FIFA ignora Taça Latina, FC Porto é mesmo o clube português com mais títulos.
+23
A.Luísa 20
playah
Falcao9
kaRam
baseado
Joca
migueldinis
to_madeira
jetaaa
Tio Hans
joao castro
Varekai
Manu021
fabuloso
mafioxo
Nuno90
krazyboy
Fleming
missy.
submundo
PauloFerreiraFCP
SuperMario95
Blue Dragon
27 participantes
Somos Porto :: Clube :: Notícias
Página 3 de 4
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: FIFA ignora Taça Latina, FC Porto é mesmo o clube português com mais títulos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
migueldinis- Lenda Viva
baseado- Lenda Viva
Blue Dragon- Lenda Viva
Re: FIFA ignora Taça Latina, FC Porto é mesmo o clube português com mais títulos.
26/05/2011
ORGULHOSAMENTE RIDÍCULOS
Nos últimos dias alguma comunicação social desencadeou uma polémica tão mesquinha quanto parva por causa da contabilidade dos títulos oficiais no futebol português. Em causa estava se era o FC Porto ou o Benfica o clube com mais títulos, tudo porque alguns saudosistas, certamente desencantados com o natural correr dos dias, insistiam em juntar a Taça Latina, competição não oficial disputada nos anos 50 do século passado e conquistada pelo Benfica em 1950, aos títulos oficiais do Benfica.
O FC Porto, que contabiliza como troféus oficiais competições disputadas sob a égide da federação, Liga, UEFA ou FIFA, e contabiliza como troféus não oficiais todos os outros, manteve-se em silêncio, apesar de todos os disparates que foram sendo ditos e escritos.
Até que ontem, a agência noticiosa do país fez o que todos deveriam ter feito, questionou a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial, e perguntou singelamente se para a FIFA a Taça Latina tinha sido ou não uma competição oficial. A resposta da FIFA não deixou dúvidas, a Taça Latina nunca foi uma competição oficial e não é contabilizada como prova oficial. Como se impunha, a Agência Lusa fez um despacho dando conta do esclarecimento da FIFA, que a comunicação social nacional aproveitou para esclarecer os seus leitores, ouvintes, espectadores.
Toda a comunicação social não, porque persistem alguns redutos de imbecilidade. O jornal “A Bola”, por exemplo, através da pena do director Vítor Serpa, em editorial, escreve que Bola continuará a atribuir esse título como oficial ao Benfica e promete uma investigação própria. Ou seja, para a “A Bola” nem o esclarecimento da mais alta instância do futebol mundial serve quando contaria os seus próprios desejos. Aguardamos a prometida investigação.
E o que dizer do jornal “Record”, que perante o esclarecimento da FIFA, numa notícia escondida na penúltima página, disse apenas que por não ser membro da FIFA continuaria a fazer contas à sua moda.
É a isto que se chama branquear a verdade e estes dois jornais desportivos continuam com a mentalidade de quando se disputava a Taça Latina, quando em Portugal se dizia “orgulhosamente sós”. Na verdade, orgulhosamente ridículos.
Mais uma vez muito bom. Este gabinete desde que mudou de liderança parece outro
Fdx lindo
Muito bem mandado.
Muito bem mandado.
Blue Dragon- Lenda Viva
to_madeira- Treinador de Bancada
Tio Hans escreveu:Um Record de Títulos
Exmos srs,
Deparei-me hoje com uma resposta do vosso prezado director, sr. Alexandre Pais no seu blog A Quinta do Careca, respondendo a um leitor que escreveu perguntando o porquê do jornal Record não seguir as instruções da FIFA e continuar a considerar a Taça Latina como troféu oficial, como se comprova no seguinte link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ora, os argumentos dados para esta discrepância entre a autoridade máxima do futebol mundial e o vosso jornal, são a emoção sentida pelo vosso director aquando dessa longínqua conquista do Sport Lisboa e Benfica e o impacto que isso teve nos portugueses.
Sendo certo que os senhores estão no vosso direito de exprimir a vossa opinião, permitam-me considerar esses critérios um pouco desfasados da realidade. Já pensaram que, se o vosso director não fosse nascido na década de 50, nunca poderia ter sentido uma grande emoção pela conquista benfiquista? Aliás, permitam-me felicitar o vosso director pela capacidade de, em 1950, com a avançada idade de... quatro anos, ter sido capaz de ter sentido uma grande emoção e de ainda hoje se lembrar de tal facto. É notável, de facto.
Por outro lado, como pode o impacto de determinado título definir se este é oficial ou não? Os senhores já pensaram que o jornal Record tem o poder, como jornal desportivo mais vendido em Portugal, de influenciar esse impacto? Os senhores determinam critérios, os quais podem influenciar? Qual o sentido disto? A título exemplificativo, quando o Futebol Clube do Porto venceu a sua 2ª Taça Intercontinental, o vosso jornal remeteu esse notável feito do clube português com mais títulos a um canto da capa, dando destaque a uma lesão do guarda-redes José Moreira. Será que esse título do Porto deve deixar de ser considerado, ou dever-se-á adicionar ao espólio vermelho o Troféu Internacional Lesão do Moreira?
Por outro lado, existirá altura do ano com mais impacto do que o defeso? A altura onde se prometem as melhores equipas dos últimos 10 anos, onde se afirma que "este ano é que é", onde depois de uma vitória no valiosíssimo torneio do Guadiana, (não se esqueçam de adicionar, olhem que o estádio está sempre cheio), se garante que ninguém ganha ao Benfica, a altura onde se fazem candidaturas à Champions League e onde pululam mega-craques em entusiasmadas manchetes matutinas e que, invariavelmente, acabam num qualquer outro clube e que chegam a incluir jogadores de Futsal. Que tal instituir a "Liga das melhores equipas dos últimos 10 anos"? Ou a "Copa dos pseudo-reforços"? Ou ainda, mais genericamente, que me dizem criar o troféu "Campeões da pré-época"? Por certo, o Sport Lisboa e Benfica, com estes títulos todos, rapidamente chegará aos 150 títulos, adiando esta discussão por mais 30 anos? Fica a sugestão.
Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira
HAHAHAHAHAH
Grande resposta!!! voce devia integrar o departamento de comunicação do FCPorto
Falcao9- Treinador de Sofá
Blue Dragon escreveu:Ahahaha muito bom.
Só tenho pena que o palavreado usado pelo Tio tenha classe demais para alguém da redacção do Record perceber.
concordo, as vezes temos tanto amor pelo clube que usamos toda a classe possivel para o defender e secalhar o gajo do Record ainda sa está a rir de nós
Falcao9- Treinador de Sofá
Manu021- Lenda Viva
Falcao9 escreveu:Blue Dragon escreveu:Ahahaha muito bom.
Só tenho pena que o palavreado usado pelo Tio tenha classe demais para alguém da redacção do Record perceber.
concordo, as vezes temos tanto amor pelo clube que usamos toda a classe possivel para o defender e secalhar o gajo do Record ainda sa está a rir de nós
Que se riam, eles passam por otarios aos olhos de todos os portistas e adeptos de outros clubes que não sofrem de clubite. Mais uma vez, excellente tio, parabens
Manu021- Lenda Viva
Trata-me por tu pá.Falcao9 escreveu:Tio Hans escreveu:Um Record de Títulos
HAHAHAHAHAH
Grande resposta!!! voce devia integrar o departamento de comunicação do FCPorto
Obrigado pelos elogios, malta.
Tio Hans- Admin
Com "Tio" no pseudonymo, impoe respeito
Manu021- Lenda Viva
A resposta que terás, e se tiveres, é que a culpa é do Pinto da Costa e do Porto que crucifica o jornal e fecha o clube à comunicação.
O mesmo de sempre, portanto.
O mesmo de sempre, portanto.
PauloFerreiraFCP- Treinador de Bancada
O Tio tem mesmo jeito para isto, já não é a primeira vez que escreve coisas muito boas.
Lembro-me também na pré-época quando não na RTP não tínhamos equipa de reportagem no nosso estágio, também tiveram uma resposta à maneira
Lembro-me também na pré-época quando não na RTP não tínhamos equipa de reportagem no nosso estágio, também tiveram uma resposta à maneira
Varekai- Lenda Viva
Comunicado do FCP: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fleming- Lenda Viva
O Falcao9 jà o publicou felming.
Grande comunicado, temos melhorado muito nesse aspecto, não espaca nem uma
Grande comunicado, temos melhorado muito nesse aspecto, não espaca nem uma
Manu021- Lenda Viva
O Rui Cerqueira tem feito "milagres"
Fleming- Lenda Viva
Será que esse título do Porto deve deixar de ser considerado, ou dever-se-á adicionar ao espólio vermelho o Troféu Internacional Lesão do Moreira?
Ri-me tanto. Grande Tio
Ri-me tanto. Grande Tio
playah- Admin
Fleming escreveu:O Rui Cerqueira tem feito "milagres"
é nisso mesmo que penso... fantástico
Fleming escreveu:O Rui Cerqueira tem feito "milagres"
Morri. O Rui Cerqueira não serve para nada. Quem revolucionou isto foi o Francisco J. Marques.
Tio Hans- Admin
Calma... Vamos lá a ver, qual foi o tipo que era Jornalista salvo erro do Jogo que se começou a trabalhar para nós? Rui Cerqueira ou Francisco J. Marques?
O Rui Cerqueira não foi, esse veio de RTP. Lembro-me que desde que se noticiou a entrada de um novo membro (não me lembro do nome) para o departamento de comunicação é que estes comunicados começaram a sair.
playah- Admin
Então deve ser do Francisco Marques que falamos
Nuno90 escreveu:Então deve ser do Francisco Marques que falamos
Exacto. Tá certo.
Fleming- Lenda Viva
O Cerqueira só gosta de mandar labaredas.
fabuloso- Lenda Viva
Conteúdo patrocinado
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4