F.C. Porto contrata Juan Manuel Iturbe

Página 1 de 36 1, 2, 3 ... 18 ... 36  Seguinte

Ir em baixo

F.C. Porto contrata Juan Manuel Iturbe

Mensagem por Nuno90 em Qua Jan 19, 2011 9:58 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

F.C. Porto negoceia o «novo Messi»
Chama-se Iturbe, tem 17 anos e já joga na selecção argentina sub-20

O F.C. Porto pode estar muito próximo de fechar a contratação de um jovem que na Argentina é apelidado de «novo Messi». Trata-se de Juan Manuel Iturbe, um avançado de 17 anos que nesta altura disputa o Sul-Americano de sub-20. Por aqui já se vê como é um jovem fenómeno: joga no escalão acima da idade.

A notícia foi confirmada ao Maisfutebol por Romeo Ortigoza, director de comunicação do Cerro Porteño. Isto porque o Cerro Porteño, do Paraguai, é o clube dono dos direitos desportivos do atleta. Mas já lá vamos. Antes disso importa dizer que dois dirigentes do Cerro Porteño viajam neste momento para o Porto.

«A família chegou ontem a Portugal, na companhia do empresário Gustavo Mascardi, para negociar com o F.C. Porto. O Cerro Porteño ficou à espera que houvesse um acordo, para viajar também para Portugal e fechar a transferência. Esta quarta-feira recebemos a indicação de que podíamos ir», disse o dirigente.

Nesse sentido, adianta, o director jurídico Carlos Sosa Jovellanos e o director Jorge Morga deixaram o Paraguai às 14 horas locais, em direcção a Portugal. «A partir do momento em que a família chegasse a um entendimento com o F.C. Porto, nós também nos poríamos de acordo. Da nossa parte não há problema.»

Uma história longa... que até meteu Chilavert pelo meio

A história de Iturbe dá muitas voltas. Nascido em Buenos Aires, viajou muito novo para o Paraguai, para onde foram trabalhar os pais. Nesse sentido fez toda a formação no Cerro Porteño e ficou com dupla nacionalidade. Na altura de escolher uma selecção, preferiu a Argentina. Hoje joga ao lado de Funes Mori.

Considerado desde sempre um talento, Iturbe foi disputado por vários empresários. Pelo meio até entrou... Chilavert. O antigo craque paraguaio disponibilizou-se até a pagar 17 mil dólares por mês aos pais para ficar com os direitos de negociação do jovem. No meio de tantas promessas, a carreira deu um passo atrás.

Aproveitando o facto de não ter um contrato profissional com o Cerro Porteño, Iturbe foi levado para a Argentina. O clube entrou com uma queixa na FIFA, por reclamar que detinha direitos de formação sobre o jovem, e ganhou. Durante os últimos meses, Iturbe ficou a treinar no Quilmes, da Argentina, sem jogar.

O que não impediu o seleccionador argentino, Walter Perazzo, de o chamar para o Sul-Americano sub-20. Uma opção que já rendeu frutos: na estreia, frente ao Uruguai, a Argentina venceu por 2-1 com um golo e uma assistência de Iturbe. Esta quarta-feira a celeste volta a entrar em campo, frente à Venezuela.

Uma contratação para o futuro

Ora por ter ganho a acção na FIFA, o Cerro Porteño tem por isso direito a ser ressarcido economicamente. Os argentinos dizem que vai receber um milhão de euros do F.C. Porto, que ainda dá mais meio milhão a dividir pelo empresário Gustavo Mascardi e pelo pai do atleta. Ao todo, o jovem de 17 anos custa milhão e meio.

Enquanto isso, e por só ter 17 anos, Iturbe ainda não poderá assinar contrato profissional com um clube europeu. Por isso o F.C. Porto deverá garantir o jovem avançado, através de um pré-contrato, e mantê-lo cedido ao Quilmes até ao final da época. A 4 de Junho, Iturbe faz 18 anos e pode viajar para Portugal.