Somos Porto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ARQUIVO] Análise do plantel

+59
mafioxo
A.Luísa 20
Blue Dragon
portistasanonimos
RV_FCP
DragonX
OrgulhoAzulBranco
Penta da Costa
bruno_neto
filipeduarte
AnDeRsHoW
Diogo Barroso
bonzay
migueldinis
SerginhoMcber
Lucho^
mingonças
RuiBK
m.gomes
baseado
Futre
Pacheco
carlosdf
Adriano17
Tifosi1893
Peplin
a.lopes
Fábio Mesquita
badblood
famaboys
missy.
DiNgO_BoSS
portista1994
Rojas
UnReal
fabuloso
joao castro
Varekai
ricardo1993
Shinny
submundo
Rissol
The Crow
Joca
Rui Cardoso
Mário César
Daniel Novo
PedroM14
Su1c1d3
Kloviz
dekap
to_madeira
Admin
playah
JackBauerPT
kaRam
Nuno90
Someone
Tio Hans
63 participantes

Página 19 de 40 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 29 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

[ARQUIVO] Análise do plantel - Página 19 Empty Re: [ARQUIVO] Análise do plantel

Mensagem por SerginhoMcber Sex Jul 30, 2010 12:03 am

Alvaro Pereira: "SOU FeCê Porto" Laughing
SerginhoMcber
SerginhoMcber
Treinador de Bancada

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Tio Hans Sex Jul 30, 2010 6:29 pm

O Alex rescindiu e assinou pelo Santa Clara.
Tio Hans
Tio Hans
Admin

Mensagem por kaRam Sex Jul 30, 2010 9:59 pm

Era assim tão mau para nem um empréstimo merecer?

kaRam
Treinador de Sofá

Mensagem por playah Sex Jul 30, 2010 10:09 pm

Fucile
Miguel Lopes

Rolando
Maicon
Sereno
Sapunaru

Álvaro
Rafa

não?
playah
playah
Admin

Mensagem por The Crow Sex Jul 30, 2010 11:08 pm

Também para o sector defensivo, mas proveniente do FC Porto ao abrigo do protocolo assinado entre os dois clubes pela saída de Vítor Pereira, chego o esquerdino Alexandre Henrique Gonçalves Freitas, mais conhecido por ALEX. Trata-se de um dos internacionais portugueses sub-19 que estiveram no último Campeonato da Europa – foi titular na vitória lusa sobre a Itália por 2-1 – e assinou por três épocas com o Santa Clara.
The Crow
The Crow
Lenda Viva

http://scsalgueirosinfantisa.blogspot.com/

Mensagem por Nuno90 Sáb Jul 31, 2010 12:58 am

playah escreveu:Fucile
Miguel Lopes

Rolando
Maicon
Sereno
Sapunaru

Álvaro
Rafa

não?

Não playah. Sinceramente não é uma opção que me agrade. O jogador não joga à 2 anos nesse posição. As rotinas perdem-se e demoram a recuperar-se.
Nuno90
Nuno90
Dragão de Bronze

https://twitter.com/nunogois90

Mensagem por SerginhoMcber Sáb Jul 31, 2010 7:38 pm

Cuidado que ele pode estar no plantel à condição, digo eu...
Tal como o Playah disse ele pode também jogar a central... Mas sinceramente acho que ele não tem credibilidade suficiente para ficar no plantel
SerginhoMcber
SerginhoMcber
Treinador de Bancada

Mensagem por UnReal Dom Ago 01, 2010 5:58 pm

Acabados os jogos de pré-época, uma análise (ou testamento) geral ao que se tem passado. Digo que só vi os jogos do Torneio de Paris e frente ao Trabzonspor, tendo já lido varias opiniões em relação às partidas frente a Ajax e Sampdoria.

Em termos de planeamento, acho que esta pré-época foi mal estruturada. Fizeram-se apenas 6 jogos frente a Tourizense (4-1), Preussen (1-1), Trabzonspor (1-0), Ajax (1-0), Sampdoria (2-1), PSG (0-1) e Bordéus (1-2). O Benfica vai fazer 10 jogos e o Sporting fez 10 jogos + 2 jogos da eliminatória da Liga Europa que, apesar de serem jogos oficiais, vão dar para se entrosarem mais, dado o adversário que defrontam. Começámos os trabalhos a 2 de Julho, o Benfica começou a 28 de Junho (4 dias antes) e o Sporting começou a 21 de Junho (11 dias antes, tendo o primeiro jogo oficial 9 dias antes do nosso, mas vão estar muito mais rodados para o início do campeonato).

Alguns dirão que os jogadores assim estão menos cansados mas o que eu sei é que tivemos menos tempo de preparação que os nossos rivais. E que eu saiba mudámos de treinador e penso que necessitaríamos de mais jogos e de mais tempo para estar como devíamos estar.

Já para não falar de toda a história dos jogos com o Marselha, que depois eram digressões a Angola e afinal não foram nada...

Depois, toda a lenga-lenga à volta da entrada e saída dos jogadores também não foi nem tem sido benéfica. O Walter só agora chegou, o Kléber ainda não chegou, o Fucile não sabe o que lhe vai acontecer. E se o caso do uruguaio ainda percebo, dado o bom mundial que fez e consequente assédio de outros clubes, no caso dos brasileiros era uma quase certeza de que vinham e um chega agora e do outro nada.

Quanto ao plantel propriamente dito, neste Torneio de Paris não alinharam Tomás Costa, Bruno Alves e Raul Meireles, o que significa que devem estar de saída, tal como seria de esperar.

Na baliza não há dúvidas, Hélton a titular com Beto e Kieszek como boas alternativas.

Depois Álvaro Pereira e Rafa como laterais-esquerdos.

No centro da defesa, precisamos de ir ao mercado porque só contamos com 3 centrais. A questão é, que tipo de mercado? Um central para ser titular ou mais um jovem para se "fazer"? Eu espero que seja o primeiro, porque Sereno tem desiludido e Maicon e Rolando não me parecem capazes de aguentar o barco sozinhos. Além disso, se fosse para contratar mais um jovem, o André Pinto serviria muito bem, entretanto emprestado ao Portimonense.

No lado direito, temos a grande incógnita Fucile. Para mim, Miguel Lopes, mesmo sem deslumbrar nem sequer revelar que vai ser uma grande aposta de futuro, parte à frente de Sapunaru. Fucile será o titular, caso fique.

No tão afamado lugar de trinco, Fernando e Souza. Em condições normais, o primeiro será titular. E se a nível defensivo consegue fazer muito bem o papel , a nível ofensivo (a grande mudança implementado por Villas-Boas) ainda precisa de melhorar, nomeadamente a nível do passe, mas estou confiante. O Souza parece ser um jogador consistente, nunca vai deslumbrar mas bem integrado é capaz de nunca falhar. Parece-me que tem espaço para melhorar e ser realmente uma alternativa a Fernando.

Mais à frente no meio-campo, Moutinho e Rúben Micael com as despesas da casa. Belluschi, Guarín e Castro como alternativas. Parece-me bem, apesar de alguma falta de músculo quanto aos titulares e ao primeiro substituto, Belluschi.

Quanto aos extremos, alas ou o que lhes quiserem chamar, Hulk e Varela são claramente as melhores opções. O James tem desiludido, para quem vinha conotado como uma das next big thing do futebol mundial, mas não estou preocupado. Nunca achei que viesse para ser titular, tem tempo para crescer. O Ukra tem potencial mas também tem as suas limitações. Dava optimamente para ser 4ª ou 5ª opção. A minha principal questão é o Rodríguez. Porque começo a ficar com dúvidas e não sei até que ponto não poderíamos fazer negócio com ele. É um belíssimo jogador mas não vai ser titular (ou pelo menos comigo não seria) e está a tapar dois jovens que querem crescer. A nível físico tem dado problemas, a nível financeiro é o ou dos mais bem pagos do plantel... talvez prescindisse dele mas também eram precisos compradores.

Quanto ao ponta-de-lança, Falcao parte como titularíssimo apesar de me estar a desiludir. Talvez porque a equipa não jogue tanto para ele, seja porque não o saiba fazer seja por opção, mas não tem facturado nem acho que esteja a ter algum tipo de preponderância no jogo da equipa. Walter chegou agora e marcou logo. Sobretudo precisa de frescura física e não pode jogar tanto de costas para baliza, se realmente tem um potente remate.
UnReal
UnReal
Lenda Viva

Localização : Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Mensagem por AnDeRsHoW Dom Ago 01, 2010 7:16 pm

Concordo com toda essa analise Freitas Lobo, quer dizer, UnReal Mr. Green

Tem q sair o Bruno, Raul e Tomas, e vir o Kleber e um bom central, de preferencia para ser titular. E o Fucile nao pode sair do clube, os outros DD n me dao garantias nenhumas..

Realmente acho q temos mtos extremos, o Mariano bem q podia ir de vela, e o James será mais para o futuro. E o Varela tb concordo q tem q ser titular.

Realço tb a falta de musculo no meio campo como referiste, sao mtos jogadores baixinhos no nosso meio campo, e eles n sao propriamente o Xavi e o Iniesta.. Falta-nos um Keita por exemplo..
AnDeRsHoW
AnDeRsHoW
Treinador de Sofá

Mensagem por joao castro Dom Ago 01, 2010 7:27 pm

Já ando desde Maio a dizer que saindo o BA iriamos precisar de um central de eleição, o Sereno e o Maicon não iam aprender a jogar este mês...

joao castro
Lenda Viva

Mensagem por SerginhoMcber Dom Ago 01, 2010 7:30 pm

UnReal tens ai um excelente resumo ou como lhe queiras chamar...

Agora vou tentar eu exprimir a minha opinião Laughing

Na baliza, na minha opinião o Beto deveria assumir a titularidade, no lado esquerdo penso que não haja dúvidas. No lado direito está um problema para resolver, Fucile sai ou fica? Eu pessoalmente espero que fique e que mandem o Sapu passear, ele não dá segurança nenhuma aos adeptos (falo no geral). No centro da defesa poucas devem ser as dúvidas de que precisamos de um central de grande valor para fazer dupla com o Rolando, já se falou em Toloi, que apesar de jovem dizem ter imensa qualidade. O Bruno já devia ter saído do clube há algum tempo, está a "ocupar" espaço no plantel... Sereno na minha opinião será um grande flop, não vejo qualidade suficiente para jogar de azul e branco... Maicon tem futuro, mas esse futuro não é já!

Passando agora ao meio campo...
Vejo melhorias no Fernando, já transporta mais a bola que segundo o que dizem, ordens do mister. O Souza parece ser um bom jogador para fazer concorrência ao Fernando, mas não me parece ser tão capaz para defender como o Polvo...
Micael e Moutinho, estes devem "carregar" a equipa às costas durante a época, o 1º já demonstrou a sua qualidade mal chegou do Nacional e o Moutinho todos nós conhecemos o seu estilo de jogo, foi uma excelente jogada de marketing e de mercado... Belluschi e Castro, para mim os jogadores com mais qualidade para substituir estes dois homens, Guarín para mim apesar do bom final da época do ano passado, não tem muita margem de manobra devido aos primeiros tempos como dragão...
O Meireles penso que podiamos mante-lo mais uma época, mas com a entrada do Moutinho será muito prevesível a sua saída, mas caso fique, duvido que haja outra equipa em Portugal com um meio campo tão forte como o nosso Laughing

O ataque...
Este é um dos problemas do actual FC Porto, precisamos de um avançado para 2ª ou 3ª escolha, o Kléber já está a demorar demasiado e a verdade é que mais valia termos ficado com o Orlando no plantel... Não estou preocupado com a falta de eficácia do Falcao na pré-época, na temporada passada sucedeu-se o mesmo e no 1º jogo da liga marcou e continuou a fazer golos até ao final da época... O Walter precisa de perder uns kilos se quiser jogar mais e tentar fazer frente ao Falcao...
Passando aos Extremos... Hulk e Varela para mim, são os jogadores que mais garantias têm dado, mas estou preocupado pois vejo que a bola tem passado muito pelo Hulk, não quero que fiquemos Hulkdependentes... Já o aconteceu com o Quaresma e agora parece estar a voltar a acontecer, desta vez com o Hulk... O James apesar de tudo tem demonstrado trabalho, apesar de jovem já se nota que tem um futuro risonho pela frente, mas também não o façam passar como sendo um cepo ou um sobredotado... O Ukra tem-se demonstrado muito "agarrado" à bola, tem de melhorar este aspecto se quiser jogar... O CR10 para mim já jogou melhor, mas as lesões também não o têm ajudado muito...
Por fim, temos que falar no Mariano, o homem deve sair do clube esta época ou então nunca mais terá mercado para sair...

É apenas a minha simples opinião expressa por palavras... lol!

FC PORTO SEMPRE! FCP 2
SerginhoMcber
SerginhoMcber
Treinador de Bancada

Mensagem por fabuloso Dom Ago 01, 2010 9:18 pm

De forma muito sucinta:

1 - Pré-temporada com poucos jogos de preparação, demasiado espaçados e com uma vertente pouco definida ou seja, num plantel que sofreu demasiados retoques, em ano de mundial, podiamos e deviamos ter feito mais jogos e aprofundar o entrosamento entre os nossos jogadores e observar as alternativas com calma e sem fazer tudo em cima do joelho.

2 - Os reforços: faltam reforços quando estamos a 6 dias da 1ª competição da temporada, é inaceitável o número de indefinições e novelas deste defeso. Falta um central e um ponta de lança, temos as dispensas ainda por concretizar, enfim, alguns erros poucos habituais para o que estamos habituados. De referir que o Moutinho, o James e o Emídio parecem-me contratações acertadas, o Walter é uma incógnita mas parece ter potencial, o Souza é demasiado híbrido para ter uma opinião concreta e os nossos míudos fazem pela vida com destaque para o Castro.

3 - O 11 base: parece-me praticamente construido mas pouco rotinado, tenho algumas duvidas sobre o lateral direito titular, assim como o parceiro do Moutinho no meio campo e quem jogará com o Hulk e o Falcone na frente; aposto no Sapunaru, Rúben (caso não esteja lesionado com gravidade) e no Cebola, com a ressalva que tudo vai depender do esquema apresentado pelo AVB. Repito, a falta de rotinas frente a uma equipa bem mais organizada e com um estilo de jogo que aposta em resolver tudo muito cedo antes de darem o estouro pode ser fatal.
fabuloso
fabuloso
Lenda Viva

Mensagem por Shinny Seg Ago 02, 2010 3:40 am

Admito que ainda não li nenhuma das opiniões desta página, acho que é o melhor para poder dar uma opinião puramente pessoal.

Acho que está tudo muito preocupado de momento com a equipa mais por causa do que o Benfica (e mesmo o Sporting) tem feito do que pelas exibições contra os franceses. E custa-me ver gente a discutir a qualidade do André Villas-Boas sem que ele tenha feito um único jogo oficial pelo Porto, ainda. Sim, também eu acho que os nossos adversários mais directos tem estado bem e que a uma semana da Supertaça vermos o nosso oponente tão forte assusta, mas acredito que essa não deva ser a nossa maior preocupação. O Benfica tem mostrado capacidade para dar continuidade ao que fez na época transacta e pelo que se tem visto levam algum favoritismo, por muito que em Aveiro aos 00' estejam 11 jogadores de cada lado e um 0-0 no marcador. A grande questão somos mesmo nós.

Os únicos amigáveis que não foram mesmo os que não foram transmitidos, ou seja, a vitória por 4-1 frente ao Tourizense e o empate a uma bola com o Preussen. E utilizando a leitura que fui fazendo dos restantes 5 jogos, vejo muitas coisas positivas (se bem que algumas muito negativas, que por esta altura já deveriam estar mais que solucionadas). Os 3 jogos anteriores ao Torneio de Paris mostraram um Porto pressionante, com boa capacidade de construção de futebol ofensivo, algumas debilidades defensivas, mas no geral, suficiente e por algumas vezes bom até, para o que se pede numa pré-época. A 1ª parte do jogo contra o Trabzonspor foi para mim dos melhores desempenhos da equipa, apesar da qualidade da transmissão e do próprio stream não ajudarem minimamente. Os outros 2 jogos no Dragão foram bons, com a equipa a começar muito bem o jogo, perdendo-se depois a meio (30' de bom futebol), com as segundas partes a servirem basicamente para queimar tempo (é impressionante que nunca neste tipo de jogos o resultado se altere de uma parte para a outra). Em França, estivemos francamente mal no geral, mas é fácil de tirar conclusões. Este tipo de jogos com muitas substituições não ajudam minimamente, e há uma falta enorme de entrosamento entre a maior parte dos jogadores considerados à partida suplentes.

Percebo pelas opiniões de alguns utilizadores cá, e não só, que o Helton continua, e que foi muito mal batido no golo do PSG, etc., etc.. Bom, não posso dizer que não concordo, apesar de se perceber que é claramente enganado pela falha do primeiro jogador que tenta desviar a bola para dentro da baliza (o Kezman). Do Beto pouco vi, Kieszek idem. Vi foi o resto do Helton... E juro que não consigo compreender como há gente que pondera a sua venda, a sua ida para o banco, enfim. Toda a gente sabe que gosto muito dele, por isso é complicado não ser parcial, mas ele esteve seguríssimo no jogo com o Trabzonspor (arrancou 2 grandes defesas, uma delas fantástica), e a mesma coisa para os jogos diante do Ajax e da Sampdoria. Em Paris tem uma defesa verdadeiramente à Gordon Banks (sim, fez-me mesmo lembrar a mítica defesa), e apesar de ser mal batido no golo, no geral tem uma exibição muito conseguida. E o raspanete que deu ao Addy por causa da sua displicência no jogo com os turcos mostrou muito o seu empenho. Dito isto, acho que é o óbvio titular e ficaria muito contente se fosse nomeado com um dos capitães.

Para as laterais, a indefinição sobre o futuro do Fucile intriga-me um pouco. O AVB usou várias vezes o Miguel Lopes esta pré-época, por isso, e para meu desagrado, quem sairá se o uruguaio ficar será o Sapunaru. Sim, porque o Miguel Lopes é uma autêntica desgraça. Como se já não bastasse não jogar bem, é também um caceteiro de primeira espécie. O Sapunaru, apesar de o preferir, também pouco tem mostrado, apesar da recta final de 2008/2009 ter dado muito boas indicações, é um jogador que dentro do medíocre consegue ser muito mais seguro que o Miguel. Como tal, a minha preferência recai para uma dupla com Fucile e Sapunaru, mas parece-me que não será assim que vai ficar. Se o Fucile sair, é mais que óbvio (e acredito que todos os portistas pensem assim), que alguém terá de entrar e pegar de estaca naquela lateral direita. Na esquerda apesar de alguns deslizes do Emídio (ou Rafa, como preferirem), penso que estamos seguros e que a dupla Álvaro/Emídio será mais que suficiente para aguentar uma época (até diria que só o Álvaro era mais que suficiente, mas mais vale não arriscar). Quanto aos centrais, estou algo desiludido com o Sereno. Sabia que ele não era nenhum craque, mas estava à espera de muito mais. Tem estado mal jogo após jogo. Com a dupla Rolando/Maicon as coisas têm funcionado muito melhor, acho que disso ninguém tem dúvida, se bem que há atitudes do Maicon que me assustam seriamente. Ele impõem-se quase sempre, consegue roubar imensas bolas, e despachar outras tantas, mas há momentos em que me parece que ele tem medo a mais de fazer falta (geralmente dentro da área). Não sei se já reparam a quantidade de cortes que ele não falha (os chamados pontapés na atmosfera) ou que não se faz à bola. De qualquer das formas apostaria nessa mesma dupla. Com o Bruno à espreita da saída, obviamente. Com isto, sinto que o central que chegar terá que que estar a nível qualitativo entre o Rolando e o Sereno (ou semelhante), pois terá de ser alguém pronto para estar no banco e entrar no caso de algum azar, pois ver o Sereno no nosso 11 não é nada agradável.

Em relação ao meio-campo, contando já também com a saída do Raul Meireles, não vejo, honestamente, grandes problemas. O Tomas está de saída, sobrando assim 7 jogadores para 3 posições. O Fernando tem estado bem, apesar de ser claro que ainda está a assimilar as novas rotinas ofensivas, mas será sem dúvida o titular no lugar de médio defensivo. O seu suplente natural é o Souza, que com alguns erros, aqui e ali, tem-se mostrado um reforço com capacidade para lutar por um lugar (além de que a polivalência de aparecer como 8, também). Para a frente, o Moutinho será o nosso novo médio-centro, algo que já era um dado adquirido aquando da transferência, mas que se tornou ainda mais óbvio com os jogos que foi fazendo pelo Porto. Tem dois suplentes para o seu lugar, o Guarín e o Castro (penso que é a melhor posição para ele, se bem que mais à frente um pouco seria interessante de testar), que têm grande capacidade física, e principalmente o nosso Castro tem mostrado bons pormenores, muita raça e entrega ao jogo, joga pelo clube de coração, mas ainda tem de se soltar um pouco. Mais à frente um bocadinho temos o Rúben e o Belluschi, que é para mim a maior interrogação do 11 base. Custa-me ainda dizer, e esta minha dúvida já vem da época passada, quem será o dono da posição. Provavelmente diria Rúben, noto mais objectividade, bons passes, muito mais atento ao jogo, mas o Belluschi mostra pormenores fantásticos, e já mostrou na última época combinar bem com o Falcao, que será uma das coisas mais importantes, esta conexão entre médio mais ofensivo e avançado.

Na frente de ataque, estes jogos esclareceram-me as dúvidas. O Varela tem de ser titular na esquerda. O Cristian é o meu jogador favorito no Porto, e na sua melhor forma é também dos melhores do Porto, mas neste momento (e já há algum tempo), não se apresenta a 100%, e tê-lo a jogar quase na linha do meio-campo é frustrante. Prende muito o jogo atrás, e o Falcao apareceu muito desapoiado por causa disso mesmo. Já com o Varela, vi-o a arriscar muito mais, um para um, cruzamentos perto da linha final, e aqui no Dragão frente à Sampdoria foi realmente o único que conseguir servir de forma devida o nosso #9. Sobra ainda o James, que tem desiludido muitos dos que esperavam ter ali uma pérola. O rapaz tem os pés fantásticos, lembro-me inclusivamente do Barroso ter referido a qualidade dos cantos que marcou no jogo de apresentação, que é um facto, mas ainda tem que crescer no plano táctico. Do outro lado, não há qualquer dúvida, o Hulk é o nosso desequilibrador principal, conseguir ser assobiado várias vezes nos jogos no Dragão, algo que já vem desde que chegou, mas é o único que procura a baliza, é o único que arrisca, que chega a certas bolas que seriam impossíveis para qualquer outro jogar nosso de lá chegar, tem boa finta (não a sabe é usar sempre direito) e um remate fantástico. No banco pelo menos até Novembro só fica o Ukra, outro dos meus favoritos, que pode facilmente ser um suplente utilizado. Boa técnica e tira grandes cruzamentos, parece-me é que talvez por alguma ansiedade quis, sempre que teve a oportunidade, desequilibrar mais do que devia, e então perdeu-se muitas vezes em fintas. Mas confio plenamente nele. Apesar do Mariano se voltar à treinar daqui a uns meses, é inevitável que a recuperação total, e a aprendizagem dos novos métodos demorem mais alguns meses, será difícil de poder contar com o Mariano em 2010/2011. Na posição central, o nosso Falcao tem lugar de destaque, e não parece muito preocupante que pouco tenha feito ultimamente. Jogou muito sobre o meio-campo, onde conseguiu ser muito útil para o Hulk, mas poucas oportunidades teve para finalizar. Contra o PSG podia ter feito um golo, contra o Preussen outros dois, falhou por pouco, mas deverá ser fácil voltar aos golos. Para já esta posição tem apenas mais um jogador, o Walter, que conseguiu um bom golo (depois de uma assistência do Varela...), não teve tempo para mostrar grande coisa, parece um pouco lento no arranque, o que espero que seja pela falta de treino e não pelo excesso de peso. Será preciso ir buscar mais um jogador, que vejo que possa demorar, sendo o Kléber uma excelente opção.

Helton
Fucile | Rolando | Maicon | Álvaro Pereira
Fernando
Moutinho | Rúben
Hulk | Falcao | Varela

Com um banco constituído por Beto, Sapunaru (deverá ser o Miguel Lopes), o tal novo defesa central, Souza, Castro, Belluschi, Cristian, Walter. Exemplo caro, aqui será fácil de ir alterando um pouco as coisas.

Quanto à equipa técnica, não tenho desgostado do que tenho visto, muito embora tenha havido imenso trabalho de casa deixado por fazer antes da partida para o estágio na Alemanha, que que teve como condicionante óbvia o atraso dos mundialistas e das novas contratações.

E é tudo. Vou de férias daqui a 5h, só volto dia 12, provavelmente apanharei net por lá, e tenho confirmado que vou conseguir ver o jogo da Supertaça, já que também só vou para o Sul de Espanha. Se não postar mais até ao regresso, desejar aqui boa sorte aos nossos rapazes pela luta que vamos travar no dia 7, que não sendo decisiva é importante, e não deixa de ser um jogo entre os principais rivais do futebol português.

FORÇA PORTO.
Shinny
Shinny
Moderador

Mensagem por Admin Ter Ago 03, 2010 10:06 am

[ARQUIVO] Análise do plantel - Página 19 20upc36

Esqueleto ainda abana na defesa

Terminaram as experiências da pré-temporada e o Torneio de Paris acentuou os problemas defensivos do FC Porto nas bolas paradas, que Villas-Boas já admitiu ser urgente rectificar. É nesse cuidado que se centrará a semana de trabalho iniciada ontem, mas há mais questões para afinar de maneira a tornar a equipa mais competitiva para o início de época, que arranca com um clássico em que se discute um troféu. Villas-Boas testou várias combinações, procurando que todos ficassem em igualdade de circunstâncias, e ainda não definiu o onze para a Supertaça. Ou melhor: pela soma dos minutos, percebe-se que o esqueleto do meio-campo para a frente deverá coincidir com os mais utilizados (dúvida no lado esquerdo do ataque), sobrando interrogações na defesa. Muitas.

