Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Domingos Paciência

Ir para baixo

Domingos Paciência Empty Domingos Paciência

Mensagem por Daniel Novo Dom Abr 17, 2011 11:13 pm

DOMINGOS PACIÊNCIA


Domingos Paciência 20110417drago66domingos

Domingos José Paciência Oliveira nasceu em Leça da Palmeira em 2 de Janeiro de 1969 e chegou ao Porto aos 13 anos de idade na companhia do amigo Vítor Baía. Miúdo franzino mas dotado de uma técnica especial foi intensivamente trabalhado pelo departamento de futebol juvenil do Porto para ganhar "músculo" até ser chamado para os seniores em 1987 quando o treinador era Tomislav Ivic (o tal que considerava que Gomes estava "finito"). O ex-júnior Domingos estreou-se nos seniores num particular em Itália contra o Foggia em 15 de Agosto de 1987 mas só a 13 de Abril de 1988 fez o seu primeiro jogo oficial pelos azuis e brancos. Foi no jogo da 30 jornada contra o Elvas em que entrou aos 64 minutos em substituição do ponta de lança brasileiro Raudnei tendo a cinco minutos do final do encontro apontado o quarto e último golo da equipa numa recarga oportuna a remate de Sousa.

Domingos Paciência 20110417drago66domingos

Domingos era um verdadeiro ponta de lança mas ao mesmo tempo um jogador de uma qualidade técnica notável que lhe permitia jogar nas alas quando necessário. Aliás, numa entrevista em 1995, ele próprio definia-se como "um jogador útil que trabalha para a equipa" e acrescentava: "Se vir um colega em melhor posição para marcar, dou-lhe o golo. Não estou para prejudicar a equipa. Não vivo de troféus individuais, mas, sim, de triunfos colectivos." Além de ser um avançado com um bom jogo de cabeça era um jogador que pensava e executava rapidamente.

Nas 12 épocas em que jogou pelo Porto Domingos tornou-se um dos principais goleadores não sendo, apesar disso, um titular indiscutível em algumas das épocas. Depois de em 90/91 ter marcado 24 golos e ter perdido a Bola de Prata para Rui Águas a quem foi contabilizado um golo fantasma, conseguiu na época 95/96 o seu melhor registo na Liga com 25 golos em 29 jogos (sei dos quais incompletos), ganhando finalmente a Bola de Prata e conquistando também o prémio de melhor jogador do Campeonato Nacional. Em 96/97, com a chegada de Mário Jardel e uma série de arreliadoras lesões marca apenas 3 golos e termina uma primeira ligação ao Porto partindo para Tenerife.

Domingos Paciência 20110417drago66domingos

Dois anos depois regressa ao Porto (apesar do assédio do Sporting) mas sem voltar a atingir o brilhantismo anterior. Depois de 263 jogos ao serviço do Porto com 106 golos marcados Domingos conquistou 7 campeonatos, 5 Taças de Portugal e 6 Supertaças deixando de jogar no final da época 2000/01. Lembro-me de vários golos marcados ao Sporting em Alvalade (que nos deram o campeonato) e também de alguns aos vermelhos como um em Paris que nos deu mais uma Supertaça. Representou ainda por 35 vezes a Selecção portuguesa apontando 9 golos.

Domingos Paciência 20110417drago66domingos

Uma das histórias mais curiosas passadas com o goleador e bem ao gosto de Pinto da Costa aconteceu em 11 de Dezembro de 1995 quando perante muitos jornalistas, e depois de muitas perguntas sobre se Domingos saía para Itália, o Presidente anunciou ao seu estilo: "Meus senhores, vou apresentar-lhes o futuro ponta-de-lança do F.C. Porto. Desculpem se fala português." Às palavras irónicas e enigmáticas de PC seguiu-se a entrada na sala de Domingos reafirmando a condição de "personalidade emblemática" do clube.

Obrigado Domingos!

Domingos Paciência 20110417drago66domingos

Fonte: http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2011/04/domingos-paciencia.html

Como é que ainda não havia tópico pra ele, crl? Domingos Prayer Lembro-me vagamente dele, ainda era demasiado novinho para conseguir analisar o jogo e os jogadores da forma que hoje faço. Quero ver se apanho uns jogos dele, falam-me muito bem do Minguinhos.
Daniel Novo
Daniel Novo
Lenda Viva

Mensagens : 3072
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 30
Localização : Viana do Castelo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos