[Futebol] Rabah Madjer

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

[Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por Futre em Sab Jun 05, 2010 5:52 pm

Rabah Madjer



Rabah Madjer nasceu a 15/02/1958 em Hussein Dey na Argélia e brilhou no F.C. Porto na década de 80 e foi considerado o melhor jogador Argelino de todos os tempos.
Começou a sua carreira no Onalait d’Hussein-Dey na temporada de 72/73, mudando no ano seguinte para o NA Hussein Dey onde ficou até 1983. Nesse ano Madjer transferiu-se para o futebol europeu, nomeadamente para o RC Paris de França permanecendo lá, até 1985 mudando-se depois para o Tours FC também de França ficando lá poucos meses. Na temporada de 85/86, Madjer mudou-se para o F.C. Porto aonde ganhou os seus maiores títulos tanto colectivos como individuais. No jogo de estreia Madjer marcou dois golos e deu o triunfo ao Porto sobre o Boavista por 2-1.

Em 1987, Madjer criou uma das maiores obras de arte do futebol mundial ao marcar um golo de calcanhar ao Bayern de Munique na final das Taças dos Clubes Campeões Europeus, garantindo o triunfo da equipa portista por 2-1. Esse momento irá ficar para sempre na lembrança de todos nós pois para além de ter sido um golo fenomenal deu a primeira vitória ao F.C. Porto na maior competição europeia de clubes. No mesmo ano o F.C. Porto foi disputar a final da Taça Intercontinental frente ao Penarol do Uruguai, num campo coberto de neve e também aí Madjer foi fenomenal pois marcou o golo da vitória por 2-1 já em prolongamento num chapéu fantástico. Madjer conquistou o título de melhor jogador da partida, ganhando um automóvel que depois foi vendido tendo o dinheiro ganho pela venda, sido partilhado por toda a equipa.

Depois Madjer teve uma breve passagem pelo Valência mas depressa regressou outra vez à equipa portista onde viria a terminar a sua carreira de jogador.

Madjer foi considerado o melhor jogador argelino de toda a história, jogando na selecção Argelina durante 14 anos pertencendo-lhe ainda o recorde de golos marcados na selecção, 40 golos em 87 jogos. Jogou em dois mundiais, em 1982 e em 1986 no Mundial do México onde Portugal também jogou. Com um palmarés riquíssimo, Madjer conquistou uma Bola de Ouro de África em 1987, tendo sido 2.º em 1985 e 3.º em 1990. Ganhou uma Taça das Nações Africanas em 1990, ganhou uma Taça da Argélia em 1979, foi eleito o melhor jogador argelino em 1987, pelo F.C. Porto conquistou, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma Taça Intercontinental em 1987, uma Supertaça Europeia em 1988, foi campeão português em 1986 e 1990, ganhou uma Taça de Portugal de 1991, conquistou duas Supertaças de Portugal em 1986 e 1991 e foi eleito o quinto melhor jogador africano do século XX.

Depois de abandonar a alta competição como jogador, Madjer, começou a sua carreira como treinador. Madjer treinou as camadas jovens do Porto, a selecção da Argélia, clubes do Qatar tais como Al Saad, Al Wakrah, e o Al Rayyan, chegou também a orientar uma selecção com os melhores jogadores africanos que defrontou uma selecção do resto do mundo. Recentemente começou uma carreira de comentador no Qatar para o canal Al-Jazeera Sports.

Texto retirado e adaptado do site blogportista.com


Rabah Madjer conta no seu curriculum com os seguintes troféus:

Vencedor taça das Nações Africanas em 1990 com a Argélia
1 Taça dos Campeões Europeus em 1987 com o FC Porto
1 Supertaça intercontinental em 1987 com o FC Porto
1 Supertaça Europeia em 1987 com o FC Porto
3 vezes vencedor do Campeonato Futebol de Portugal em 1986, 1988 e 1990 com o FC Porto
1 vez vencedor da Taça da Argélia em 1979 com o MA Hussein-Dey
2 vezes vencedor da Taça de Portugal em 1988 e 1991 com o FC Porto
2 Supertaças de Portugal em 1986 e 1991 com o FC Porto
Melhor Marcador da Liga dos Campeões Europeus: 1988 (4 golos) (FC Porto).
5° Melhor jogador africano do século pela IFFHS
Deixou de espalhar a sua magia pelos relvados na época de 1991, iniciando uma carreira de Treinador.

Durante a sua carreira jogou nos seguintes Clubes:

Época Clube País
1972-1973 Onalait d´Hussein-Dey Argélia
1973-1983 NA Hussein Dey Argélia
1983-1985 RC Paris França
1985-1985 Tours FC França
1985-1988 FC Porto Portugal
1988-1988 Valência CF Espanha
1988-1991 FC Porto Portugal



Galeria de imagens




Galeria de Vídeos


avatar
LFF
Treinador de Sofá

Mensagens : 106
Data de inscrição : 23/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por badblood em Qua Ago 25, 2010 6:58 pm

Estava fora-de-jogo. Mr. Green
avatar
badblood
Lenda Viva

Mensagens : 1720
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 29
Localização : Pndapetzim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por LFF em Qua Ago 25, 2010 6:59 pm

Mas contou ... cheers
avatar
LFF
Treinador de Sofá

Mensagens : 106
Data de inscrição : 23/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Faz hoje 25 anos que o Madjer chegou ao Porto

Mensagem por carlosporto em Qua Set 08, 2010 1:04 pm

Entrevista ao jornal i - http://www.ionline.pt/conteudo/77214-madjer-o-meu-golo-mais-bonito-foi-calcanhar-ao-belenenses

Carlos Lopes nos JO em Los Angeles-1984, Rosa Mota nos JO em Seul-88, Fernanda Ribeiro nos JO em Atlanta-96. Já ficámos acordados de madrugada para ouvir o hino português. E também para festejar o título mundial do FC Porto, em 1987. O golo da consagração (um chapéu de aba larga: 30 metros) foi do argelino Madjer, que já havia construído a jogada do 1-0 de Gomes. E que, já agora, havia assistido Juary para o 2-1 com o Bayern Munique na final da Taça dos Campeões e que, dois minutos antes, marcara de calcanhar o golo do empate. Madjer só fez 148 jogos pelo FC Porto mas é um dos jogadores mais importantes da história azul e branca. Mas de onde é que ele veio? E como? E quando?

A esta última pergunta, a resposta é hoje, 8 de Setembro. Só que de 1985. Faz 25 anos que Madjer chegou ao Porto, via Tours, uma equipa da 2.a divisão francesa, que não o quis por mais uma época, por "insuficiências técnico-tácticas", de acordo com as declarações de um dirigente francês ao jornal "L''Équipe", na edição de 18 de Agosto desse ano. O i quis saber isso e muito mais. Entrevista ao quinto melhor jogador africano de sempre (atrás de Weah, Milla, Pelé e Belloumi) e ao mais influente estrangeiro do FC Porto (à frente de Jardel e Cubillas).

Boa tarde Madjer. Falo de Portugal.

Boa tarde, amigo. Tudo bem?

Tudo. Sabe que dia é amanhã?

8 de Setembro.

Isso não lhe diz nada?

Hãããã... Que falta um mês para eu chegar a Portugal. De férias
.

Pronto, isso é agora. Mas a 8 de Setembro de 1985, o Madjer aterrou no Porto pela primeira vez. Lembra-se?

Sim, claro, no Aeroporto Sá Carneiro. Cheguei com o Lucídio Ribeiro, empresário português que trabalha muito no mercado francófono. Estava um dia cinzento. Fui para o hotel e daí para o Estádio das Antas, para ver o FC Porto-Penafiel [3-1, com golos de Semedo, Gomes e João Pinto] onde conheci toda a gente. Houve logo química: o presidente Pinto da Costa, o médico Lima Pereira, André, Frasco, Gomes, Futre, Eduardo Luís, Jaime Magalhães, João Pinto, Juary. Tudo gente cinco estrelas.

E Artur Jorge?

Também, também. Grande senhor do futebol.

Mas vocês tiveram os vossos problemas.

Sim, mas problemas com solução. Por muito bom que seja o espírito de uma equipa de futebol, e o FC Porto era como uma família, há sempre alguém às turras com alguém. Ou o presidente com o treinador ou o jogador com o treinador. São coisas que vão e vêm. E passam. Quando havia esses stresses, nada melhor que ir almoçar ou jantar.

Mas isso não se faz diariamente?

Não, digo almoçar ou jantar com a malta amiga. Nesses casos de stresse, organizávamos excursões à Póvoa de Varzim para comer e relaxar. O André era o líder espiritual desses convívios. Era também o mais divertido do plantel, sempre bem disposto e a contar anedotas. Como o Lima Pereira, outro capitão dentro e fora do campo e sempre pronto a comandar as suas tropas [risos]. Como o Futre, jovem e irreverente como só ele sabia. Resumindo: se houvesse algum stresse comigo, eles resolver-me-iam a situação num abrir e fechar de olhos. Percebes?

Claro. E porquê Póvoa de Varzim?

Invenções do André [risos]. Ele é de lá. Amigo, havia lá um restaurante fantástico. Não me perguntes o nome que não me lembro.

E lembra-se de como entrou na equipa do FC Porto?

Sim, sim. Muito bem. O primeiro jogo foi no Estádio da Luz, com o Benfica, na festa de inauguração do Terceiro Anel. Um jogo particular e empatámos 0-0. A estreia oficial foi também em Lisboa, mas no Restelo. Ganhámos 3-2 ao Belenenses e eu fiz duas assistências para o Gomes. Depois, recebemos o Sporting e vencemos 2-1. Até que veio o tal jogo que me desbloqueou, no Bessa. Foi 2-1 para nós e eu marquei os dois golos, os da reviravolta [Casaca fizera o 1-0]. Pronto, a partir daí, ninguém mais me agarrou.

Só na Póvoa de Varzim.

Pois é. Olha, daqui a um mês lá estarei. Ao volante do meu Toyota.

Qual? Aquele que ganhou em Tóquio?

Esse mesmo. Na final da Taça Intercontinental-1987, fui eleito o melhor em campo e ganhei um carro. Levei-o do Japão para Portugal e desde então nunca mais me desfiz dele. Está lá, guardado na garagem da minha casa, em Vila Nova de Gaia. Tenho o mesmo carro há 23 anos e está como novo. Nunca me deu problemas. Nem um! As marcas japonesas são, de facto, do mais fiável que há. Mas isto é só com carros. Porque já viste o tempo que estava em Tóquio naquele dia? Tudo menos fiável. Na véspera, nublado. No dia do jogo, nevava, nevava, nevava e não parava de nevar. Aquilo era impressionante. E eu que nunca tinha jogado na neve. Nem eu, nem os outros.

Nesse jogo marcou o golo da vitória.


Um grande chapéu quase do meio-campo. Foi o golo que mais prazer me deu, porque significou o título mundial. Mas não foi o mais bonito. Esse foi o de calcanhar...

Com o Bayern?

Não. A piada é essa. O melhor golo de calcanhar não foi esse, embora seja o mais falado em todo o mundo, porque foi numa final e com o poderoso Bayern. Hoje, se falarem de um golo à Madjer, todos sabem como é. Da mesma forma que ninguém esquece o slalom do Maradona com a Inglaterra em 1986 ou o penálti à Panenka em 1976. Mas a seguir à Taça dos Campeões, ganhámos 7-1 ao Belenenses [26 de Agosto de 1986, primeira jornada do campeonato nacional, na estreia de Rui Barros pelo FC Porto e de Marinho Peres como treinador dos azuis do Restelo], marquei três golos, o último deles de calcanhar, mais bonito que o de Viena. Sabes porquê?

Não.

Do cruzamento do Jaime Magalhães, recebi a bola com o pé esquerdo e dei com o calcanhar direito.

Mas então esse golo vi-o há poucos dias, na internet.

A sério? Não pode ser. Onde?

No YouTube.

Espera aí, vou buscar papel e caneta para anotar o endereço [espera] Diz-me lá.

É só ir ao site do YouTube e escrever "fc porto belenenses 7-1".


Mas isso é fantástico. Já ganhei o dia. Obrigado. Vou já rever esse golo. Tenho-o na memória. Agora vou copiá-lo para o computador. E posso mostrar aos meus amigos. Eles não acreditam em mim. Dá para acreditar nisso?

Saudades da união que existia entre os jogadores do porto, é o famoso "jogador à porto", aquele que é solidário com o clube e com os seus companheiros.
OBRIGADO MADJER.

avatar
carlosporto
Caloiro

Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/08/2010
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por joao castro em Qua Set 08, 2010 1:07 pm

Arrow

Tópico movido para a História do FC Porto, espaço dedicado ao Madjer!


Um dos melhores jogadores de sempre da nossa história!!!Prayer

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 40
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por carlosporto em Qua Set 08, 2010 1:15 pm

"fc porto X belenences 7-1"

golo de calcanhar de Madjer

https://www.youtube.com/watch?v=sktJAww6xYA&feature=player_embedded
avatar
carlosporto
Caloiro

Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/08/2010
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por joao castro em Qua Set 08, 2010 1:17 pm

Abriste de novo o tópico?

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 40
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por carlosporto em Qua Set 08, 2010 1:20 pm

joao castro escreveu:Abriste de novo o tópico?

já existia?
avatar
carlosporto
Caloiro

Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/08/2010
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por submundo em Qua Set 08, 2010 1:27 pm

Só tenho pena de não o ter visto actuar. Pelo que me falaram dele Prayer
E aquele calcanhar Prayer
avatar
submundo
Lenda Viva

Mensagens : 3524
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por a.lopes em Qua Set 08, 2010 1:29 pm

entrevistas do I <3

a.lopes
Lenda Viva

Mensagens : 1010
Data de inscrição : 22/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por joao castro em Qua Set 08, 2010 1:50 pm

carlosporto escreveu:
joao castro escreveu:Abriste de novo o tópico?

já existia?


Eu reencaminhei o primeiro para a secção de história.

joao castro
Lenda Viva

Mensagens : 6008
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 40
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por JackBauerPT em Qua Set 08, 2010 2:03 pm

Que golaço Prayer
avatar
JackBauerPT
Sócio Cativo

Mensagens : 928
Data de inscrição : 21/05/2010
Localização : Trofa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por Joca em Qua Set 08, 2010 6:29 pm

Só a mim é que as entrevistas do i parecem bem falseadas?
avatar
Joca
Lenda Viva

Mensagens : 4242
Data de inscrição : 20/05/2010
Idade : 27
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por UnReal em Qua Set 08, 2010 7:06 pm

Joca escreveu:Só a mim é que as entrevistas do i parecem bem falseadas?

Depois de tantas entrevistas em que deram essa sensação e depois de tantos entrevistados nunca se terem queixado do que foi escrito, cada vez há menos razões para achar isso.
avatar
UnReal
Lenda Viva

Mensagens : 2326
Data de inscrição : 20/05/2010
Localização : Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por Varekai em Qua Set 08, 2010 7:22 pm

Bom golo, mas sinceramente acho que o de Viena tem outra genialidade que este não tem. Nem que seja "só" pelo simples facto de ser numa final da Taça dos campeões europeus quando o resultado estava desfavoravél.

P.S.: No outro dia na Fnac tive a brilhante ideia de meter a correr em janela grande do Youtube o resumo desse mesmo jogo num monitor gigante da apple Mr. Green


Última edição por Varekai em Qua Set 08, 2010 7:34 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Varekai
Lenda Viva

Mensagens : 3350
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 24
Localização : Oeiras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por baseado em Qua Set 08, 2010 7:23 pm

submundo escreveu:Só tenho pena de não o ter visto actuar. Pelo que me falaram dele Prayer
E aquele calcanhar Prayer

Mesmo! Prayer Prayer
avatar
baseado
Lenda Viva

Mensagens : 3028
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 28
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Futebol] Rabah Madjer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum