Ukra
+13
Admin
badblood
Nuk
missy.
UnReal
Daniel Novo
playah
JackBauerPT
Shinny
submundo
Peplin
Joca
Nuno90
17 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Ukra
#27 Ukra
- - - - - - - - - - - - - - - - -
Tópico dedicado ao um dos miúdos mais promissores da nossa formação nos últimos anos... - - - - - - - - - - - - - - - - -
"Já me imaginei a cruzar para o Falcao..."
Chegou a passar-lhe pela cabeça ser guarda-redes, mas depois pensou melhor e preferiu complicar-lhes a vida. Rendeu-se à tarefa de servir golos de bandeja e, assim que se confirmou o regresso ao FC Porto, passou a desenhá-los no pensamento à medida daquele que diz ser o melhor avançado do campeonato: Falcao. Considerado por muitos uma das revelações do campeonato e formatado nos últimos dois anos por Jorge Costa, um símbolo do FC Porto, Ukra (diminutivo que pegou, porque era loiro e diziam que tinha ar de ucraniano, apesar de nascido em Famalicão) quer continuar a subir. E até já tem um modelo para provar que a primeira época no Dragão pode servir para mais do que para fazer número: Varela, o exemplo que o inspira, passa a ser também concorrente. Venha o novo treinador e decida quem joga...
Quem trabalha o ano inteiro no Algarve, passa férias onde?
Por acaso, estou no Algarve, onde vim buscar algumas das minhas coisas [risos]. Mas, até porque passei dois anos no Algarve, acabo por aproveitar para estar uns dias em Famalicão, que é a minha terra, e no Porto, onde tenho muitos amigos. Este ano vou também à Turquia.
E regressa com a certeza de que fica no plantel do FC Porto, como garantiu Pinto da Costa. Como é que reagiu quando ouviu isso da boca do presidente?
Senti uma enorme satisfação, orgulho, mesmo. É um sonho que se concretiza, porque sempre ambicionei voltar ao FC Porto. Depois foi um sinal forte que me deram de que acreditam em mim, de que gostaram do meu trabalho.
A mudança de treinador pode ser uma vantagem para quem chega agora?
Não sei. Vou trabalhar da mesma maneira. Sou novo, tenho a minha maneira de trabalhar, ambiciono crescer como futebolista e escrever uma história no futebol português. É verdade que, com um treinador novo, partimos do zero, mas, mesmo assim, o plantel tem jogadores que já lá estão há mais tempo, com outra estaleca, como se costuma dizer. Mas, nunca se sabe. Repare-se no Varela: se calhar, há um ano ninguém acreditaria que ele chegava e jogava tanto. O Varela é o meu exemplo não só por isso, mas também pelas qualidades, pela humildade. Estamos todos no mesmo barco, e a concorrência será boa.
Ainda o treinador. Está curioso por saber quem é?
Ter curiosidade é normal, mas, por acaso, estando de férias, desliguei-me um pouco das notícias e dos jornais. Venha quem vier, o importante é que possa ajudar nos objectivos.
Do plantel do FC Porto, inspira-o alguém em particular?
O Varela, como já disse, porque joga na minha posição e porque revela grande humildade. Mas, claro, depois há o Raul Meireles, o Bruno Alves... São muitos.
Varela será concorrente...
Sim, é verdade. Uma concorrência boa para ajudar o FC Porto.
FC Porto à margem, há outros que o tenham inspirado?
O Figo; já não joga, mas foi sempre um jogador que admirei. Depois há o Cristiano Ronaldo, o Messi, o Robinho. Dá gosto vê-los jogar.
E vivendo muito de assistências, ter de servir Falcao é o melhor que lhe podia acontecer?
Seguramente. Confesso até que já me imaginei a cruzar para ele...
Ah, sim? E diga-nos lá como é que seria esse cruzamento perfeito...
Tanto faz. Rasteiro ou por alto, o Falcao chega a todos [risos]. É um grande ponta-de-lança, o melhor jogador do último campeonato e o complemento perfeito para qualquer extremo.
Na próxima época, o clube não parte, como era costume, como campeão...
É verdade, será diferente, mas é preciso voltar a ser campeão rapidamente.
Rodríguez disse a O JOGO que o FC Porto não pode estar dois anos seguidos sem ser campeão...
Olhe, e eu faço minhas as palavras dele. Um clube como o FC Porto está habituado e tem de ser campeão.
"Jogar no Dragão contra o FC Porto foi estranho"
Como júnior, chegou a treinar com o plantel principal do FC Porto. Lembra-se da primeira vez?
Sim, lembro-me. Estava tão nervoso, tão ansioso por treinar com todos aqueles jogadores. Era uma alegria vê-los, e foi muito bom juntar-me a eles. O professor Jesualdo Ferreira era o treinador. Foram óptimas experiências, e lembro-me de que o Bosingwa era a alegria do balneário.
Foi praxado?
Por acaso, não. Mas acho que desta vez não vou conseguir escapar [risos]...
Como foi jogar no Dragão como adversário? Ainda por cima empatou [2-2] e também contribuiu para que o FC Porto perdesse o campeonato...
Não, não é por um jogo que isso acontece. A regularidade é que faz um campeão. Quanto ao jogo, foi uma mistura de emoções: alegria por jogar no Dragão pela primeira vez e uma sensação estranha por estar do outro lado, por ser contra o FC Porto. Mas tínhamos de ser profissionais e jogar o melhor que sabíamos para ajudar o Olhanense.
E, já agora, qual foi o seu melhor jogo?
Escolho o que fiz em Guimarães. Não só pelo golo que marquei, mas porque o resto também me saiu bem.
Jogar no mítico e agora renovado Wembley pela Selecção, contra a Inglaterra, foi especial?
Foi. Nunca pensei que aquele estádio fosse tão grande. E se só com 34 mil pessoas na bancada foi especial, imagino como será quando está cheio!
Entre esses espectadores estava o treinador do Newcastle, que se rendeu ao Ukra. Foi público que o FC Porto rejeitou uma oferta por si; mantém a ideia de que isso foi um bom sinal?
Sim, mantenho. É um sinal de que acreditam no meu valor e de que posso acrescentar alguma coisa ao FC Porto. Vou trabalhar para isso, pelo menos.
Ver o Mundial para aprender
Há futebol na ementa das férias de Ukra. Não lhe vai escapar o Mundial. "Aprende-se muito só a ver", diz, procurando ser diplomático quando se lhe pede que escolha o extremo que deverá acompanhar Cristiano Ronaldo e Liedson no ataque. "O Nani ou o Simão? Com qualquer um deles, Portugal estará bem servido." Sem esconder o objectivo de um dia chegar à Selecção, prefere uma etapa de cada vez. "Acima de tudo, e antes de mais, compete-me pensar no FC Porto. A Selecção, que tenho representado nos escalões mais jovens, é um objectivo, mas só jogando no FC Porto é que posso chegar lá."
"Jorge Costa ensinou-me a não ter medo de arriscar"
O Olhanense foi a prova de que a formação do FC Porto tem qualidade?
Sim, mas não foi só pelo que fizemos no Olhanense. Há outros jogadores emprestados com grande qualidade e que só precisam de jogar regularmente. No meu caso, tive a felicidade de o Jorge Costa apostar em mim. A formação que tivemos de base foi excelente e gostava de servir de exemplo para outros, dizendo-lhes que não baixem os braços. O primeiro ano de sénior é o mais complicado, mas há jogadores que querem ir logo para a I Liga. É um erro. Estive dois anos na II Liga [Varzim e Olhanense], e isso fez-me muito bem.
Deu um passo atrás nesse ano de transição, foi isso?
Sim, porque muitos juniores crescem quase como estrelas. É preciso ter humildade, saber crescer e dar um passo de cada vez. O melhor conselho que posso dar é que não queiram logo a I Liga. Bom é jogar com regularidade.
Mas das escolas do FC Porto têm saído essencialmente defesas para a equipa principal. Acredita que pode mudar isso?
O FC Porto forma bem em todas as posições. Se calhar precisou mais de defesas nos últimos anos. Gostaria de ter oportunidade de provar que também há bons atacantes a sair de lá.
E o que aprendeu concretamente? O que é isso de ser um jogador à Porto para si?
Aprendi tudo. Com o José Rolando, o Miguel Cardoso, este no Padroense, o José Guilherme e o Ilídio Vale. Aprendi a ter uma mentalidade de vencedor, a ambição de querer ganhar sempre, a ter prazer em jogar. Ser um jogador à Porto é isso: dar tudo e ter ambição.
Jorge Costa, símbolo do FC Porto, completou essa aprendizagem?
Com o Jorge Costa, aprendi a não ter medo de assumir riscos. Evoluí como jogador e como homem. Apostou em mim e agradeço-lhe a confiança que teve.
E sendo Jorge Costa o tal símbolo, deu-lhe algum conselho para vingar no FC Porto?
Já sei como é, porque estive lá. O conselho que ele me deu foi para ser o mesmo Ukra.
Ventura, Castro, Tengarrinha, Rabiola - quem é que o devia acompanhar no regresso ao Dragão?
Por mim, todos. São amigos e excelentes jogadores. Trabalhei com eles e sei bem o que evoluíram.
O remate atinge 713 de potência
Antes de falar com O JOGO, Ukra tinha acabado de fazer explodir, juntamente com Tengarrinha, o recorde de uma máquina que mede precisamente a potência dos remates. "O recorde era 570, o nosso remate atingiu os 713", confessou divertido. Antes disso, não dispensou também um jogo de bólingue: será que a isso se pode chamar treino para derrubar... futuros obstáculos?
O amigo Castro para as ocasiões
Partilharam a formação e, ultimamente, a experiência no Olhanense. Ukra não hesita em eleger Castro, médio que pertence também aos quadros do FC Porto, como o seu melhor amigo. Castro já fez parte do plantel portista e aguarda por nova oportunidade depois do papel destacado que assumiu na equipa algarvia, sendo um dos imprescindíveis de Jorge Costa.
Homem em Fúria com boa música
Jogar PlayStation ocupa-lhe parte substancial do tempo livre, assim como o convívio com os amigos e familiares. Entre outros, o filme "Homem em Fúria" ficou-lhe na memória. Na música, não é esquisito; ouve e gosta de tudo. "Na realidade é a mulher que a escolhe, e eu limito-me a ouvir", diz sem conter o riso.
Boas conversas
Última edição por Nuno90 em Seg Ago 23, 2010 6:01 pm, editado 2 vez(es)
Re: Ukra
Acredito que tenha um futuro risonho pela frente. E já agora, ele esta época fez quantas assistências?
Joca- Lenda Viva
Quando vi o vídeo fiz a mesma pergunta Estive a ver se encontrava estatísticas mas nada ainda
Fez 8 assistências.
Peplin- Lenda Viva
Nada mau.
Joca- Lenda Viva
Craque.
Shinny- Moderador
Sou o único a achar o Ukra em termos físicos muito parecido com o Zico, quando este era jogador?
JackBauerPT- Sócio Cativo
Escapar à sina dos prodígios
UKRA QUER LUGAR AO SOL
Bruno Gama, Ivanildo, Vieirinha, Hélder Barbosa, Candeias e Diogo Viana são exemplos de extremos que muito prometiam, mas que acabaram por ter de sair do Dragão para conseguirem espaço para triunfar. Ukra já mereceu os mais rasgados elogios, por força de uma carreira muito boa ao serviço do Olhanense, mas agora terá de dar continuidade no FC Porto. Vai fazer parte do plantel, conforme foi confirmado pelo presidente Pinto da Costa, e conta com o apoio de uma massa associativa que o admira. Certamente que Villas-Boas lhe dará muitas oportunidades.
in Record
Incluir o Diogo Viana nesse lote... lol.record
E o Ivanildo muito prometia? Fds, que tronco
E o Ivanildo muito prometia? Fds, que tronco
playah- Admin
O Vierinha prometia? Não me lembro de nada.
Peplin- Lenda Viva
Fds que merda de notícia. Os únicos que prometiam eram o Bruno Gama e o Hélder Barbosa, o resto...
E incluir o Diogo Viana, que ainda tem praí 18 anos, nesse lote, e que vai certamente voltar ao clube... que lol
E incluir o Diogo Viana, que ainda tem praí 18 anos, nesse lote, e que vai certamente voltar ao clube... que lol
Daniel Novo- Lenda Viva
UnReal- Lenda Viva
Localização : Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto
Ukra fracturou nariz e maxilar
O avançado Ukra, do FC Porto, terá fracturado o nariz e o maxilar no jogo com o Beira-Mar.
O jovem futebolista teve de ser substituído depois de, aos três minutos, ter chocado com um adversário e ficado a queixar-se de fortes dores no rosto.
De acordo com a SportTV, estação que transmite o jogo em directo, a lesão contraída por Ukra será, então, uma fractura do nariz e maxilar.
Não é ainda conhecido o tempo de paragem do futebolista.
Força Ukra!
playah- Admin
Força Ukra, que regresses rapidamente.
missy.- Moderador
Grande azar , que recupere rápido.
Nuk- Treinador de Bancada
Será certamente sujeito a uma cirurgia. Speedy return.
badblood- Lenda Viva
Força Ukra que recuperes rapidamente
Admin- Admin
E ainda deve ter que usar uma máscara.
Joca- Lenda Viva
"O Ukra sofreu um traumatismo Ukraniano."
No tempo de secura
No tempo de secura
Varekai- Lenda Viva