Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

4 participantes

Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por Nuno90 Qua Jul 21, 2010 12:37 am

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto 1zzjg3d

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto
por Rui Tovar, Publicado em 20 de Julho de 2010 | Actualizado há 16 horas

A 20 de Julho de 1988, o FC Porto treinava sem Mlynarczyk e cruzou-se com o belga em Milão. Convidou-o mas este disse não. E lá entrou Baía

Verão de 1988. Enquanto o Sporting procura treinador (Manuel José vetado por dirigentes e um abaixo-assinado com seis mil assinaturas, Raul Águas equacionado e, por fim, Pedro Rocha apresentado) e contrata o excêntrico guarda-redes uruguaio Rodolfo Rodríguez, estala o verniz no designado Pacto dos Cavalheiros, com o FC Porto a sacar o central Dito e o avançado Rui Águas ao Benfica. É tempo de bate-boca presidencial, entre Pinto da Costa e João Santos. Quando já só restam estilhaços desse diálogo de cavalheiros, o FC Porto começa a pré-época sem o guarda-redes polaco Mlynarczyk, incomunicável, ninguém sabe onde. Passa um dia, dois... uma semana, duas. A situação é insustentável. Quinito, o treinador, olha para o lado e só tem Zé Beto como alternativa a Mlynarczyk, mais um miúdo verdinho dos juniores chamado Vítor Baía.

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto 0000194074

É aí que se dá o encontro entre dirigentes do FC Porto e do Malines, no aeroporto de Milão. A 20 de Julho de 1988, Pinto da Costa e companhia falam com Michel Preud'homme e convidam-no para assinar pelo FC Porto. Ali mesmo, no Aeroporto Malpensa, nas barbas do Malines. O belga agradece a atenção mas recusa. Um jornalista do "Gazzetta dello Sport" fala com Preud'homme. "Foi engraçado este assalto ao aeroporto mas não vou para lado nenhum. Fico no Malines, onde estou bem."

Afinal, Preud'homme é o titular da baliza do vencedor da Taça das Taças desse ano (1-0 ao Ajax) e do futuro campeão da Supertaça Europeia. O FC Porto ouve o "não" e arrepia caminho, resignado. Dias mais tarde, lá aparece Mlynarczyk, que (coisas do destino) se lesiona na clavícula durante um treino em Setembro e volta a deixar o FC Porto à guarda de Zé Beto. Mas só até Fevereiro. Porque aí Artur Jorge aposta em Vítor Baía. E o resto é o que a gente sabe. Sobre Baía, o homem dos 29 títulos. E sobre Preud'homme, o homem que pediu à FIFA para usar óculos escuros durante os jogos do Mundial-90, em Itália, devido ao sol. O homem que deixou todo um país (o português) de boca aberta. Não pela nega ao FC Porto em 1988 mas sim pela regularidade exibicional no Benfica, entre 1994 e 1999.

O primeiro guarda-redes estrangeiro no Benfica e a única excelente contratação do Benfica no reinado de Artur Jorge. No Verão de 1994, o internacional belga chegou a Lisboa com o título de melhor guarda-redes do Mundial dos EUA, atribuído pela FIFA (prémio Yashine). Tinha 35 anos e nem esse factor causou desconfiança. Era completo. Elástico, seguro, reflexos apuradíssimos e profissional. Antes de qualquer jogo, costumava visitar o estádio para ver as condições do relvado, as balizas...

Esteve na Luz cinco épocas e só ganhou uma Taça de Portugal (3-1 ao Sporting, na célebre final do verylight em 1996). Mais importante que os títulos, Preud'homme saiu pela porta grande: respeitado e admirado por todos, desde companheiros a adversários, passando por adeptos e jornalistas. Um homem completo. Bem... para o FC Porto não o terá sido naquele fim de manhã de 20 de Julho de 1988.
in i
Nuno90
Nuno90
Dragão de Bronze

Mensagens : 11515
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Mozelos City

https://twitter.com/nunogois90

Ir para o topo Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Re: Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por Daniel Novo Qua Jul 21, 2010 9:44 am

Interessante.

Já agora, isto:
mais um miúdo verdinho dos juniores chamado Vítor Baía.
Faz-me reflectir ...

Para os mais veteranos, sempre se chegou a saber a razão da ausência do Mlynarczyk durante duas semanas?
Daniel Novo
Daniel Novo
Lenda Viva

Mensagens : 3072
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo

Ir para o topo Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Re: Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por CEO Qua Jul 21, 2010 10:39 pm

Não faço ideia, Daniel Novo, nem me lembrava dessa ausência do Mlynarczyk. O que sei, contudo, é que quem lançou o Baía foi mesmo o Quinito e não o Artur Jorge. O descuido tradicional dos jornalistas portugueses com os factos históricos levam ao reescrever da história.

CEO
Treinador de Sofá

Mensagens : 180
Data de inscrição : 28/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Re: Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por joao castro Qua Jul 21, 2010 10:56 pm

Existe uma grande discrepancia sobre a estreia do Baía, uns dizem que foi mesmo em 1988 com o Quinito, outros no ano seguinte com Artur Jorge a 11 de Setembro contra o Guimarães.

Aquilo que eu sei de memoria, é que ele abdicou de jogar o mundial de 89 para se preparar como titular do Porto, ou seja, se assim foi é porque pelo menos uma vez já tinha jogado, por isso acredito que foi com o Quinito a sua estreia.

Sobre o Mlynarczyk, não desapareceu, foi de férias é diferente, mas houve alguma polémica em relação a isso, mas nunca se soube ao certo e nem foi aprofundada.

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Re: Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por CEO Qua Jul 21, 2010 11:05 pm

Nós, João, simples adeptos, até podemos confundir as datas (eu tenho a certeza que foi com o Quinito), mas os jornalistas têm obrigação de verificar os factos antes de escreverem.

CEO
Treinador de Sofá

Mensagens : 180
Data de inscrição : 28/05/2010
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Re: Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por joao castro Qui Jul 22, 2010 9:26 am

Exactamente, as discrepancias de opinião advém precisamente dos jornalistas, eu li artigos do MaisFutebol, Wikipédia, etc, uns dizem uma coisa, outros outra.

Eu recordo do Zé Beto e do Mly estarem lesionados, por isso em 1988 o 3ºGR, Baía ter sido chamado, e quando chegou o Artur Jorge, não me lembro se algum dos dois já estava recuperado, e só depois o Baía ganhou o lugar, já com a época 89/90 em curso...

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto Empty Re: Preud'homme. Do FC Porto, um assalto no aeroporto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos