Estudo de reputação na comunicação social
2 participantes
Página 1 de 1
Estudo de reputação na comunicação social
Estudo anual Marktest Reputation Index
MARKTEST REVELA REPUTAÇÃO DAS MARCAS DE MEDIA
- RFM, VISÃO, TSF, EXPRESSO E RTP LIDERAM.
- JORNAL DE NOTÍCIAS LIDERA NOS DIÁRIOS
- RECORD VENCE NOS DESPORTIVOS
A Marktest apresenta pelo segundo ano consecutivo as conclusões do estudo “Marktest Reputation Índex – Media” (MRI), que estuda a reputação das marcas de media, analisando factores como a confiança, a imagem ou a satisfação. O estudo tem por objectivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos. O MRI permite ainda a comparação da reputação da marca face aos utilizadores versus não utilizadores da marca bem como analisar género, idade, classe social e região do perfil dos indivíduos onde a marca tem maior ou menor reputação. Por fim, a marca tem ainda acesso aos níveis de satisfação e recomendação dos seus utilizadores/consumidores face à média do sector em que se inserem. Neste índice, a reputação resulta de uma média de valores obtidos para as variáveis Imagem da marca e Confiança gerada pela marca, normalizados para um Índice (0-100).
O universo do estudo é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental. A amostra, proporcional e representativa, é constituída por cerca de 1525 indivíduos. Para o sector dos Media, a Marktest decidiu avaliar 48 marcas distribuídas pelos diferentes meios televisão, imprensa e rádio.
RANKING E PRINCIPAIS CONCLUSÕES
1) RANKING TOP 10 DA ANÁLISE A 48
RANKING
MARCA
MRI
1
RFM
76,89
2
VISÃO
75,33
3
TSF
74,33
4
EXPRESSO
74,11
5
RTP
73,67
6
RÁDIO COMERCIAL
72,89
7
SIC
71,83
8
ANTENA 1
71,44
9
JORNAL DE NOTÍCIAS
71,06
10
PÚBLICO
70,94
2) CONCLUSÕES POR SEGMENTO
- GERAL
- O meio “rádio” foi o que obteve uma média de MRI mais elevado. Com um índice médio de 69,27, a rádio posiciona-se na liderança entre os meios de comunicação social. Segue-se a imprensa semanal de informação geral, com um média de 68,36 pontos. As televisões têm uma média de 67,64.
- RÁDIO
- A liderança do ranking geral de media é ocupada pela RFM, com um MRI de 76,89. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos.
- Quatro marcas de rádio (RFM, TSF, Comercial e Antena 1) conseguem atingir o top 10 do ranking.
- A rádio de informação com maior índice de reputação é a TSF, que surge em terceiro lugar no ranking geral, com 74,33. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos do sexo masculino, indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos, da região do Grande Porto e classe A/B.
- IMPRENSA SEMANAL DE INFORMAÇÃO GERAL
- A liderança na imprensa é ocupada pela “Visão”, revista que ocupa o segundo lugar do ranking geral com 75,33. Lidera na confiança, imagem, satisfação e recomendação. Segundo a Marktest, “os valores obtidos pela Visão na satisfação e recomendação são bastante elevados, superando a média dos restantes suportes avaliados nesta categoria”.
- O “Expresso” vence entre os jornais, com um MRI de 74,11, alcançando o quarto lugar no ranking geral. Com uma reputação mais elevada junto dos indivíduos pertencentes à classe A/B, a reputação do jornal Expresso é transversal à maioria das variáveis sócio-demográficas, escreve a Marktest.
- TELEVISÃO
- Entre as televisões, a RTP é o canal com maior índice de reputação (73,67) e surge em 5.º lugar no ranking geral. É o canal que transmite maior confiança e que tem melhor imagem. Segundo o estudo, “a aposta em conteúdos transversais ao sexo e idade faz com que a reputação da RTP não difira muito entre géneros e escalões etários”.
- A SIC, o segundo canal no ranking, é o canal que reúne maior score de satisfação.
- JORNAIS DIÁRIOS
- O “Jornal de Notícias” lidera entre os jornais diários, com índice de 71,06, ocupando a 9.ª posição no ranking geral. O “JN” vence nos na confiança, imagem, satisfação e recomendação. A reputação do “Jornal de Notícias” é superior na região do Grande Porto.
- Além do “JN” consta também no top 10 o “Público”, com um MRI de 70,94. O seu índice de reputação é mais elevado junto dos indivíduos com idades compreendidas entre 15/24 anos e 45/54 anos e da classe A/B.
- REVISTAS MENSAIS
- A “Exame” é a revista mensal com o MRI mais elevado – 69,56, ocupando o 12.º lugar no ranking. Obtém scores superiores à media do segmento em todas as variáveis sócio-demográficas.
- A “Rotas & Destinos” é a revista de viagens com melhor MRI (62,72).
- JORNAIS DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA
- O “Jornal de Negócios” lidera o ranking nesta categoria, com um MRI de 67,11. Ocupa a 17.ª posição no ranking geral.
- O “Diário Económico” obtém 66,78 de índice. Apesar da proximidade dos valores obtidos, o Jornal de Negócios obtém ligeira vantagem nas variáveis confiança e recomendação. Já o Diário Económico obtém uma ligeira vantagem nos indicadores imagem e satisfação.
- JORNAIS DESPORTIVOS
- O “Record” é o jornal desportivo com o maior índice no segmento: 58,33, ocupando a 31.ª posição no ranking geral. Obtém maior índice nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos.
- REVISTAS SEMANAIS
- A “Caras” lidera nas revistas semanais, com um MRI de 51,72, ocupando o 43.º lugar no ranking geral. Destaca-se no segmento 35/44 anos.
FONTE: Marktest
Record
WTF??
Este país anda perdido, um jornal que não acerta numa contratação tem a melhor reputação?
PauloFerreiraFCP- Treinador de Bancada
- Mensagens : 450
Data de inscrição : 22/10/2010
Idade : 31
Localização : Braga
Re: Estudo de reputação na comunicação social
abola não fornece os dados das vendas, nos últimos anos nunca o fez. Estima-se que esteja à frente do record mas como não fornece dados...
Varekai- Lenda Viva
- Mensagens : 3350
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 30
Localização : Oeiras
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos