Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
+5
missy.
baseado
Peplin
famaboys
Futre
9 participantes
Página 1 de 1
Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidaturaRelatório de avaliação apresentado, candidatura ibérica inclui TGVA FIFA divulgou nesta quarta-feira o relatório técnico de avaliação das candidaturas ao Mundial 2018 e 2022, cujos vencedores serão conhecidos a 2 de Dezembro. A candidatura de Portugal e Espanha está bem cotada, mas o relatório aponta algumas dúvidas. Nomeadamente quanto aos transportes, e no projecto de candidatura até está prevista a construção do TGV até 2012.
A candidatura ibérica disputa o Mundial 2018 com outras três europeias: Inglaterra, Rússia e Holanda/Bélgica. Portugal e Espanha são quem apresenta mais estádios, nada menos que 21 (a FIFA exige 12 e a candidatura assume que o número será reduzido numa selecção final) e quem prevê vender mais bilhetes, tendo o segundo maior orçamento, atrás da Inglaterra.
O relatório destaca como pontos mais críticos a organização conjunta, que levanta «desafios no que diz respeito a assegurar padrões consistentes» em várias áreas, bem como alguns dados relativos a hotéis. O projecto ibérico apresenta 85 mil quartos garantidos, quando a FIFA apenas exige 60 mil, mas o relatório nota que 15 mil deles ficam «muito fora» das cidades candidatas e 40 por cento do total são em Barcelona e Madrid.
Quanto aos transportes, a candidatura conta com o TGV e com três aeroportos internacionais (Madrid, Barcelona e Lisboa), mas a FIFA nota que em alguns casos as infra-estruturas de transportes da cidade «requerem atenção». Também nota que não foram fornecidos dados suficientes no que diz respeito a comunicações e tecnologia ou plano de segurança.
O relatório analisa ainda as cinco candidaturas não europeias ao Mundial 2022: Austrália, Japão, Coreia do Sul, Qatar e EUA.
As quatro candidaturas europeias
Espanha/Portugal
18 cidades-sede
21 estádios (selecção final pendente), 9 renovados e 5 novos
85 mil quartos de hotel
3,6 milhões de bilhetes vendidos estimados
675,6 milhões de dólares de orçamento (para o Mundial 2018 e a Taça das Confederações 2017)
A favor: A história comum de Portugal e Espanha, o apoio dos Governos, experiência de organização de eventos
Pontos críticos: Não foi especificado um conceito operacional de segurança, é necessária maior clarificação em áreas como acomodação e transportes, a co-organização é «um desafio»
Holanda/Bélgica
12 cidades-sede
14 estádios, 6 renovados e 7 novos
28 mil quartos de hotel
3,3 milhões de bilhetes vendidos estimados
541,6 milhões de dólares de orçamento (para o Mundial 2018 e a Taça das Confederações 2017)
A favor: Experiência de organização do Euro 2000, rede de transportes , infra-estrutura de comunicações e tecnologia
Pontos críticos: Falta de todas as garantias de ambos os governos, oferta hoteleira abaixo do requerido, a co-organização é «um desafio»
Inglaterra
12 cidades-sede
17 estádios, 5 renovados e 5 novos
10.700 quartos de hotel
3,3 milhões de bilhetes vendidos estimados
722,9 milhões de dólares de orçamento (para o Mundial 2018 e a Taça das Confederações 2017)
A favor: Tradição e experiência, transportes, comunicações e tecnologia, potencial de mercado
Pontos críticos: Número insuficiente de hotéis pré-definidos, com risco de aumento de preços
Rússia
13 cidades-sede
16 estádios, 3 renovados e 13 novos
100 mil quartos de hotel
3,1 milhões de bilhetes vendidos estimados
641,3 milhões de dólares de orçamento (para o Mundial 2018 e a Taça das Confederações 2017)
A favor: Projecto abrange toda a Rússia, muitos estádios e hóteis novos
Pontos críticos: Longas distâncias pressionam infra-estrutura de transportes aéreos, infra-estrutura de comunicações teria de ser melhorada em várias regiões, oferta hoteleira muito dependente da construção.
Futre- Lenda Viva
- Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Inglaterra ou Holanda e Bélgica...
famaboys- Moderador
- Mensagens : 5266
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Famalicão
Peplin- Lenda Viva
- Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 34
Localização : Seixal
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Portugal, não
Já chega esta crise
Já chega esta crise
Futre- Lenda Viva
- Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Sou eu o único a querer o Mundial cá? o.0
baseado- Lenda Viva
- Mensagens : 3028
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 34
Localização : Lisboa
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
baseado escreveu:Sou eu o único a querer o Mundial cá? o.0
Não é que eu não gostasse de cá ter o Mundial... O problema é se temos possibilidades económicas para o fazer, essa para mim é a questão fundamental.
Futre- Lenda Viva
- Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Como vamos fazer em conjunto com a Espanha suponho que não seja preciso um grande investimento, temos estádios novos e hotéis por aqui não faltam.
missy.- Moderador
- Mensagens : 8179
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Porto
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Exacto já gastamos o pior que era nos estádios novos.
Como em Portugal só tão previstos jogos nos estádios dos 3 grandes eu penso que até lucramos com a quantidade de adeptos que virão cá fazer despesa.
Como em Portugal só tão previstos jogos nos estádios dos 3 grandes eu penso que até lucramos com a quantidade de adeptos que virão cá fazer despesa.
baseado- Lenda Viva
- Mensagens : 3028
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 34
Localização : Lisboa
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
FIFA aponta o dedo a oferta hoteleira e plano de segurança da candidatura ibérica
A FIFA divulgou nesta quarta-feira o relatório de avaliação às diferentes candidaturas que se apresentaram à organização dos Mundias de 2018 e 2022. À portuguesa e espanhola foram apontados alguns reparos.
Primeiro a FIFA elogiou o facto de a candidatura conjunta merecer o apoio das autoridades políticas nacionais e locais, para além das entidades ligadas mais directamente ao futebol em ambos os países, referindo que Portugal e Espanha têm experiência na organização de grandes eventos internacionais nos últimos 20 anos.
Elogiadas foram ainda as diversas ideias que o dossier de candidatura apresenta no que diz respeito a programas de desenvolvimento do futebol.
Depois surgiram os reparos. Segundo a FIFA, a proposta ibérica apresenta o número requisitado de hotéis para alojamento das selecções bem como de centros de treino, mas não o de locais de treino nas cidades dos jogos.
No que diz respeito à oferta hoteleira destinada ao público, estão assegurados 85 mil quartos, o que excede os 60 mil que a FIFA considera como mínimo exigível. Mas refere-se que 15 mil destes alojamentos se situam fora das cidades candidatas a receber jogos do torneio, sublinhando-se também que 40 por cento dos 85 mil quartos se concentram em apenas duas cidades: Barcelona e Madrid.
No que diz respeito a meios de transporte, indica-se que a proposta luso-espanhola oferece três aeroportos internacionais (Lisboa, Madrid e Barcelona), elogiando-se ainda a existência de uma rede ferroviária de alta velocidade (embora só se refira a infra-estrutura espanhola), indicando que está prevista a sua conclusão para 2012. No entanto, frisa-se que, em alguns casos (que não são especificados), a infra-estrutura de transportes exige alguma atenção.
A FIFA considera ainda que a informação fornecida no capítulo relativo a comunicações e tecnologia é insuficiente, impossibilitando uma avaliação adequada sobre o tema. E também se critica o facto de não ter sido facultado um conceito operacional claro relativo a segurança. O relatório considera, contudo, que os parâmetros internacionais normalmente aplicáveis em eventos desta dimensão deverão ser cumpridos pelos países ibéricos, o mesmo sucedendo no que diz respeito aos serviços de saúde.
No que concerne à área de marketing, a FIFA considerou os mercados português e espanhol como desenvolvidos, salientando que a rentabilidade expectável com a venda dos direitos de transmissão televisiva estão assegurados com a realização do Mundial na Europa.
A proposta portuguesa e espanhola apresenta uma estimativa de 675,6 milhões de dólares (497,6 milhões de euros) para despesas de funcionamento relacionadas com a organização da Taça das Confederações e do Mundial. Prevê-se ainda que sejam vendidos um pouco mais de 3,6 milhões de bilhetes.
A proposta ibérica inclui 18 cidades e 21 estádios (ainda dependentes de uma selecção final). O orçamento previsto para construção e renovação de estádios totaliza quase dois mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros).
Uma nota final sublinha que o Governo português tem experiência recente no apoio e organização de grandes eventos desportivos, em que deu provas da sua disponibilidade para efectuar concessões materiais e de ir ao encontro das exigências dos organizadores.
Portugal/Espanha
Cidades-sede: 18
Estádios: 21 sujeitos a uma selecção (cinco novos e nove renovados)
Orçamento para estádios: 1,5 mil milhões de euros
Quartos de hotel: 85.000
Despesas correntes: 497 milhões de euros
Bilhetes: 3,6 milhões
Pontos fortes: Experiência na organização de eventos, apoio das entidades estatais
Pontos fracos: Número insuficiente de locais de treinos nas cidades-sede, falta de um plano detalhado de segurança, alojamento longe das cidades dos jogos.
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1466658
Pelo que já ouvi falar, participarmos com 40% do orçamento total com apenas 3 estádios...
E não sei até que ponto não teremos de fazer obras de ampliação desses mesmos estádios, para além de ainda juntar mais 8 anos na idade desses estádios...
Para além disso teremos de fazer mais investimentos em infraestruturas e vias de comunicação... etc.
E como bom português não devemos esquecer das derrapagens.
Futre- Lenda Viva
- Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Eu só não quero o Mundial cá, por associação com esses gajos.
Peplin- Lenda Viva
- Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 34
Localização : Seixal
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Não sei se os estádios dos grandes cumprem as regras da FIFA para a organização de um Mundial, creio que há um limite mínimo de capacidade e creio que só o da Luz se safa nesse campo...
Mas não quero o Mundial cá por muito que me custe... As despesas que teríamos seriam exorbitantes e afundávamos mais o país.
Mas não quero o Mundial cá por muito que me custe... As despesas que teríamos seriam exorbitantes e afundávamos mais o país.
famaboys- Moderador
- Mensagens : 5266
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Famalicão
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Claro que cumprem. Então o Mundial da Alemanha tinha estádios com capacidade máxima de 30.000 espectadores...
Joca- Lenda Viva
- Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Lisboa
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Estava a pensar no jogo de abertura e na final...
Mas isso acho que já está delineado...
Nou Camp - abertura
Santiago Bernabéu - Final
Mas isso acho que já está delineado...
Nou Camp - abertura
Santiago Bernabéu - Final
famaboys- Moderador
- Mensagens : 5266
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Famalicão
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Os estádios para o Mundial têm que ter uma capacidade mínima de 40000 lugares, por isso, teríamos que remodelar alguns dos nossos estádios.
Peplin- Lenda Viva
- Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 34
Localização : Seixal
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
As meias finais também não é um limite maior que os 40.000?
Futre- Lenda Viva
- Mensagens : 2058
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : LX
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
O estádio do Nuremberga tem capacidade para 30000 lugares, salvo erro.Peplin escreveu:Os estádios para o Mundial têm que ter uma capacidade mínima de 40000 lugares, por isso, teríamos que remodelar alguns dos nossos estádios.
Joca- Lenda Viva
- Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Lisboa
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Estás enganado, Joca, tem capacidade para quase 49000 espectadores. Na altura do Mundial, tinha capacidade para 42000 espectadores.
Sim. Só o jogo de abertura e a final é que têm que ter um limite mínimo superior (60000, creio).
Argon escreveu:As meias finais também não é um limite maior que os 40.000?
Sim. Só o jogo de abertura e a final é que têm que ter um limite mínimo superior (60000, creio).
Peplin- Lenda Viva
- Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 34
Localização : Seixal
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Ainda sobre este tema, estive a analisar melhor as candidaturas e creio que a nossa é a grande favorita, a par do duo Bélgica/Holanda. Vejamos:
- Rússia: sendo o maior país do Mundo, tem um grande problema com os fusos horários (que prejudicarão as transmissões televisivas) e com os transportes (haverá um grande pressão na eficiência dos meios aéreos). Para além disso, terá que investir muito dinheiro (perto de 3 mil milhões de euros).
- Inglaterra: Tem pouca oferta hoteleira (e cara) e num espaço de 19 anos (1996 a 2015), foi (ou será) organizadora de vários eventos: Euro 96, Jogos da Commonwealth 02, Jogos Olímpicos em 2012 e Campeonato do Mundo de Rubgy em 2015. Parece-me ser a candidatura com menos chances.
- Bélgica/Holanda: A única desvantagem parece-me ser a oferta hoteleira. De resto, são 2 países bem estruturados, que já estiveram numa organização conjunta (Euro 00) e que têm pouca necessidade de investimento.
- Portugal/Espanha: tal como a candidatura Bélgica/Holanda, há pouca necessidade de investimento e é a que tem maior oferta de bilhetes. As maiores desvantagens serão a capacidade hoteleira (das 85000 camas propostas, mais de metade estão concentradas em Lisboa, Madrid e Barcelona) e o facto de nós termos recebido uma competição importante há pouco tempo (Euro 04).
- Rússia: sendo o maior país do Mundo, tem um grande problema com os fusos horários (que prejudicarão as transmissões televisivas) e com os transportes (haverá um grande pressão na eficiência dos meios aéreos). Para além disso, terá que investir muito dinheiro (perto de 3 mil milhões de euros).
- Inglaterra: Tem pouca oferta hoteleira (e cara) e num espaço de 19 anos (1996 a 2015), foi (ou será) organizadora de vários eventos: Euro 96, Jogos da Commonwealth 02, Jogos Olímpicos em 2012 e Campeonato do Mundo de Rubgy em 2015. Parece-me ser a candidatura com menos chances.
- Bélgica/Holanda: A única desvantagem parece-me ser a oferta hoteleira. De resto, são 2 países bem estruturados, que já estiveram numa organização conjunta (Euro 00) e que têm pouca necessidade de investimento.
- Portugal/Espanha: tal como a candidatura Bélgica/Holanda, há pouca necessidade de investimento e é a que tem maior oferta de bilhetes. As maiores desvantagens serão a capacidade hoteleira (das 85000 camas propostas, mais de metade estão concentradas em Lisboa, Madrid e Barcelona) e o facto de nós termos recebido uma competição importante há pouco tempo (Euro 04).
Peplin- Lenda Viva
- Mensagens : 4170
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 34
Localização : Seixal
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
é uma situação ambígua: por um lado era bom para o país: turismo, publicidade etc, mas por outro não sei até que ponto o dinheiro obtido compensa as despesas :S
witch- Sócio Cativo
- Mensagens : 800
Data de inscrição : 04/10/2010
Idade : 34
Localização : Deserto do Sahara (Margem Sul)
Re: Mundial 2018: o que a FIFA acha sobre cada candidatura
Eu quero que Portugal ganhe. É uma maneira económica de fazer um Mundial.
Vão ter um Mundial caído do céu e estão-se a queixar (se a candidatura ganhar)
Que eu saiba eles podiam perfeitamente concorrer sem nós que se arriscavam a ganhar também. Não precisam de nós para nada.
Vão ter um Mundial caído do céu e estão-se a queixar (se a candidatura ganhar)
Que eu saiba eles podiam perfeitamente concorrer sem nós que se arriscavam a ganhar também. Não precisam de nós para nada.
Varekai- Lenda Viva
- Mensagens : 3350
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 30
Localização : Oeiras
Tópicos semelhantes
» O impacto económico de um Mundial da FIFA
» [MaisFutebol] Pizzaria irlandesa oferece pizzas a cada golo sofrido pela França
» [PC; PS3; Xbox360] FIFA
» [PS3] Clube FIFA 11
» [ABola] FIFA não quer empates na primeira fase dos Mundiais
» [MaisFutebol] Pizzaria irlandesa oferece pizzas a cada golo sofrido pela França
» [PC; PS3; Xbox360] FIFA
» [PS3] Clube FIFA 11
» [ABola] FIFA não quer empates na primeira fase dos Mundiais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos