Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sereno

+30
joaoduarte
filipeduarte
kaRam
Peplin
A.Luísa 20
Adriano17
Blue Dragon
krazyboy
baseado
DragonX
vitordaniel
Rui Cardoso
a.lopes
Daniel Novo
UnReal
missy.
Shinny
Futre
migueldinis
joao castro
portista1994
SerginhoMcber
submundo
Admin
dekap
The Crow
Tio Hans
Joca
Nuno90
playah
34 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Sereno Empty Sereno

Mensagem por playah Qua Jun 09, 2010 1:20 pm

Sereno Bandeira_1_por_peq #16 Sereno

Sereno 16sereno

- - - - - - - - - - - - - - - - -
30 milhões blindam Sereno até 2014

Sereno está confirmado como reforço do FC Porto. O central assinou até 2014 e o contrato prevê uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, um valor mais ou menos comum no plantel portista e que serve para blindar o jogador em relação a eventuais futuros interessados. Sereno passa assim a pertencer a um grupo de elite a que também pertencem Rolando, Bruno Alves, Maicon, Fernando, Raul Meireles e Belluschi.

Tal como O JOGO avançou oportunamente, Sereno será mesmo o primeiro jogador a reforçar o lote de opções à disposição de André Villas-Boas, isso descontando Ukra, que já pertencia aos quadros do clube e que regressa "a casa" para a próxima temporada. O jovem central português de 25 anos iniciou a última temporada ao serviço do Guimarães, mas acabaria por se transferir para o Valladolid a meio da temporada. A despromoção do clube espanhol abriu as portas da transferência para o FC Porto, que garantiu a sua contratação a custo zero. Tal como se define agora o plantel portista, Sereno será o quinto central à disposição de André Villas-Boas, o que, apesar da polivalência de que o próprio dá conta nas próximas páginas - joga sem problemas com lateral-esquerdo ou direito - não deixa de ser um indicador da possibilidade de haver mudanças no sector defensivo. A saída de Bruno Alves tem sido avançada como inevitável e o facto é que a entrada de Sereno torna o quadro de centrais excedentário.

Sereno mede 1,84 metros e pesa cerca de 74 quilos, especificidades físicas ideais para um central moderno. Muito rápido, beneficia uma boa leitura de jogo e revela-se particularmente difícil de bater em lances de um para um. A recente experiência em Espanha acentuou a sua evolução, revelando um central mais eficaz também nos lances aéreos. Em fase de plena maturidade, chega ao FC Porto no momento ideal para disputar um lugar no eixo da defesa e pode beneficiar da renovação da equipa técnica do FC Porto. Com a entrada de André Villas-Boas todos os elementos do plantel começam a próxima época do zero e isso só pode ser uma vantagem para quem está a chegar à equipa.

"Aprendi muito com Messi, Fabiano e Kanouté"

Como avalia a sua passagem por Espanha? Foi mais uma etapa na sua formação?

Foi muito importante. Surgiu a hipótese de experimentar uma liga diferente e, como estava no último ano de contrato, foi fácil de chegar a acordo com o Guimarães, que foi devidamente compensado pela minha saída. Adorei jogar no Valhadolid e em Espanha, que tem um grande campeonato, com estádios sempre cheios e equipas muito fortes e equilibradas. Tínhamos uma boa equipa, mas não foi possível evitar a descida. A nível pessoal correu muito bem.

Teve a oportunidade de enfrentar alguns dos melhores jogadores do mundo...

Sim, foi muito importante jogar contra alguns dos jogadores mais complicados de marcar do futebol mundial. Foi uma lição importante e penso que evoluí bastante nos últimos meses graças a essa experiência.

Houve algum em particular que tivesse deixado uma impressão mais forte?

Messi é impressionante a jogar e terrível de marcar. Tive de o enfrentar num Camp Nou cheio, com 100 mil espectadores, o que torna as coisas mais complicadas. De resto, quase todas as equipas têm avançados fortíssimos. Joguei contra o Fabiano, o Kanouté, o Rossi, enfim, gente com quem aprendi imenso.

"Um treinador jovem tem mais sede de vitórias"

Sereno é o primeiro reforço confirmado pelo FC Porto para a época 2010/11. O central, de 25 anos, chega ao Dragão depois de uma curta passagem por Espanha e pelo Valhadolid, onde teve de marcar de perto alguns dos melhores avançados do mundo. Uma experiência que o preparou para tudo, até para - e a garantia é dele - lutar pela titularidade no eixo da defesa do FC Porto com gigantes como Bruno Alves ou Rolando. De resto, apesar do nome e da origem alentejana, Sereno garante que tem genica suficiente para dar muito o que fazer aos companheiros e ainda mais que pensar a André Villas-Boas.

Chegar ao FC Porto é o grande passo em frente na sua carreira?

É certamente o maior passo que dei até hoje. Cheguei a um clube de topo mundial, e quem chega aqui só pode estar feliz e motivado pelo desafio de corresponder à confiança daqueles que apostaram nele.

Já se falava há algum tempo na hipótese de se transferir para o FC Porto. Quando soube dela de forma oficial?

Soube de algumas especulações na Imprensa, mas quando se começou a falar sobre essa possibilidade, não sabia de nada em termos oficiais. Claro que qualquer jogador tem o sonho de jogar no FC Porto, mas só no final do campeonato espanhol é que falei com o meu empresário, e só hoje é que assinei pelo FC Porto e tudo ficou decidido. Se havia interesse antes, nunca nada chegou ao meu conhecimento.

Quais são os seus objectivos à chegada a um clube como o FC Porto?

Os objectivos de qualquer jogador profissional são ajudar a equipa a conseguir atingir as metas que traça em cada temporada. No caso do FC Porto, isso passa por ganhar todas as competições em que participa, a começar pelo campeonato, mas também as provas internacionais e as Taças disputadas internamente.

Antes de tudo isso, será preciso ganhar um lugar na equipa. Essa é uma tarefa muito complicada pela qualidade do plantel do FC Porto?

Claro que é complicado, mas temos é de pôr a equipa e os seus interesses acima dos objectivos pessoais. É evidente que gostava de me afirmar aqui e, como qualquer jogador, quero ser titular, apesar de ter a consciência da qualidade dos centrais que fazem parte do plantel. Ainda assim, o importante é que se a equipa estiver bem, os jogadores também estarão.

André Villas-Boas foi apresentado como novo treinador. Sereno esteve a maior parte da época de estreia dele em Espanha, mas ainda viu alguns jogos da Académica. Que opinião tem do novo técnico?

É um jovem treinador muito ambicioso. Toda a gente gostava de ver a Académica jogar, e ele cumpriu os objectivos a que se tinha proposto quando chegou lá, garantindo a permanência. Penso que tem todas as condições para triunfar no FC Porto.

Fala-se muito da juventude dele. Vê nisso algum problema?

Não, de todo; até é bom. É um jovem, tem mais sede de vitórias e de se afirmar, de provar que merece a confiança que depositaram nele, e isso só pode ser bom.

O facto de haver um treinador novo pode ser uma vantagem para quem chega à equipa esta época?

Não me parece. Aqui, todos os jogadores partem do zero no início da época. Quem jogar melhor é que vai entrar no onze e jogar. Acredito que o novo treinador não vai mudar isso; vamos começar todos do mesmo ponto.

O último campeonato foi algo atípico, com o Braga na luta até ao fim e o Benfica muito forte. A esta distância, é possível fazer uma antevisão do que pode ser o próximo?

Pode dizer-se com toda a certeza que o FC Porto será candidato ao título. O Benfica e o Braga são fortes, mas também é preciso contar com o Guimarães e o Sporting. Todos os anos é assim, mas o FC Porto tem todas as condições para ganhar todos os jogos e competições que disputa.

"Também jogo como lateral na esquerda ou direita"

Comenta-se a possibilidade de Bruno Alves deixar o plantel. Como vê essa hipótese: com alívio por ter menos um concorrente ou com preocupação por perder um aliado?

Vejo essa possibilidade com alguma pena. Gostaria muito de treinar ao lado do Bruno Alves, porque acho que tenho muito a aprender com ele e com todos os centrais que fazem parte do plantel. Seria uma pena se saísse, até porque não acho que ninguém tenha nada a ganhar quando se perdem jogadores dessa qualidade.

Admira em particular algum dos centrais do FC Porto?

Admiro de forma especial a dupla de centrais constituída pelo Bruno Alves e pelo Rolando. É uma das mais seguras e mais fortes do futebol português. Os outros dois, o Maicon e o Nuno André Coelho, são dois jovens com imensa qualidade que podem entrar na equipa em qualquer altura e reclamar um lugar.

Gostava de jogar ao lado de alguém em particular?

Não, não tenho preferências a esse nível. O importante é que o FC Porto ganhe.

E há algum deles com quem partilhe mais características? Como se define a si próprio?

A minha principal característica é a velocidade. Acho que no plantel há outros centrais velozes, mas não me consigo comparar com ninguém e imagino que eles também não se sintam confortáveis a fazer comparações.

Há dias, Manuel Cajuda revelou que no início da carreira, Sereno era um jogador polivalente, capaz de jogar em várias posições na defesa. Mantém essa polivalência?

Jogo onde o treinador quiser. Na altura, o Manuel Cajuda apostou muito em mim e devo-lhe muito daquilo que consegui desde essa altura. Já joguei a lateral-esquerdo, a central e a lateral-direito. Jogo em qualquer lado sem problemas.

O clube tem uma grande tradição na formação de centrais. É factor de motivação?

Claro que sim. Desta casa saíram alguns dos melhores centrais do mundo e um que eu admiro particularmente e para quem olho como modelo ideal nesta posição: o Ricardo Carvalho. De resto, é evidente que essa tradição joga a favor de quem actua nessa posição porque temos os holofotes sobre nós.

"Queremos fazer história na Liga Europa"

Recuperando uma ideia comum entre os elementos do plantel do FC Porto no final da última temporada, Sereno garante que o FC Porto tem todas as condições para vencer a Liga Europa no seu ano de estreia na competição. Afinal, recorda, se o Atlético de Madrid o conseguiu, nada impede o FC Porto de fazer o mesmo...

Este ano não há Liga dos Campeões no FC Porto. É menos aliciante jogar a Liga Europa?

Jogar no FC Porto é sempre aliciante. Seja na Liga dos Campeões seja num jogo particular, vestir esta camisola dispensa outro tipo de motivações. É evidente que a Champions é uma competição especial, mas a Liga Europa está em fase de afirmação e queremos fazer história nessa prova, como noutras.

Já houve alguns jogadores que disseram que o FC Porto a podia ganhar...

O FC Porto pode ganhar todas as competições nas quais participa e tem a responsabilidade de o tentar fazer. Afinal, na última época eliminou da Liga dos Campeões a equipa que acabaria por vencer a Liga Europa, o Atlético de Madrid. O FC Porto é um dos melhores clubes do mundo e, se o Atlético de Madrid pode vencer a Liga Europa, então nós temos todas as possibilidades de conseguir o mesmo.

"Primeiro FC Porto, depois Selecção"

A chegada ao FC Porto é um ponto de passagem em direcção à Selecção Nacional?

Primeiro tenho de me afirmar no FC Porto. Depois, se estiver a jogar bem é natural que seja chamado à Selecção, mas depende de quem está na equipa técnica. Claro que é um objectivo, mas ainda há um longo percurso a fazer.

Quais as suas expectativas em relação à Selecção no Mundial?

Acho que temos uma grande equipa e todas as condições para fazer um bom Mundial. Daí até apostar tudo numa vitória vai uma grande distância, mas penso que o seleccionador escolheu bem os 23 elementos e agora temos de fazer figas para que tudo corra bem e não aconteçam lesões até ao início do Mundial.

O que acha dos centrais da Selecção?

São os melhores portugueses na posição. Sem qualquer dúvida.

"Nós, alentejanos, temos muita genica"

Sereno fez a formação no modesto Elvense antes de ser "pescado" pelo histórico Elvas onde se estreou como sénior. O salto para Guimarães trouxe-o para a primeira linha do futebol português e a transferência para o FC Porto coloca-o agora no centro das atenções do futebol europeu. Uma longa caminhada para um alentejano nascido em Elvas.

O Sereno é alentejano. Há uma certa calma que é associada aos alentejanos, mas isso não se percebe em campo...

Sim, sou alentejano de Elvas, mas dentro de campo não podemos ser muito calmos. Temos de ter calma para não perder a cabeça, mas temos de ser agressivos para a bola e ter coração. Mas o que dizem dos alentejanos é tudo da boca para fora. Se nos conhecessem sabiam que temos muita genica.


Última edição por playah em Sáb Dez 04, 2010 10:31 pm, editado 5 vez(es)
playah
playah
Admin

Mensagens : 4710
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 30
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por Nuno90 Qua Jun 09, 2010 1:26 pm

Gosto da pinta dele...
Nuno90
Nuno90
Dragão de Bronze

Mensagens : 11515
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Mozelos City

https://twitter.com/nunogois90

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por Joca Qua Jun 09, 2010 5:52 pm

Gostei da entrevista.
Joca
Joca
Lenda Viva

Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 32
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por Joca Qua Jun 09, 2010 6:06 pm

Javier Clemente: «Sereno foi dos melhores que já treinei»

Foi selecionador espanhol entre 1992 e 98 e orientou a equipa nacional da Sérvia na fase de qualificação para o Euro'2008. Trabalhou com históricos como Fernando Hierro, Miguel Angel Nadal ou Rafael Alkorta e valores do presente como Nemanja Vidic, mas a fase mais recente da carreira foi passada no comando do Valladolid, onde treinou Sereno, jogador que assinou por 4 épocas com o FC Porto, com uma cláusula de rescisão avaliada em 30 milhões de euros.

O mítico treinador do país vizinho só teve oportunidade de trabalhar com o central, de 25 anos durante um mês e meio, mas ficou rendido às suas qualidades. "Foi um dos melhores jogadores que já treinei. É um jogador inteligente, muito bom taticamente e rápido. Já orientei grandes jogadores ao longo da minha carreira e sei que o Sereno tem talento para chegar longe", confidenciou Javier Clemente a Record, mostrando-se convicto de que o defesa alentejano ainda se encontra numa fase ascensional: "É novo e tem muito para evoluir. Não tenho dúvidas de que tem capacidade para representar um clube de topo."

O ingresso numa equipa como o FC Porto é um passo de gigante para Sereno e, nesse capítulo, o técnico espanhol lembra que a concorrência é um fator a ter em conta. "Não sei como será a partir de agora, já que um clube como o FC Porto tem jogadores com grande valor. A escolha vai depender do treinador. Mas estou certo de que o Sereno tem condições para lutar por um lugar entre os titulares, porque é um jogador com talento. Demonstra frieza na abordagem aos lances e isso é bom num central", prosseguiu o homem que conta também com passagens pelos bancos do Athletic Bilbao, Atlético Madrid, Betis, Marselha e Espanyol, entre outros emblemas.

Regularidade

No período em que Clemente dirigiu o Valladolid, Sereno foi totalista em todos os encontros do campeonato, tendo sido admoestado com o cartão amarelo apenas numa ocasião. Uma correção que o central já tinha demonstrado ao serviço do Vitória de Guimarães. Além disso, a formação espanhola, que acabou por descer de divisão, consentiu 14 golos nos 12 jogos em que Sereno foi utilizado, sendo que 4 foram do Barcelona na última jornada.

Como se percebe, não foi pelo português que o Valladolid caiu, uma vez que o defesa contratado pelos dragões cumpriu a sua parte em campo. Mais seria difícil fazer, uma vez que, recorde-se, a primeira metade da época foi passada ao serviço do Vitória.

Depois de uma breve mas enriquecedora passagem pela poderosa liga espanhola, Sereno reentra no futebol português pela porta grande para subir mais um patamar na carreira. O FC Porto dá-lhe essa possibilidade, cabendo ao central justificar a aposta.


Um defesa polivalente

Foi ao serviço do Elvenses que Sereno despertou pela primeira vez a atenção dos mais velhos. Foi Lito Vidigal, então treinador do Elvas, clube rival e mais bem colocado na hierarquia do futebol português, quem viu talento no jovem defesa. Sereno, ainda júnior, era chamado aos treinos de conjunto do Elvas e acabou mesmo por se transferir na época seguinte. Não esteve lá muito tempo. Passado um ano saltou para o V. Guimarães, sob o comando de Jaime Pacheco, mas acabou por ser emprestado ao Famalicão. Cumprida mais essa etapa na sua evolução, o alentejano voltou à Cidade Berço. O arranque esteve longe de ser fulgurante e só com a entrada de Manuel Cajuda é que ganhou protagonismo na equipa. Mas fê-lo a lateral-direito, dando sinais de que a polivalência era uma das suas principais características.

O momento alto estava guardado para a campanha seguinte, tendo formado com Pedro Geromel uma das melhores duplas de centrais da Liga. Uma revelação em ano de estreia no escalão principal, embora não tenha arrancado a titular. Em maio de 2008, num torneio destinado aos Sub-21, Sereno foi um dos jogadores com idade superior chamados a título excecional, mas só cumpriu um jogo. Uma lesão complicada impediu-o de brilhar em 2008/09. Na época passada chegou a ser desviado por Paulo Sérgio para lateral-esquerdo, mas acabou a central no Valladolid.

Record
Joca
Joca
Lenda Viva

Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 32
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por Nuno90 Qua Jun 09, 2010 7:19 pm

Profissionalismo é um boa base para ser um bom jogador. Nem sempre serve mas no nosso clube geralmente é meio caminho andado.
Nuno90
Nuno90
Dragão de Bronze

Mensagens : 11515
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 33
Localização : Mozelos City

https://twitter.com/nunogois90

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por Tio Hans Qui Jun 10, 2010 7:02 pm

Gostei do que li.
Tio Hans
Tio Hans
Admin

Mensagens : 2015
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 36
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por The Crow Sex Jun 11, 2010 7:12 pm

Acredito que vai ter sucesso e vem com vontade de mostrar serviço.
The Crow
The Crow
Lenda Viva

Mensagens : 1486
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 44
Localização : Rio Tinto

http://scsalgueirosinfantisa.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sereno Empty Re: Sereno

Mensagem por Nuno90 Dom Jun 13, 2010 2:05 am