O regresso a conta gotas dos internacionais condicionou a distribuição de minutos nos seis jogos efectuados e prejudicou a assimilação das ideias do novo treinador. Além disso, a defesa viu-se privada do rei das bolas aéreas, porque Bruno Alves esteve numa espécie de quarentena. Sereno tem sentido dificuldades e só agora é que Rolando voltou para fazer dupla com Maicon. Nas laterais, os titulares da época passada só chegaram há uma semana e estão sem ritmo para grandes aventuras, ainda que pelo menos Álvaro Pereira deva ser titular já no sábado. No meio-campo, nota-se estabilidade nas escolhas. Porém, Villas-Boas quer uma equipa forte na circulação rápida de bola e a pressionar bem alto, mecanismos diferentes dos de Jesualdo.

Na frente, as apostas são fáceis de adivinhar, mas a finalização está longe de ser ideal. Hulk está em grande forma e vai disfarçando esses problemas. A equipa até tem criado várias oportunidades, mas a pontaria está por afinar: Falcao fez 348 minutos sem facturar. Walter fez os primeiros jogos e marcou, mas ainda não tem "pernas" para 90 minutos. No lado esquerdo, há três bons candidatos à vaga, mas nenhum está a desequilibrar: Varela voltou de lesão, Rodríguez procura voltar à forma depois de uma época para esquecer e James tem enorme potencial, mas ainda está no processo de adaptação.

A única certeza que fica da pré-época é que este FC Porto vai continuar a jogar em 4x3x3, com defesa à zona, privilegiando a circulação de bola.

Admin
Admin

Mensagem por Admin Ter Ago 03, 2010 10:09 am

[ARQUIVO] Análise do plantel - Página 19 20upc36

Leis de mercado atrapalharam na preparação

À margem do que se passou nas quatro linhas, a pré-época portista está a ser marcada pela gestão de mercado. Walter demorou a entrar e, nas saídas, enquanto não chegam (ou não chegavam...) propostas que representassem o seu valor de mercado, conforme Villas-Boas referiu, Bruno Alves e Raul Meireles limitaram-se a treinar. Não foram usados em nenhum dos jogos tendo, inclusive, ido a Paris apenas para ver os companheiros jogar. Se o caso de Bruno Alves se encaminha para o desfecho, ainda há Raul Meireles para resolver. Um e outro ficaram sempre fora das opções. Independentemente de qualquer negócio, Bruno Alves seria sempre carta fora do baralho para o jogo da Supertaça com o Benfica, porque cumpriria castigo. Meireles não tem essa condicionante, faltando saber se o facto de estar apontado ao mercado condiciona a escolha. Curiosamente, para além do papel defensivo, Bruno Alves era igualmente um elemento fundamental nas bolas paradas, surgindo várias vezes a marcar livres ou na zona de conclusão. Meireles assumia também papel nuclear na marcação de livres e de cantos, elementos que Villas-Boas tem trabalhado sem o contributo de ambos nestes primeiros ensaios.

Admin
Admin

Mensagem por Admin Ter Ago 03, 2010 10:21 am

[ARQUIVO] Análise do plantel - Página 19 Lg

Atrasos na mensalidade
Indefinições marcaram o primeiro mês de Villas-Boas

Fez ontem precisamente um mês que o plantel portista começou a preparar a nova época. Tendo em conta que a equipa vive um processo de construção, após um corte radical com o passado recente, o balanço até pode ser considerado positivo, mas a verdade é que, neste período, houve uma série de fatores que atrasaram a chegada do grupo de trabalho aos patamares desejados para esta fase da pré-temporada.

O primeiro jogo oficial da nova época é já no próximo sábado, frente ao grande rival Benfica, e até há um troféu em disputa, mas é evidente que, neste momento, o plantel portista ainda está bem longe da sua versão final. Um problema que leva a outro, uma vez que essa situação faz que o onze base também ainda não esteja totalmente determinado. Contudo, esses nem são os únicos problemas com os quais a equipa técnica se tem deparado.

Conta-gotas

Em ano de Mundial, os jogadores foram chegando a conta-gotas, prejudicando a evolução de um conjunto que André Villas-Boas quer ver rapidamente entrosado, face ao estilo de jogo que deseja pôr em prática no Dragão. E nem só os mundialistas foram chegando aos poucos. Os reforços também.

Recorde-se, por exemplo, a novela em torno de Walter, que só teve o seu desfecho na semana passada. O brasileiro é, para já, a única alternativa a Falcão no ataque, mas convém não esquecer que André Villas-Boas ainda quer mais uma solução para essa posição. Quando chegará ela? Isso não se sabe, mas dificilmente será antes do arranque oficial da época 2010/2011.

O mercado tem, portanto, ditado as suas leis no FC Porto e, neste momento, são 29 os jogadores que se treinam às ordens de Villas-Boas. Um grupo demasiado vasto, tendo em conta que o técnico já assumiu que queria construir um plantel com um máximo de 25 elementos. E mesmo que, conforme se prevê, Bruno Alves, Raul Meireles, Tomás Costa e até mesmo Fucile deixem o clube, isso obrigará a nova investida no mercado, principalmente para colmatar as saídas do central e do lateral-direito. Ou seja, o grupo continuará com excedentários.

Face a tantas indefinições nesta fase da pré-época, os resultados nos jogos de preparação não poderiam ser muito animadores. E, de facto, não têm sido. Os dragões somam quatro vitórias, um empate e duas derrotas, mas o que fica na retina são as exibições mais recentes, ou seja, as derrotas perante o PSG e o Bordéus. Foram as provas que faltavam para concluir que há atrasos na primeira mensalidade de André Villas-Boas.

Admin
Admin

Mensagem por carlosdf Ter Ago 03, 2010 11:51 am

É prioritário manter o fucile e arranjar um central em condições, seria uma pena q um plantel com tão boas soluções nos outros sectores ficasse prejudicado por ter um calcanhaer de aquilles na defesa.

carlosdf
Treinador de Bancada

Mensagem por portista1994 Ter Ago 03, 2010 12:42 pm

Por acaso não me lembrava que o Bruno tinha sido expulso contra o Chaves e por isso não podia jogar a Supertaça Laughing

E o FCPorto só precisa de ir ao mercado colmatar a saída do Bruno, caso se confirme, já que as saídas do Meireles, tommy e fucile já estão bem colmatadas.
portista1994
portista1994
Lenda Viva

Mensagem por carlosdf Ter Ago 03, 2010 12:58 pm

A saída do fucile está bem colmatada? O fucile foi um dos melhores laterais do último mundial, se o miguel lopes e o sapunaru são alternativas do mesmo nível vou ali e já venho.

carlosdf
Treinador de Bancada

Mensagem por portista1994 Ter Ago 03, 2010 1:24 pm

Pelo menos a possível saída do Fucile está melhor "protegida" que a do Bruno.
E sim, o sapunaru é uma alternativa de grande nível, ainda que algo inferior ao Fucile, mas muito superior ao Miguel Lopes e de alta categoria.
portista1994
portista1994
Lenda Viva

Mensagem por JackBauerPT Ter Ago 03, 2010 1:43 pm

portista1994 escreveu:Pelo menos a possível saída do Fucile está melhor "protegida" que a do Bruno.
E sim, o sapunaru é uma alternativa de grande nível, ainda que algo inferior ao Fucile, mas muito superior ao Miguel Lopes e de alta categoria.

Não devemos ver os mesmos jogos do Sapunaru. Eu acho-o fraquissimo e até o Miguel Lopes consegue ser melhor, aliás o Miguel terminou bem a última época.
JackBauerPT
JackBauerPT
Sócio Cativo

Mensagem por Admin Ter Ago 03, 2010 1:51 pm

O Miguel Lopes esta pré-época não tem encantado, mas parece ser o sucessor natural do Fucile, no entanto o Sapunaru na forma que terminou a época de 08/09 é superior.

Admin
Admin

Mensagem por The Crow Ter Ago 03, 2010 4:55 pm

Se possível fosse, mantinha-se o Fucile, o Sapunaru ia "com os porcos" e contratávamos este rapaz para o lugar deixado em aberto pelo Bruno "Chefe de Família" Alves.

[ARQUIVO] Análise do plantel - Página 19 340x
The Crow
The Crow
Lenda Viva

http://scsalgueirosinfantisa.blogspot.com/

Mensagem por migueldinis Ter Ago 03, 2010 5:57 pm

O Cheira o mel era lindo

migueldinis
Lenda Viva