferreira André)

Mensagem por Futre Qui Nov 18, 2010 11:58 pm

André


[Futebol] André (António dos Santos Ferreira André) Andr%C3%A9

António dos Santos Ferreira André nasceu no dia 24 de Dezembro de 1957 em Vila do Conde.
Fez toda a sua formação no Rio Ave e aos 17 anos já com idade de junior ingressou no Varzim e estreou-se como sénior na equipa principal na temporada de 1979/80. Ao serviço do clube da Póvoa começou a despertar o interesse de clubes maiores com as suas boas exibições, e em 1984/85 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
Logo na primeira temporada com a camisola dos Dragões, André sagrou-se Campeão Nacional, título que viria a repetir na temporada seguinte onde também juntos a vitória da Supertaça. Em 1986/87 aconteceu a primeira grande conquista da sua carreira ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus depois da vitória sobre os alemães do Bayern de Munique. Na temporada seguinte continuou no caminho das vitórias, ao conquistar o título de Campeão Nacional, a Taça de Portugal, e mais importante, a Taça Intercontinental ganha no Japão frente ao Peñarol do Uruguai, ao que se juntou a vitória na Supertaça Europeia. Em 1988/89 não venceu qualquer título, mas voltou a sagrar-se Campeão na temporada seguinte e a vencer a Supertaça. Na época de 1990/91 esteve presente no estádio do Jamor onde ganhou mais uma Taça de Portugal, e venceu também mais uma Supertaça. Na temporada seguinte de novo foi Campeão Nacional, titulo que repetiu na época que se seguiu onde repetiu a vitória em mais uma Supertaça. Em 1993/94 venceu outra Taça de Portugal e de novo a Supertaça. Na época de 1994/95 sagrou-se Campeão Nacional, o que seria a sua última vitória como jogador já que no final dessa época colocou um ponto final na sua brilhante carreira de futebolista.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
7 Campeonato de Portugal
3 Taça de Portugal
5 Supertaça Cândido de Oliveira

Publicada por Paulo Moreira em 12/07/2008


António André, o meu Nº 6 - trinco - de eleição!


Depois de recordar, com todo o gosto, algumas glórias das modalidades - sou, sempre fui, um portista ecléctico -, regresso ao futebol, para falar de um verdadeiro craque e um Grande profissional: técnica, força - arrastava a equipa às costas -, raça, alma e um espírito de guerreiro, indomável, eis António André, o meu Nª 6 de eleição, ele que curiosamente, jogava com a camisola Nº 11.
Ah, e marcava golos, muitos golos!...
Chegado ao F.C.Porto por indicação de J.M.Pedroto, já com 26 anos e oriundo do Varzim - filial Nº1 do F.C.Porto, é sempre bom lembrá-lo - na época de 1984/1985, por custos que até fazem rir - equipamentos, bolas, sapatilhas, etc. - , só à 7ª jornada - em Penafiel e debaixo de um autêntico dilúvio -, André conquistou a titularidade, tendo pegado de estaca e a partir daí, só saindo da equipa, por lesão ou castigo.
Internacional A português, ganhou ao serviço do F.C.Porto, tudo o que havia para ganhar: Campeão Nacional, Europeu e Mundial, ganhou também, a Supertaça europeia e a Taça e Supertaça, portuguesas.
Manteve-se sempre fiel ao clube azul e branco, apesar de várias propostas, algumas muito tentadoras, que recebeu do exterior. Terminou discretamente a carreira, com 37 anos, na época 1994/1995, mas continuou a servir o clube, primeiro como técnico adjunto e depois, como elemento do Departamento de Scouting.

Outra referência, para uma imagem que me marcou e que é demonstrativa do espírito de sacrifício e profissionalismo, do ex-internacional portista: jogava-se o F.C.Porto- U. da Madeira, Chico Nelo, curiosamente, um jovem formado no F.C.Porto, de má fé, deu um pontapé na cara de André, provocando-lhe um golpe que o deixou muito maltratado.
André, foi assistido e para espanto de todos os que estavam no saudoso Estádio das Antas, regressou ao relvado e cumpriu os noventa minutos do jogo.
Foi com estes exemplos, que a mística dos Dragões se foi criando e consolidando, fazendo do F.C.Porto, um clube ímpar no futebol português.
É sempre bom - sem saudosismos - recordá-lo, principalmente agora, que o plantel do F.C.Porto, por várias circunstâncias, tem cada vez menos jogadores portugueses.

Publicada por dragao vila pouca em Terça-feira, Outubro 14, 2008


Futre
Futre
Lenda Viva

Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

[Futebol] André (António dos Santos Ferreira André) Empty Re: [Futebol] André (António dos Santos Ferreira André)

Mensagem por Peplin Qui Nov 18, 2010 11:59 pm

Um dos grandes do nosso clube! Prayer
Peplin
Peplin
Lenda Viva

Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

[Futebol] André (António dos Santos Ferreira André) Empty Re: [Futebol] André (António dos Santos Ferreira André)

Mensagem por joao castro Sex Nov 19, 2010 12:03 am

Sem dúvida, Poveiro de gema!!!! Prayer

Ele marcou uma era no nosso clube, e definiu uma nova posição no terreno, o "Trinco"...

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Futebol] André (António dos Santos Ferreira André) Empty Re: [Futebol] André (António dos Santos Ferreira André)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos