Os Estádios da História...
+17
a.lopes
Tio Hans
Peplin
Futre
Varekai
UnReal
portista1994
dekap
famaboys
Rissol
badblood
missy.
Admin
fabuloso
Shinny
Nuno90
joao castro
21 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Os Estádios da História...
Rissol escreveu:Eu nas antas fui ver a festa do penta contra o estrela da amadora(acho que ficou 6-0)
Estás a confundir com o jogo do tri no Dragão.
fabuloso- Lenda Viva
OJogo escreveu:ECA premeia FC Porto pelo maior feito não desportivo
O FC Porto foi distinguido com a atribuição do prémio para maior feito não desportivo do ano de 2009 pela European Club Association, que ontem se reuniu em Genebra. Os portistas foram premiados pelas boas práticas ambientais no Estádio do Dragão, que, de resto, já valeram ao clube a certificação de qualidade e ambiente que o recinto ostenta.
http://www.ojogo.pt/26-250/artigo883998.asp
UnReal- Lenda Viva
Localização : Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto
O Estádio das Antas
Estádio das Antas:
Foi numa Assembleia Geral em 1933 que surgiu a proposta de construção de um novo estádio, já que o Campo da Constituição começava a revelar-se pequeno para o FC Porto. A proposta foi aprovada por unanimidade, mas só em 1937 começaram a ser tomadas medidas no sentido de concretizar o objectivo, com a criação de um empréstimo obrigacionista. Dez anos depois foi comprada uma área de 48.000 metros quadrados na zona das Antas, na parte leste da cidade do Porto. A primeira pedra foi lançada em acto simbólico em Dezembro de 1949, tendo a obra começado cerca de um mês depois.
José Bacelar, sócio nº1 do FC Porto na altura, pagou o salário do primeiro dia de trabalho a todos os operários. A solidariedade da população da cidade e da região para com o FC Porto ficou também marcada por dois cortejos de materiais, em que dezenas de camionetas, autocarros e furgonetas seguiram em cortejo para o estádio levando material de construção.
Ao longo do processo foi necessário comprar terrenos adjacentes aos originais, pois concluiu-se que 48.000 metros quadrados não seriam suficientes para o complexo desportivo que o FC Porto pretendia construir. Comprados os referidos terrenos, a área total ascendeu aos 63.220 metros quadrados. A capacidade original do estádio era de 44.000 espectadores, distribuídos por três bancadas - duas superiores e uma lateral. O lado leste do campo não tinha bancada, sendo chamado de Porta da Maratona.
No dia 28 de Maio de 1952 o Estádio do Futebol Clube do Porto foi inaugurado numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes, então presidente de Portugal. Urgel Horta presidia ao FC Porto na altura. Após a cerimónia foi realizado um jogo inaugural efectuado perante os rivais S.L. Benfica. A partida terminou com a vitória do S.L. Benfica, por 8-2.
Modificações:
- 1960 - inauguração da pista de ciclismo
- 1962 - inauguração da iluminação artificial
- 1976 - fecho da Porta da Maratona, ou seja, construção de uma bancada ao longo da lateral leste do campo, acrescida de um segundo anel - a arquibancada, que aumentou a capacidade do estádio para 65.000 lugares. estando apenas 30% da bancada encadeirada.
- 16.12.1986 - a capacidade do estádio aumentou para 95.000 lugares! rebaixamento do campo - a bancada avança na direcção do campo, substituindo a pista de ciclismo e atletismo.
- na década seguinte o estádio foi sendo gradualmente encadeirado - terminado o procedimento, a capacidade do estádio diminuiu para cerca de 55.000 lugares
O complexo:
Quando se fala no Estádio das Antas, nem sempre se fala apenas no estádio em si; a expressão pode designar também todo o complexo desportivo que, ao longo das cinco décadas de existência do estádio, foi sendo construído à sua volta. Esse complexo incluía, entre outras coisas:
O Pavilhão Américo de Sá (com capacidade para 7.000 pessoas), onde actuavam as equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins do FC Porto (a de basquetebol passaria a jogar no Pavilhão Rosa Mota em meados dos anos noventa)
-O Pavilhão Afonso Pinto de Magalhães
-Uma piscina coberta (utilizada quer pela equipa de natação do FC Porto, quer por utilizadores pagantes)
-Três campos de treinos relvados
-A primeira Loja Azul
-O Bingo do FC Porto
-A sala-museu do FC Porto
-A Torre das Antas, onde foi instalada a sede do FC Porto
O Fim:
O complexo das Antas começou a ser demolido em 2001; nessa altura, as equipas de andebol, hóquei em patins e natação do FC Porto passaram a competir em casa "emprestada": o Pavilhão Municipal de Santo Tirso, o Pavilhão Municipal de Fânzeres e a Piscina de Campanhã, respectivamente. Também a equipa de basquetebol deixou o Pavilhão Rosa Mota, passando a jogar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Estas equipas continuam deslocadas mesmo após a inauguração do Estádio do Dragão, uma vez que este não inclui pavilhão nem piscina. Existe agora um pavilhão junto ao estádio, o Dragão Caixa, que ficou concluido em meados de 2008.
O Estádio das Antas propriamente dito permaneceria intacto até à inauguração do Estádio do Dragão, em Novembro de 2003, e mesmo para além dela: devido a um grave problema com a relva do novo estádio, este não pôde começar a ser utilizado para jogos oficiais logo após a inauguração, pelo que o Estádio das Antas foi ainda palco de oito jogos oficiais, o último deles contra o Estrela da Amadora a 24 de Janeiro de 2004. A demolição começaria cerca de um mês e meio depois.
[editar] Balanço final
No Estádio das Antas o FC Porto jogou 1002 jogos, tendo vencido 803, empatado 119 e perdido 80.
in: Wikipédia
Foi numa Assembleia Geral em 1933 que surgiu a proposta de construção de um novo estádio, já que o Campo da Constituição começava a revelar-se pequeno para o FC Porto. A proposta foi aprovada por unanimidade, mas só em 1937 começaram a ser tomadas medidas no sentido de concretizar o objectivo, com a criação de um empréstimo obrigacionista. Dez anos depois foi comprada uma área de 48.000 metros quadrados na zona das Antas, na parte leste da cidade do Porto. A primeira pedra foi lançada em acto simbólico em Dezembro de 1949, tendo a obra começado cerca de um mês depois.
José Bacelar, sócio nº1 do FC Porto na altura, pagou o salário do primeiro dia de trabalho a todos os operários. A solidariedade da população da cidade e da região para com o FC Porto ficou também marcada por dois cortejos de materiais, em que dezenas de camionetas, autocarros e furgonetas seguiram em cortejo para o estádio levando material de construção.
Ao longo do processo foi necessário comprar terrenos adjacentes aos originais, pois concluiu-se que 48.000 metros quadrados não seriam suficientes para o complexo desportivo que o FC Porto pretendia construir. Comprados os referidos terrenos, a área total ascendeu aos 63.220 metros quadrados. A capacidade original do estádio era de 44.000 espectadores, distribuídos por três bancadas - duas superiores e uma lateral. O lado leste do campo não tinha bancada, sendo chamado de Porta da Maratona.
No dia 28 de Maio de 1952 o Estádio do Futebol Clube do Porto foi inaugurado numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes, então presidente de Portugal. Urgel Horta presidia ao FC Porto na altura. Após a cerimónia foi realizado um jogo inaugural efectuado perante os rivais S.L. Benfica. A partida terminou com a vitória do S.L. Benfica, por 8-2.
Modificações:
- 1960 - inauguração da pista de ciclismo
- 1962 - inauguração da iluminação artificial
- 1976 - fecho da Porta da Maratona, ou seja, construção de uma bancada ao longo da lateral leste do campo, acrescida de um segundo anel - a arquibancada, que aumentou a capacidade do estádio para 65.000 lugares. estando apenas 30% da bancada encadeirada.
- 16.12.1986 - a capacidade do estádio aumentou para 95.000 lugares! rebaixamento do campo - a bancada avança na direcção do campo, substituindo a pista de ciclismo e atletismo.
- na década seguinte o estádio foi sendo gradualmente encadeirado - terminado o procedimento, a capacidade do estádio diminuiu para cerca de 55.000 lugares
O complexo:
Quando se fala no Estádio das Antas, nem sempre se fala apenas no estádio em si; a expressão pode designar também todo o complexo desportivo que, ao longo das cinco décadas de existência do estádio, foi sendo construído à sua volta. Esse complexo incluía, entre outras coisas:
O Pavilhão Américo de Sá (com capacidade para 7.000 pessoas), onde actuavam as equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins do FC Porto (a de basquetebol passaria a jogar no Pavilhão Rosa Mota em meados dos anos noventa)
-O Pavilhão Afonso Pinto de Magalhães
-Uma piscina coberta (utilizada quer pela equipa de natação do FC Porto, quer por utilizadores pagantes)
-Três campos de treinos relvados
-A primeira Loja Azul
-O Bingo do FC Porto
-A sala-museu do FC Porto
-A Torre das Antas, onde foi instalada a sede do FC Porto
O Fim:
O complexo das Antas começou a ser demolido em 2001; nessa altura, as equipas de andebol, hóquei em patins e natação do FC Porto passaram a competir em casa "emprestada": o Pavilhão Municipal de Santo Tirso, o Pavilhão Municipal de Fânzeres e a Piscina de Campanhã, respectivamente. Também a equipa de basquetebol deixou o Pavilhão Rosa Mota, passando a jogar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Estas equipas continuam deslocadas mesmo após a inauguração do Estádio do Dragão, uma vez que este não inclui pavilhão nem piscina. Existe agora um pavilhão junto ao estádio, o Dragão Caixa, que ficou concluido em meados de 2008.
O Estádio das Antas propriamente dito permaneceria intacto até à inauguração do Estádio do Dragão, em Novembro de 2003, e mesmo para além dela: devido a um grave problema com a relva do novo estádio, este não pôde começar a ser utilizado para jogos oficiais logo após a inauguração, pelo que o Estádio das Antas foi ainda palco de oito jogos oficiais, o último deles contra o Estrela da Amadora a 24 de Janeiro de 2004. A demolição começaria cerca de um mês e meio depois.
[editar] Balanço final
No Estádio das Antas o FC Porto jogou 1002 jogos, tendo vencido 803, empatado 119 e perdido 80.
in: Wikipédia
Partilhem as vossas recordações\aventuras\jogos, neste estádio, que inevitávelmente faz parte da nossa história.
Varekai- Lenda Viva
Sem querer tirar mérito ao post mas creio que podia ser adicionado aqui:
https://somosporto.forumeiro.com/historia-do-fc-porto-f21/os-estadios-da-historia-t431.htm
https://somosporto.forumeiro.com/historia-do-fc-porto-f21/os-estadios-da-historia-t431.htm
famaboys- Moderador
Já está feito, bom trabalho!!
joao castro- Lenda Viva
O Estádio das Antas é algo de incrível, o estádio do Dragão pode ser infinitamente mais bonito, mas em termos de monumentalidade o das Antas bate tudo.
Das poucas recordações que tenho antes dos 6 anos é de ter feito uma visita ao Estádio das Antas, estando este completamente vazio, foi uma sensação fantástica ter o estádio só para mim
Das poucas recordações que tenho antes dos 6 anos é de ter feito uma visita ao Estádio das Antas, estando este completamente vazio, foi uma sensação fantástica ter o estádio só para mim
Varekai- Lenda Viva
Muito boa pesquisa Varekai, toda a informação histórica que consigamos adicionar ao nosso fórum traduz-se sempre em aumento de qualidade.
Quanto ao Estádio das Antas, o meu grande desgosto foi nunca o ter assistido um jogo lá.
Quanto ao Estádio das Antas, o meu grande desgosto foi nunca o ter assistido um jogo lá.
Futre- Lenda Viva
Estádio das Antas eterno
Peplin- Lenda Viva
Eu por acaso não me lembro se cheguei a assistir a algum jogo lá (é provável que não, tenho de confirmar com os meus pais), só me lembro (e muito bem) daquela visita que descrevi em cima.
Não foi propriamente uma pesquisa por ali além limitei-me a ir à wikipédia e como o artigo estava bom decidi colocar o mesmo aqui com alguns acresencentos e ajustes (que também tinha algumas coisas no artigo que não interessavam a ninguém).
Argon escreveu:Muito boa pesquisa Varekai, toda a informação histórica que consigamos adicionar ao nosso fórum traduz-se sempre em aumento de qualidade.
Não foi propriamente uma pesquisa por ali além limitei-me a ir à wikipédia e como o artigo estava bom decidi colocar o mesmo aqui com alguns acresencentos e ajustes (que também tinha algumas coisas no artigo que não interessavam a ninguém).
Varekai- Lenda Viva
Varekai escreveu:Eu por acaso não me lembro se cheguei a assistir a algum jogo lá (é provável que não, tenho de confirmar com os meus pais), só me lembro (e muito bem) daquela visita que descrevi em cima.Argon escreveu:Muito boa pesquisa Varekai, toda a informação histórica que consigamos adicionar ao nosso fórum traduz-se sempre em aumento de qualidade.
Para saber isso tiveste de ler o artigo, para saberes o que devias colocar e o que achaste relevante... isso para mim já é uma boa pesquisa, não fizeste copy --> paste...
Futre- Lenda Viva
Recordo-me de um Porto-Gil Vicente nos tempos do Mourinho em que tive medo, nas Antas. Fui para a arquibancada, num fim de tarde de Dezembro, com um temporal daqueles, que mal dava para ver o relvado. Quando me lembro...
Tio Hans- Admin
O 1º jogo que assisti nas Antas foi contra o Gil Vicente (não tenho memórias desse jogo) e a minha 1º memória das Antas foi um Portugal - Irlanda do mundial de sub-20, em que assisti ao jogo na arquibancada nos ombros do meu pai.
fabuloso- Lenda Viva
Nas Antas vi para a Liga dos Campeões o Porto-Sparta e o Porto Bayern da época de 1999/2000 na Superior Sul e um dos últimos jogos antes da demolição.
Shinny- Moderador
Nas Antas só vi um jogo, um Porto - Famalicão para a Taça de Portugal
a.lopes- Lenda Viva
eu vi varios...mas foram pela tv
alias, a primeira vez que vim ca o porto, o estadio ja nem existia (foi por volta de 2005)
alias, a primeira vez que vim ca o porto, o estadio ja nem existia (foi por volta de 2005)
DiNgO_BoSS- Sócio Cativo
A minha maior lembrança das Antas foi ver um Porto-Benfica para a taça de portugal com um temporal de meter medo e com 39 de febre....
O que vale e que ganhamos (o porto ganhou o jogo e eu ganhei uma semana de cama )
O que vale e que ganhamos (o porto ganhou o jogo e eu ganhei uma semana de cama )
Sageiv- Caloiro
Cambada de meninos!
O primeiro jogo que vi nas Antas foi algures em '98. Vencemos por 4-0 o Sporting de Braga, na altura com dois golos do Sérgio Conceição. Estava na arquibancada. Lembro-me na altura que fiquei bastante triste porque o Jardel estava suspenso.
No jogo seguinte estive lá outra vez, ganhámos ao Chaves por 3-1. A partir daí foram raros os jogos que falhei (para a Liga).
Assisti a grandes momentos como a vitória frente ao Boavista por 3-2 que nos deu o nosso primeiro Tetra. Foi lindo! Ainda me lembro de ver o Eriksson a chutar bolas para a bancada eheh. Foi a primeira vez que chorei no estádio e só tinha 8 anos.
Depois veio o Penta... indescritível. Também foi bonito o regresso do Baía num jogo que espetámos 7-0 no Beira-Mar, penso eu.
Também presenciei os piores anos como a época do Octávio Machado. Lembro-me da última vitória que o Mourinho sofreu em casa, contra o Beira-Mar 2-3. Até o Deco foi expulso. Essa época foi um desastre. Os flops apareceram todos ao mesmo tempo, juntando o treinador.
Por um lado fico contente com o timing da demolição do estádio, foi abaixo enquanto éramos a melhor equipa do mundo. E é assim que deve ser. Aqueles últimos dois anos foram lindo para presenciar nas Antas. Foi uma tristeza ver algo tão bonito ser demolido. Até o meu pai que é benfiquista não conseguiu ficar indiferente, já que tinha visto vários jogos lá.
Enfim...
O primeiro jogo que vi nas Antas foi algures em '98. Vencemos por 4-0 o Sporting de Braga, na altura com dois golos do Sérgio Conceição. Estava na arquibancada. Lembro-me na altura que fiquei bastante triste porque o Jardel estava suspenso.
No jogo seguinte estive lá outra vez, ganhámos ao Chaves por 3-1. A partir daí foram raros os jogos que falhei (para a Liga).
Assisti a grandes momentos como a vitória frente ao Boavista por 3-2 que nos deu o nosso primeiro Tetra. Foi lindo! Ainda me lembro de ver o Eriksson a chutar bolas para a bancada eheh. Foi a primeira vez que chorei no estádio e só tinha 8 anos.
Depois veio o Penta... indescritível. Também foi bonito o regresso do Baía num jogo que espetámos 7-0 no Beira-Mar, penso eu.
Também presenciei os piores anos como a época do Octávio Machado. Lembro-me da última vitória que o Mourinho sofreu em casa, contra o Beira-Mar 2-3. Até o Deco foi expulso. Essa época foi um desastre. Os flops apareceram todos ao mesmo tempo, juntando o treinador.
Por um lado fico contente com o timing da demolição do estádio, foi abaixo enquanto éramos a melhor equipa do mundo. E é assim que deve ser. Aqueles últimos dois anos foram lindo para presenciar nas Antas. Foi uma tristeza ver algo tão bonito ser demolido. Até o meu pai que é benfiquista não conseguiu ficar indiferente, já que tinha visto vários jogos lá.
Enfim...
Su1c1d3- Treinador de Bancada
Foda-se, lembro-me desse. Que medo, vá lá que ganhámos por 5-3, acho eu. Maniche bisou nesse jogo.Tio Hans escreveu:Recordo-me de um Porto-Gil Vicente nos tempos do Mourinho em que tive medo, nas Antas. Fui para a arquibancada, num fim de tarde de Dezembro, com um temporal daqueles, que mal dava para ver o relvado. Quando me lembro...
O 1º jogo nas Antas foi um Porto - Chaves na altura em que morava em Campanhã... Depois fui lá mais algumas vezes, entre as quais a mítica festa do Penta... E o último a que fui nas Antas foi o jogo de despedida do Paulinho Santos frente ao Sporting em 2003 (pouco depois de termos ganho a Taça UEFA em Sevilha), ganhámos 2-0 creio que foi o Postiga e o Maniche marcaram os golos...
famaboys- Moderador
Su1c1d3 escreveu:Cambada de meninos!
Tb lá estive. Entrar ao colo. de um adulto.
Tio Hans- Admin
isso não foi contra o santa clara?Su1c1d3 escreveu:Foda-se, lembro-me desse. Que medo, vá lá que ganhámos por 5-3, acho eu. Maniche bisou nesse jogo.Tio Hans escreveu:Recordo-me de um Porto-Gil Vicente nos tempos do Mourinho em que tive medo, nas Antas. Fui para a arquibancada, num fim de tarde de Dezembro, com um temporal daqueles, que mal dava para ver o relvado. Quando me lembro...
a.lopes- Lenda Viva
O primeiro jogo que vi foi a primeira mão da supertaça em 96, contra o Benfica nas antas. Ganhámos por 1-0 e depois fomos ao galinheiro ganhar por 5.
Só que na altura eu era do benfas Não ligava nada a futebol e era do clube do meu pai
Só que na altura eu era do benfas Não ligava nada a futebol e era do clube do meu pai
migueldinis- Lenda Viva
migueldinis escreveu:O primeiro jogo que vi foi a primeira mão da supertaça em 96, contra o Benfica nas antas. Ganhámos por 1-0 e depois fomos ao galinheiro ganhar por 5.
Espero que tenhas tomado banho em água benta.
missy.- Moderador
Ahh, pronto, então assim estás desculpado.migueldinis escreveu:Só que na altura eu era do benfas Não ligava nada a futebol e era do clube do meu pai
Shinny- Moderador
Contra o Santa Clara ganhámos 5-0 e foi nesse jogo que nos sagrámos campeões. É capaz de ele ter bisado mas nesse jogo lembro-me que até estava bom tempo. O jogo com o Gil Vicente ainda foi na primeira volta.a.lopes escreveu:isso não foi contra o santa clara?Su1c1d3 escreveu:Foda-se, lembro-me desse. Que medo, vá lá que ganhámos por 5-3, acho eu. Maniche bisou nesse jogo.Tio Hans escreveu:Recordo-me de um Porto-Gil Vicente nos tempos do Mourinho em que tive medo, nas Antas. Fui para a arquibancada, num fim de tarde de Dezembro, com um temporal daqueles, que mal dava para ver o relvado. Quando me lembro...
Página 2 de 3 • 1, 2, 3